• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 17/12/2013 - 11:12h
"Operação Salt"

Negócios e política dão notoriedade negativa a empresário

A “Operação Salt” (Operação Sal), que a Polícia Federal no RN,  em conjunto com a Receita Federal do Brasil e Ministério Público Federal, deflagrou na manhã desta terça-feira (17/12), atinge em cheio um dos mais notórios empresários mossoroenses: Edvaldo Fagundes. Ele e uma série de empresas que estariam ligadas a ele através de supostos “laranjas” são o alvo principal desse trabalho.

Edvaldo: desde junho situação tem se agravado

A determinação judicial para cumprimento de 21 mandados de busca e apreensão, em 37 empresas dos ramos de carcinicultura, tecelagem, sal, venda de veículos e combustível, teve Mossoró como principal área de atuação, mas chegou a cidades da Paraíba, Pernambuco e Ceará também.

O primeiro sinalizador da Operação Salt pode ser notado ainda em junho deste ano. No dia 5 de junho, o Blog noticiou: “Justiça bloqueia bens de 32 empresas de Edvaldo Fagundes” (veja AQUI).

“A suposta organização criminosa voltada à prática de crimes tributários e lavagem de dinheiro”, como informa a própria Polícia Federal, teria promovido fraudes de R$ 400 milhões.

Em junho, a Justiça Federal do Rio Grande do Norte determinou o bloqueio de bens de 32 empresas e 29 pessoas ligadas ao Grupo Líder na cidade de Mossoró e região. As pessoas físicas e empresas foram incluídas, por decisão judicial, na ação de execução fiscal que tinha como ré originária apenas a empresa Tecidos Líder Indústria e Comércio Ltda.

A decisão foi proferida pela Juíza Federal Emanuela Mendonça Santos Brito, da 8ª Vara Federal.

Os bens de todo grupo foram bloqueados – à ocasião – no montante do débito de R$ 212.517.491,77, referente à execução fiscal ajuizada pela União.

Mais além

Na decisão, a Juíza Federal concluiu que, nas 32 empresas, que atuam no ramo de sal, tecido, construção, transportes e locação de veículos; venda de veículos e peças; maricultura; lojas de conveniência e consultoria de gestão empresarial (todos considerados integrantes do Grupo Líder), funcionários e familiares concorrem para que o Grupo Líder se furte ao cumprimento de suas obrigações legais, já que funcionam como proprietários “formais”, “testas de ferro” de Edvaldo Fagundes de Albuquerque.

Com a Operação Salt, o alcance dos órgãos fiscais, de investigação e defesa do patrimônio público federal vão mais além. O que acontece hoje (veja AQUI) é desdobramento ainda dessa situação que veio à tona em junho.

Edvaldo ganhou notoriedade maior no ano passado, quando foi um dos principais protagonistas da campanha municipal de Mossoró, mesmo não sendo candidato a nada e não possuindo qualquer filiação partidária.

Ele apareceu como principal financiador “oculto”, da campanha à Prefeitura de Mossoró, da então vereadora Cláudia Regina (DEM) e do vice e advogado Wellington Filho (PMDB).

Rosalba Ciarlini

Numa série de demandas eleitorais, Edvaldo é citado nos autos com regular constância. Ao lado da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), ele surge de forma determinante à cassação (11 vezes) e afastamento de prefeito e vice da Prefeitura de Mossoró.

"Edvaldo" e helicóptero: símbolos de campanha

Sua participação foi tão marcante, que a militância da candidata eleita organizou e promoveu uma festa de comemoração da vitória – em Areia Branca – especialmente em sua homenagem. O empresário desceu triunfalmente de helicóptero, saudado com fervor.

Durante a festa “privê” foram distribuídos troféus em miniatura, representando o empresário e seu helicóptero, utilizado como peça de propaganda durante a campanha.

Edvaldo enfrenta problemas que parecem sem fim.

Alguns políticos influentes, que lhe faziam corte, sumiram. Evitam um simples telefone dele.

Saiba mais acompanhando nosso TWITTER AQUI.

