• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 28/11/2019 - 18:44h
Improbidade

MP pede condenação de Rosalba por apropriação milionária

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) moveu uma Ação Civil Pública (ACP) de improbidade administrativa contra o município de Mossoró, a prefeita Rosalba Ciarlini Rosado (PP), e os secretários municipais de Administração, de Finanças e da Fazenda, Pedro Almeida Duarte, Erbênia Maria de Oliveira Rosado e Abraão Padilha de Brito, respectivamente.

Prefeita não tem motivo algum para preocupação com a ACP, não obstante a importante iniciativa do MP (Foto: redes sociais)

A 19ª Promotoria de Justiça da cidade de Mossoró pede a condenação dos demandados por ato de improbidade administrativa em face da apropriação indevida dos valores descontados nos contracheques dos servidores públicos a título de empréstimos consignados.

Segundo levantamento, “até o momento, o valor devido pelo Município às instituições financeiras (Banco Olé Bonsucesso e Caixa Econômica Federal), totaliza R$ 7.941.539,73, relativos aos descontos efetuados por averbação de consignação em folha de pagamentos, oriundos de empréstimos consignados, contratados por servidores públicos junto às instituições financeiras conveniadas, os quais deveriam, obrigatoriamente, ser a elas repassados mensalmente, por força de convênio de mútua cooperação, no entanto, foram utilizados em despesas diversas”, assinala o MPRN.

A quantia é referente ao período de 2017 a novembro de 2019, em que os valores foram descontados dos contracheques dos servidores e não repassados à Caixa Econômica Federal e ao Banco Olé Bonsucesso, além do débito de acordo de parcelamento realizado em 13 de setembro de 2017 com a Caixa Econômica Federal.

Correção monetária

A ação civil pública foi ajuizada perante a 1ª Vara da Fazenda Pública de Mossoró.

O MPRN requereu, além do reconhecimento de ato de improbidade praticado pelos demandados, a obrigação de efetuar os repasses mensais do total dos descontos realizados nos contracheques dos servidores, o cumprimento dos parcelamentos existentes, além da  indisponibilidade dos bens dos investigados, correspondente aos valores decorrentes da atualização monetária que o município já teve que pagar aos referidos bancos em decorrência dos atrasos, no valor de, pelo menos, R$ 634.502,40.

Esse tipo de prática, além de afetar diretamente o crédito dos servidores públicos, macula a imagem do Município, que passa a ser um ente federativo sem credibilidade, fechando as portas para eventuais negócios lícitos com as instituições financeiras, violando a lealdade institucional.

Com informações do MPRN.

Veja AQUI a íntegra da ação.

Nota do Blog – Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou no início deste mês o governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), por reter na folha de pagamento dos servidores públicos valores de empréstimos consignados, sem repassá-los às instituições financeiras conveniadas, utilizando-os para saldar outras dívidas públicas (veja AQUI).

Waldez Góes: mais de dez anos (Foto: reprodução)

O fato ocorreu em mandato anterior do político, há mais de dez anos, e Góes agora exerce novo período à frente do governo do Estado.

Com decisão transitado em julgado (quando não tiver mais nenhum grau de recurso), ele poderá perder eventual mandato que possa estar exercendo.

Portanto, a prefeita Rosalba e os demais acionados não têm motivo algum para preocupações. Só na próxima reencarnação eles poderão ser alcançados por eventual decisão que lhes seja desfavorável. Bom demais, Júnior!

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Justiça/Direito/Ministério Público / Política

Comentários

  1. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Calor, óbvio e ululante que a Prefeita Rosalba e os demais acionados não tem motivo algum para preocupações, são brancos, católicos apostólicos romanos, supostamente tementes à Deus, e que fazem parte da extrema direita, tradicional e afinadíssimo espectro político e casta que, com mão de ferro rouba e faz desdém das vítimas coletivas do roubo, manda e demanda e detém o poder e o mando, tal e qual os Capitães Hereditários nas Terras de Pindorama, tão somente à quinhentos anos…!!!

    Imagine se fosse integrante do PT, PSOL, PC do B ou outro qualquer partido e ou agremiação política alinhada à esquerda do espectro político, como agiriam os intocáveis do nosso sistema punitivo, o famoso Ministério Público e o vetusto, mais conhecido como judiciário…!!!???

    Pra esses Partidos e seus respectivos e eventuais integrantes acima enumerados, a história bem demarca e nos demonstra que os prazos processuais podem muito bem, ser casuisticamente trocados pelos prazos do processo eleitoral, bem como podem e devem sobreditos Partido e integrantes serem condenados e levados à execração pública, tenham ou não cometidos crimes, haja vista não haver necessidade de provas só convicções…!!!

    NÉ MERMO DELTAN DINHEIROL E SEUS SEGUIDORES BURRO NARIANOS….!!!???

    Um baraço
    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  2. CARLOS diz:

    *Não dá em nada,nadica de nada,já vi esse filme varias vezes.Não passa de munganga do MP.*

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Não, não é muganga do MP.
      O MP faz o serviço que lhe cabe.
      O juiz julga de acordo com a leis.
      E as leis foram feitas por quem?
      Ou o povo vai às ruas exigir PRISÃO EM PRIMEIRA INSTÂNCIA para crimes de corrupção ou o MP e o Judiciário continuarão enxugando gelo.
      Parabéns ao MPRN pelo excelente trabalho realizado.

  3. M.D.R. diz:

    O usou o mesmo expediente do Ex-governador ROBISON FARIA e até logo.

  4. Inácio Augusto de Almeida diz:

    E como é que fica o empréstimo de 150 milhões de reais?

  5. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Uma pergunta que não quer calar.
    Durante estes dois anos de atraso no recolhimento do dinheiro dos empréstimos consignados por parte da Prefeitura Municipal de Mossoró a Caixa Econômica Federal continuou a conceder novos empréstimos a funcionários da PMM?
    Se a Prefeitura não estava recolhendo o dinheiro dos empréstimos como a CEF estava se preparando para fazer um empréstimo de 150 milhões de reais?
    O gerente da agência não estava sabendo desta inadimplência?
    Cada vez me convenço mais que o Senador Álvaro Dias está coberto de razão quando clama por uma CPI na Caixa Econômica Federal.
    Falar em CEF, o RECIBO DE PAGAMENTO de débito feito em conta corrente continua sem ser fornecido.
    Será que vou ter que apelas para o Papa Francisco?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.