• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 13/04/2018 - 17:30h
Prefeitura de Mossoró

MP dá prazo para exoneração de ‘um caso’ de nepotismo

Do Agora RN (Ciro Marques)

O Ministério Público do Rio Grande do Norte deu prazo de cinco dias para a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (PP), exonerar a Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Magali Nogueira Delfino, ou o sobrinho dele, Rodrigo Nogueira Delfino, que é cargo comissionado de diretor de unidade. A recomendação do MP, assinada pela promotora de Justiça, Micaele Fortes Caddah, a situação na Prefeitura de Mossoró representa “clara afronta à Súmula Vinculante número 13, do Supremo Tribunal Federal, que trata sobre nepotismo no serviço público.

Rosalba fez nomeações em 2017 (Foto: José Aldenir - Agora Imagens)

“De acordo com os autos do Inquérito Civil, a prefeita Rosalba Ciarlini (PP) nomeou Rodrigo Nogueira Delfino, sobrinho da secretária municipal Magali Nogueira Delfino, para ocupar cargo em comissão de Diretor de Unidade, em clara afronta à Súmula Vinculante número 13 do STF”, afirmou a promotora na recomendação. Segundo ela, inclusive, o próprio Rodrigo Nogueira Delfino apresentou declaração de ausência de parentesco com qualquer ocupante de cargo de direção, chefia ou assessoramento.

“A ausência de subordinação entre os servidores comissionados Rodrigo Nogueira Delfino e Magali Nogueira Delfino afasta o nepotismo, contudo essa tese é incompatível com a redação da Súmula Vinculante do STF”, avaliou a promotora Micaele Fortes, acrescentando que, por isso, Rosalba deve exonerar um dos dois, devido ao parentesco de 3º grau entre eles.

E, apesar de ser uma recomendação, a promotora alerta: “o não acatamento implica na adoção, pelo Ministério Público, das medidas legais necessárias a fim de assegurar a sua implementação, inclusive por meio do ajuizamento da ação civil pública de responsabilização pela prática de ato de improbidade administrativa”.

Nota do Blog Carlos Santos – Ainda bem que só existe esse caso de nepotismo.

Ainda bem que não existe, também, qualquer caso de nepotismo cruzado. Ainda bem.

Kkkkkkkk!!!!

Leia também: Rosalba segue luta contra desemprego (em sua família) – 13 de fevereiro de 2017.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política

Comentários

  1. Flávio Mendes diz:

    Misericórdia!

    Imagine se o ministério público for na secretaria de saúde e ver que toda a família do secretário Benjamim está empregada na vaca velha sofrida. É sobrinhos, primos, cunhado, irmãos e o diabo á sete, fora os babados.

    Será que a nossa prefeita não está vendo? Será que estão escondendo o lixo debaixo do tapete?

    Dra. ROSALBA abra o olho com este povinho que lhe cerca.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Será por isso que nas UBS não existem medicamentos de uso contínuo e de distribuição gratuita?
      Será por isso que consulta odontológica só é conseguida através de sorteio?
      Será por isso que consulta médica tem que ser marcada nas UBS com 15 dias de antecedência?
      Será que vão me processar por estar dizendo estas verdades?
      Não duvido.
      Em Mossoró nunca ninguém duvide de nada.
      /////
      ACREDITO QUE OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS NO TJRN EM ABRIL.
      OS APACHES, CHEROKEE, COMANCHES E NAVAJOS AINDA ESTÃO EM BUSCA DE SINAIS DE FANTASMAS?

  2. João 'MORO' Claudio diz:

    O povinho que lhes cerca rende muitos votos e muitos babados. Rende ou não rende?

    Nepotismo, cruzado ou não, é esculhambação.

    P.S – Babado é a cara do colunismo social. Aff!!!

  3. George diz:

    Será que não existe mais!! Decifra-me.

  4. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Dra. ROSALBA ROSADUS àquela que só ela sabe fazer…!!!

    Deveras a incorruptível, absolutamente proba, republicana e da extrema direita, portanto, quaisquer desvios, corrupçõezinhas tipo os 11.000.000,00 (ONZE MILHÕES) desviados via OSCIPS, quando (QUEM LEMBRA….???) da construção e implementação da MATERNIDADE/HOSPITAL DA MULHER em plena campanha leitoral da laranja que logo virou bagaço, e, consequentemente , logo depois, devidamente condenada foi jogada fora…Sra. CLÁUDIA REGINA.