Com Rosalba não tem sido muito diferente. É avaliada como pior governante estadual do país, segundo pesquisa Ibope.

Está inelegível e foi “afastada” do cargo de governadora, em face do uso desenfreado da máquina pública na campanha, segundo atestam sentenças da Justiça Eleitoral em primeiro e segundo graus.

O afastamento só não se consumou devido liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que saiu primeiro do que a publicação de acórdão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com a decisão.

Ufa! Tempos difíceis, não?

Compartilhe:
Categoria(s): Economia / Justiça/Direito/Ministério Público / Política

Comentários

  1. Hermiro Filho diz:

    Carlos Santos,
    Estou fugindo do teor da matéria pra denunciar a incompetência do provedor OI em Mossoró, é o seguinte: Está se aproximando de um mês que um cabo da OI VELOZ que distribui internet e telefone foi danificado na Rua Largo do Conjunto Vingt Rosado s/n, que fica no Conjunto Vingt Rosado, bairro Rincão. São várias residências que estão afetadas com esse problema. Dezenas de clientes já passaram e-mail, telefonaram e nada foi resolvido e o mais grave: Conversando ontem à noite com a vice diretora da Escola Estadual Jerônimo Vingt Rosado Maia sobre esse assunto ela me disse que a OI (ontem), foi comunicada da situação e veio um funcionário à escola e simplesmente disse que estava tudo normal. Está sendo impossíveis os alunos renovar ou matricular-se na referida já que a partir de agora tudo é feito pela internet. A nossa educação já está desacreditada e com essa deficiência é que o alunado fica d’estimulado.
    Socorooooooooooooooooooooooooo…

    • Gilmar H. diz:

      Hermiro, bom comentário. Ainda não tive tempo de denunciar a falta de respeito e extorsão que sofri dessa operadora INFAME.

      • Gilmar H. diz:

        Cansado de tentar falar com a empresa para tentar resolver problemas, agora uso um discurso “espelho” quando recebo ligações da Oi ou TIMote:
        – É da residência do Sr. Gilmar?
        – É sim Sra./Sr.
        – Falo com o titular da linha?
        – Sim!
        – Bom, …
        Então interfiro:
        – Se o assunto for do seu interesse, digite 1. Se for do interesse do cliente, digite 2. Para reclamações sobre faturas pendentes, fale com a mãe de Pantana em nossa central de atendimentos.
        E continuo:
        – Desculpe, eu não entendi. Vou repetir …
        É quando o telefone é desligado.

    • Francy Granjeiro diz:

      Não será manuntenção Hermiro Filho?

      • Inácio Augusto de Almeida diz:

        É proibido usar a operadora Claro em Mossoró?
        Basta comprar um chip da Claro e pronto.
        Eu uso claro e minha mulher também
        Coloco uma carga de 13 reais e ganho 1000 minutos para falar com o telefone da minha mulher.
        E mais, ganho bônus que me permitem falar para outro claro e fixo sem nada pagar.
        Neste exato momento, disponho de 141 minutos para falar com qualquer Claro com DDD (84) e de 10 minutos para falar com qualquer fixo com DDD (84).
        Quanto a internet, uso a ALSOL, fica perto do Rebouças da Alberto Maranhão.
        Pago 50 reais e tenho sinal tranquilo o mês inteiro.
        Com 63 reais por mês evito este tipo de aborrecimento.
        Em tempo: Não conheçõ ninguém da Claro ou da ALSOL.
        //////
        FALTAM MEDICAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO GRATUITA NA UBS CHICO PORTO.
        Está é a administração Francisco José.

  2. Ana diz:

    Eu fico pensando como duas pessoas formadas em Direito não souberam conduzir sua própria campanha, permitindo que os absurdos que agora estão sendo expostos (com provas) para o povo acontecessem. Eu me pergunto: se não foram capazes ( segundo a opinião de diversos juízes) de conduzir a sua campanha de forma limpa, teriam condições de governar Mossoró? É decepcionante nossa cidade passar por isso e ver que as pessoas eleitas pelo povo não souberam, pelo menos é o que a justiça diz até agora, conduzir sua própria campanha de forma honesta. Agora estamos nós, mossoroenses, nessa situação de incerteza. Deplorável.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Cara Ana
      Estavam confiadas na IMPUNIDADE.
      ///
      FALTAM MEDICAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO GRATUITA NA UBS CHICO PORTO.
      Está é a administração Francisco José.

