• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 28/05/2009 - 17:40h

Natal é decisiva na corrida do rosalbismo à Governadoria

Ao contrário do que muitos divulgam e outros tantos comentam, não é Mossoró a cidade estratégica para o projeto de Rosalba Ciarlini (DEM) ser governadora. É mais em cima o “xis” da questão.

Natal, que responde por cerca de 23,24% do eleitorado é a “menina dos olhos” para decidir o pleito, conforme os planos traçados no alto comando da pré-campanha da senadora. Mossoró só abriga pouco mais de 7,11% do contingente eleitoral potiguar.

A Grande Natal chega a cerca de 36,5% dos eleitores do estado, enquanto a Grande Mossoró possui 10,39%.

Claro que a senadora não ignora seu berço político, onde foi prefeita por três vezes. Contudo Natal e arrabaldes são fundamentais, assim como aconteceu em 2002 em relação à Wilma de Faria (PSB).

Wilma foi eleita pela primeira vez ao governo estadual com uma avalanche de votos da capital e seu entorno. O restante veio por gravidade.

Em 2006, Rosalba venceu em Natal os concorrentes diretos Geraldo Melo (PSDB) e Fernando Bezerra (PTB), na luta por uma vaga ao Senado. Até mesmo seu marido, ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM), surpreendeu-se com o feito. A partir daí o investimento na capital tem sido maciço.

É pouco provável que em 2010, sendo mesmo candidata a governador, Rosalba pegue a moleza de 2006, quando o “favorito” Fernando Bezerra revolveu não fazer campanha em Mossoró. Seu marketing calculava que a Grande Natal lhe daria 150 mil votos de maioria.

Quando Collor de Mello emergiu com marketing agressivo para ser presidente do Brasil em 1989, Alagoas foi o seu ponto de partida. Nâo poderia ser diferente.

Mas foi nos grandes centros populosos e de “efeito tambor” no país, que Collor se fez vitorioso. A lógica é a mesma.

* Aguarde a última parte dessa série analítica que comecei a escrever ainda ontem (quinta, 28) pela manhã.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog

Comentários

  1. .everton Teixeira. diz:

    OI CARLOS. CONCORDO PLENAMENTE COM SUAS LÚCIDAS ANÁLISES, CONTUDO OBSERVE-SE QUE O CENÁRIO POLÍTICO QUE DELINEIA-SE NOS HORIZONTES MOSSOROENSES PARA D. VILMA REVELA UM VIÉS DE TENDÊNCIA A DECAIR CADA VEZ MAIS A SUA DENSIDADE ELEITORAL, UMA VEZ QUE OS SEUS REPRESENTANTES DIRETOS SÃO ANTIPATICÍSSIMOS (LEIA-SE PAULO LINHARES,ANCHIETA ALVES E SANDRA ROSADO)SENDO CERTO QUE OS DOIS PRIMEIROS NÃO TEM VOTOS SEQUER PARA ELEGER UM PTE DE CONSELHO COMUNITÁRIO. E SANDRA TEM UM GRANDE CABO ELEITORAL PARA LEVAR VOTOS PARA VILMA – O CAPITÃO GOMES E SEU GUINCHO COBRANDO ESCORCHANTES 120 REAIS, ALÉM DA MULTA COBRADA. VÁ PRÁ FRENTE VILMA, COM UM BLOCO DESTE NÁIPE. É A IMPRESSÃO GERAL TIDA,VISTA E SENTIDA PELOS MOSSOROENSES.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.