    Já a DOUTORA ROSALBA ROSADUS, continua lépida e faceira a desfilar sua indiscutível honestidade, seus bons e induvidáveis préstimos ao povo de Mossoró, sobretudo quando, depois de muito cansaço e fadiga em face da suposta labuta em favor dos munícipes, tira licença junto à mui digna Câmara Municipal de Mossoró e parte em busca das suas “merecidas” férias na Alemanha de Hitler e na Suíça que sempre viveu à mercê de dinheiros e valores desviados. Parte, exatamente, tão somente para administrar seus investimentos os mais variados…!!!

    Nisso tudo, claro, nada, nada, absolutamente nada virá ao caso. Mesmo porque, primeiro estamos não na República de Curitiba,e sim na REPÚBLICA DE MOSSORÓ, segundo, Doutora Rosalba Rosadus não faz parte dos quadros do PARTIDO DOS TRABALHADORES, muito menos de nenhum puxadinho do PT…!!!

    Este último detalhe, bem explica o modus operandi do que atualmente existe em nosso país chamada popularmente JUSTIÇA, ou seja. Melhor traduzindo, o que chamam cinicamente de combate à corrupção….!!!

    Combate à corrupção , claro …DOS OUTROS QUE NÃO COMUNGAM COM O ESTADO DITO MÍNIMO, COM O FASCISMO E ÓDIO TÃO EM VOGA ATUALMENTE, COM O DESTROÇAR DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, MENOS AINDA COM A VOLTA DA ESCRAVIDÃO ABSOLUTA ETC…!!!

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  5. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Existindo o problema, fácil a solução. A caneta que nomeia pode ser a mesma que exonera.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Só uma pergunta que não quer calar?
      E quem autorizou estas nomeações, mesmo sabendo tratar-se de casos de nepotismo, não vai responder por ato que provocou danos ao erário municipal?
      Ficaria tudo na base do desfaz que o assunto está encerrado?
      Falar em recomendação do MPRN, existe uma recomendação de novembro de 2015 para que o UNIFORME ESCOLAR seja entregue no dia primeiro dia letivo de cada ano.
      Em 2015 nada entregaram a título de UNIFORME ESCOLAR.
      Em 2016, por eu muito gritar, entregaram uma única blusa.
      Em 2017 nada entregaram.
      Em 2018, estamos em abril e até agora nada foi entregue aos alunos da rede municipal de ensino.
      Como fica esta recomendação do MPRN?
      /////
      ACREDITO QUE OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS NO TJRN EM ABRIL.
      OS APACHES, CHEROKEE, COMANCHES E NAVAJOS AINDA ESTÃO EM BUSCA DE SINAIS DE FANTASMAS?

  6. Kelder diz:

    Na educação tá cheim disso.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Será por isso que o UNIFORME ESCOLAR em 2017 não foi entregue e em 2018 falam que está em licitação?
      Será que por isso é que as aulas se encerram em muitos dias às 9 horas e a MERENDA ESCOLAR não é servida?
      Será por isso que os alunos das escolas municipais nunca usaram um computador dentro de uma escola?
      Será que vão me processar por estar dizendo estas verdades?
      /////
      ACREDITO QUE OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS NO TJRN EM ABRIL.
      OS APACHES, CHEROKEE, COMANCHES E NAVAJOS AINDA ESTÃO EM BUSCA DE SINAIS DE FANTASMAS?

    • Francisco César. diz:

      Kelder coloca mais na sua lista. Vai ser difícil descifrar muitos nomes, o arrumadinho é grande.

  7. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Realmente Sra. Naide, aparentemente, simples e fácil a solução de um problema, melhor traduzindo de uma das formas de corrupção exercitada pela MONARQUIA ROSADUS, a qual se repete desde priscas eras.

    Então, constata-se que, deveras a caneta que nomeia, nada, absolutamente nada tem a ver com a questão em espeque, já que há mais de 80 (OITENTA) anos que a caneta troca de mãos, porém o escambo político eleitoral continua.

    O interessante é que essas figuras, figuras absolutamente impolutas que apoiam incondicionalmente a MONARQUIA ROSADUS. Ainda tem a pachorra, a fleuma e a desfaçatez de sair às ruas criticando PT e proclamando um suposto combate à corrupção, claro, como demonstrado…a CORRUPÇÃO DOS OUTROS…!!!

    Não à toa que esse pensamento excludente e mesquinho, por conseguinte, esse modus operandi de vivenciar a politica, possibilitou o golpe e levou ao poder MISHEL TEMEROSO e sua manifesta quadrilha de ineptos, corruptos e desqualificados administradores. Sem dúvida, ainda no poder graças, exatamente ao apoio das oligarquias tradicionais tupo a MONARQUIA ROSADUS, oligarquias essas, que sabidamente, desde sempre tem tentáculos arraigados tentáculos e influência decisiva em todos os poderes da república, mormente no âmbito do Judiciário, bem como no que no Brasil denominam de Imprensa.