  3. Carlos Magno diz:

    Juntemos edvaldo e carlos augusto rosado para Al Capone se “estribuchar” todinho em sua tumba!!

  4. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “Alguns políticos influentes, que lhe faziam corte, sumiram. Evitam um simples telefone dele.”
    No duro jogo da vida não há lugar para determinados sentimentos.
    Assim como na política, nos negócios a conveniência prevalece.
    A amizade só dura enquanto os objetivos são comuns e o comportamento de um não afeta ao outro.
    Como bem disse Cartola:
    O MUNDO É UM MOINHO.
    /////
    COMO TODA NOVELA, A DA RENOVAÇÃO DA CNH TEVE UM FINAL FELIZ.
    Estive no DETRAN Mossoró e conversei com a senhora Márcia Marques do DETRAN-RN. Ela me explicou que não deve ser aceita carteira de identidade com o retrato mostrando diferença muito grande com o portador da identidade. Só que tomaram a coisa ao pé da letra. O importante é que foi resolvido e a CNH já foi transferida e renovada, ficando eu apenas no aguardo de receber a nova CNH em minha casa.
    Mas o tempo que estive no DETRAN dediquei a observar as salas de atendimento. Na 11, renovação de CNH, o movimento era normal, não estava acontecendo a enchente das vezes que lá estive. Na sala onde tirei a foto para a nova CNH tinha umas 15 pessoas nas fila, o que é aceitável.
    A impressão que tive foi de que AUMENTOU o número de funcionários no atendimento nestas duas salas.
    Observei que não havia ninguém na porta da sala de expedição de carteira de identidade. Acho que hoje este setor não estava funcionando. Certamente estão preparando modificações a fim de acabar com as filas quilométricas.
    Pela movimentação da senhora Márcia Marques dentro do DETRAN, ficou a quase certeza de que providências estavam sendo adotadas para melhorar o atendimento naquele departamento.
    Resta saber se a dormida na calçada do DETRAN irá terminar.
    Alguma coisa está sendo feita.
    E ainda dizem que este blog não é lido.
    ///
    MOSSOROENSES LUTEM PELOS SEUS DIREITOS.
    .

  5. B.Aragon diz:

    São os ricos como castelo de areia feito em beira de praia. Caiu foi tudo: Governo do Estado, Prefeito de Mossoró e o dito empresário.

  6. anatana maria diz:

    Tem muito mais sujeira debaixo desse tapete….esse “grande” empresário Mossoroense, (agora percebe-se de onde vem tanta riqueza), não ejetaria tanto dinheiro numa campanha se não tivesse interesse próprio no feito. Igualmente a ele (em forma de amealhar riqueza e em almejar vantagens na prefeitura), tem centenas. Se a PF e o MP resolverem dar ouvidos a pelo menos algumas das denuncias que recebem, tenho certeza que a justiça só trabalhará nesses casos, PORQUE O NEGÓCIO FOI SÉRIO…..ainda tem muito nome que nem foi mencionado….e faço minhas as palavras da Ana que fez comentário com relação à profissão da prefeita e vice: Tenho certeza que a classe de advogados deve estar envergonhada disso tudo..pq é de enojar qualquer um….

  7. Secretaria diz:

    Olhe ai a avareza desse cidadão kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk dinheiro fácil hein amigo!!!!

  8. karly Robson de Sousa Pereiras diz:

    Tudo o que era sólido se desmancha no ar, tudo o que era sagrado é profanado, e as pessoas são finalmente forçadas a encarar com serenidade sua posição social e suas relações recíprocas.

    Karl Marx

  9. Carla diz:

    Eu acho é pouco !!!!!!!!!!!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.