• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 01/02/2021 - 11:42h
Congresso Nacional

Noite de eleição decisiva para política brasileira

Será às 19h horas dessa segunda-feira (1º) – veja AQUI – que o Congresso Nacional vai eleger seus novos dirigentes, ou seja, Câmara dos Deputados e Senado da República.

Baleia Rossi é o candidato de Rodrigo e Arthur o nome de Bolsonaro na disputa (Foto: O Globo)

Baleia Rossi é o candidato de Rodrigo e Arthur o nome de Bolsonaro na disputa (Foto: O Globo)

Na Câmara, há uma disputa mais delicada entre forças governistas e de oposição ao Governo Jair Bolsonaro (sem partido. Pelo menos oito nomes concorrem à presidência.

Baleia Rossi (DEM-SP) é o candidato do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM).

Seu principal adversário é Arthur Lira (PP-AL), apoiado pelo presidente e que no fim de semana recebeu forte apoio para virar o jogo que parecia desfavorável.

Está entre eles a presidência e muitos interesses em jogo, num duelo que dirá muito sobre o futuro da Casa e da própria administração Jair Bolsonaro.

O Governo Federal liberou R$ 3 bilhões em “recursos extra orçamentários” para parlamentares indecisos a fim de garantir seus votos nos candidatos apoiados pelo Planalto. São recursos para suas bases, sobretudo para infraestrutura, recursos saídos do Ministério do Desenvolvimento Regional, do ministro potiguar Rogério Marinho (sem partido). Pelo menos 250 deputados e 35 senadores foram atendidos.

Um dos reflexos desse ‘agrado’, é que o Democratas (partido de Rodrigo Maia) resolveu liberar sua bancada para votar à vontade. A princípio, inclinava-se a Baleia Rossi.

Regimento

Com 513 deputados, a Câmara só terá um candidato eleito em primeiro turno, se esse nome conquistar a maioria absoluta (metade mais um) dos votos. Mas, é preciso o mínimo de 257 parlamentares votantes. É o que diz seu Regimento Interno.

Ocorrerá segundo turno entre os mais votados, se ninguém alcançar esse resultado mínimo. E, no segundo turno, o vencedor é aquele com maioria simples dos votos, mas também com no mínimo 257 votantes em plenário.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. João Claudio diz:

    Só lembrando que os candidatos (apenas TODOS) são mais sujos do que cueca de carvoeiro.

    Se melhorar estraga. Né não?

  2. João Claudio diz:

    É norma interna dos cabarés, corruptos e corruptores votarem em corruptos e corruptores, até porque ambos são farinha ruim e do mesmo saco. Fato, fato e fato.

    Em assim sendo, são aguardados em seus respectivos cabarés, Chico Rodrigues, o senador flagrado com dinheiro na cueca, e a deputada Flordelis, acusada PELOS FILHOS de mandar matar o marido.

    SEJAM BEM-VINDOS AOS SEUS CABARÉS.

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    PACHECO É O FAVORITO NO SANADO.
    Favor não confundir com o Pacheco que apareceu em Mossoró dizendo ter recebido uma mensagem divina paras doar 15 milhões de reais para construção do Santuário de Ssnta Luzia. Este Pacheco debochou dos mossoroenses e já passa do tempo de rrazer este tipo para que ele diga porque escolheu Mossoró para fazer palhaçada.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.