    Por fim, é a velha e esgarçada forma de fazer política fundada no clientelismos. É de todos sabido que, o clientelismo se caracteriza, de maneira geral por uma forma de relação entre diferentes atores políticos envolvendo concessão de empregos, benefícios públicos e fiscais, vantagens econômicas obras, donativos, etc., em troca de apoio político, sendo traduzido na maior parte das vezes em votos para si ou seus aliados. ‘’

    Efetivamente, Não há o que negar, em um sistema corporativista, falido, corrupto e composto por maioria de mercenários a corrupção sempre imperará. Assim, mesmo diante de um cenário desolador, em que muitas vezes a própria imprensa colabora no aprofundamento da ignorância da maioria, quando do exercício da sua conhecida omissão no ato de informar. Assim, oportuno se faz que, perincipalmente o cidadão, abrir os olhos e a cada eleição, gradativamente, expurgar da politica essas figuras que comportam e se comportam de maneira desabrida junto aos interesses políticos e patrimoniais vinculados às famílias seculares e tradicionais que revesam no poder em nosso país, seja nas pequenas, médias e grandes cidades.

    Só assim,só assim haverá possessividades futuras de que realmente possamos construir, pari passu uma democracia sólida com instituições que, de fato, representem não apenas os interesses excludentes e opressores representados pelo poder político e patrimonial de uma minoria secular verdadeiramente encastelada no poder desde o nosso descobrimento.

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  8. fernando diz:

    É melhor trocar de caráter, do que trocar de nome. Prefiro o meu.

  9. José Claudio de Farias Montenegro diz:

    Mais importante do que o fardamento escolar.
    São as merendeiras, ASG e porteiros que algumas UEIs não tem esse pessoal de apoio. enquanto isso tem professores com aulas excendentes a mais de seis anos…. E isso pode?

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Sem FARDAMENTO ESCOLAR a autoestima da criança acaba.
      Mas para quem furta este dinheiro isto pouco importa.
      Você tem razão quando reclama da falta de merendeiras, ASG e porteiros.
      Na realidade falta tudo na EDUCAÇÃO de Mossoró.
      Falta uma prefeita preocupada com EDUCAÇÃO.
      Falta uma pessoa realmente preparada para auxiliar a prefeita nesta área.
      Faltam diretoras de escolas preocupadas com os alunos.
      Salvam-se apenas os professores, que fazem das tripas coração, para ensinar a alunos desmotivados e quase sempre com estômagos vazios por conta de uma MERENDA ESCOLAR sem qualidade. Refiro-me à MERENDA ESCOLAR efetivamente servida. A que conta no cardápio é outra.
      Não fornecem o UNIFORME ESCOLAR, mas exigem uso de UNIFORME ESCOLAR.
      Não consideram uma recomendação do MPRN para fornecimento do UNIFORME ESCOLAR no primeiro dia letivo de cada ano, mas por medo de que uma fiscalização aconteça, exigem o uso de UNIFORME ESCOLAR.
      Sábado as aulas foram encerradas às 9 horas sem fornecimento de MERENDA ESCOLAR.
      Para o MEC o dia foi contado como sendo um dia letivo normal.
      Sem aulas as crianças chegam ao final do ensino fundamental sem saber multiplicar 8 X 7 e pensando que SUJEITO é o seu Cavalcante da bodega perto de casa.
      Depois todos ficam reclamando do aumento da violência.
      Dia 18 estarei numa audiência para responder acusações feitas por uma CONDENADA POR PRÁTICA DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, EM PRIMEIRA INSTÂNCIA, A MAIS 5 ANOS DE CADEIA.
      Que Deus proteja as crianças de Mossoró.
      /////
      ACREDITO QUE OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS NO TJRN EM ABRIL.
      OS APACHES, CHEROKEE, COMANCHES E NAVAJOS AINDA ESTÃO EM BUSCA DE SINAIS DE FANTASMAS?
      AS DENÚNCIAS DO EX-PROCURADOR DA CÂMARA MUNICIPAL ESTÃO SENDO APURADAS DESDE 06/12/2016.
      A POLÍCIA NÃO ELUCIDOU O ARRASTÃO ACONTECIDO HÁ QUASE UM ANO NA CASA DA PRESIDENTE DA CMM.

  10. william pereira diz:

    PAM PAM, PAM PAM

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.