• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 24/11/2014 - 05:24h
"A Lista de Schindler"

Nota de esclarecimento sobre a Oncologia de Mossoró

"Para tratar um paciente é preciso matar dois", afirma o médico Thiago Carlos Rego sobre Mossoró

O oncologista clínico Thiago Rego escreve ao Blog, relatando a situação da Oncologia em Mossoró. Segundo assevera, o tratamento dado a esse serviço que envolve vidas, tem deixado um rastro de mortes. Afirma: “Para tratar um paciente é preciso matar dois”.

Reclama que apesar de habilitação para tratamento do câncer, o Hospital Wilson Rosado (HWR) não consegue realizar os procedimentos, por falta de autorização do Município.

Leia o relato abaixo.

Carlos Santos,

O Hospital Wilson Rosado foi habilitado em oncologia pela portaria 689 no dia 7 de agosto de 2014 para atendimento de pacientes pelo SUS.

De acordo com a portaria fomos credenciados pelos municípios do RN em 2013 na Resolução CIB nº 1.043/13-CIB/RN, de 27 de dezembro de 2013; e habilitados pela Ministério da Saúde na portaria 741/2005 no dia 7 de agosto de 2014. Atualmente estamos credenciados e habilitados na portaria 741/2005 igual ao Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró (COHM) e a Liga Norte-riograndense Contra o Câncer (LNC), porém a secretária de Saúde de Mossoró não quer assinar o convênio com o hospital.

"Seleção" feita em Mossoró, relata o oncologista Thiago Rego, causa muitas mortes (Foto: ilustrativa)

Já se passaram 4 meses desde a publicação da portaria.

Para evitar que pacientes aguardem por cirurgias e percam a chance de cura oferecemos cirurgiões oncológicos e anestesistas sem plus para os Municipios que participaram da reunião onde estavam presentes todos os secretários de saúde do estado (Resolução CIB nº 1.043/13-CIB/RN, de 27 de dezembro de 2013 ).

Apesar de credenciados e habilitados igual aos outros serviços e oferecer cirurgiões oncológicos e anestesistas sem plus não podemos funcionar.

O COHM cobra um PLUS de 150% sobre a cirurgia e os anestesistas 100 % sobre a tabela plus. O serviço está em greve há 4 meses. A Liga cobra um plus de 175 % sobre a tabela plus e os anestesistas tabela de convênio. O serviço está funcionando.

Apesar da Prefeitura de Mossoró receber 294 mil reais no Fundo Municipal desde setembro para tratamento de oncologia para mais de 64 municípios do Oeste, até o momento não foi assinado o convênio com o HWR.

Perguntei para a secretária de Saúde (Leodise Cruz) por que estavam demorando para fazer o contrato. Ela disse que teríamos que passar por nova auditoria para adequação á portaria 140. O artigo 46 da portaria 140 estabelece o prazo até 23 de fevereiro de 2015 para adequação de todos os hospitais à nova portaria da oncologia, porém apesar de credenciado e habilitado na portaria 741 /2005 igual aos outros Hospitais, não podemos atender os pacientes.

O atraso não é justificado. Fomos o primeiro hospital do RN a solicitar adequação a portaria 140 e o parecer da auditoria foi favorável, estabelecendo o prazo até 23 de fevereiro para que apresentássemos as pendências. Entreguei as pendências na segunda-feira e até o momento o convênio não foi assinado.

Quando encaminho meus pacientes para regulação de Mossoró para autorização de quimioterapia e cirurgia, eles não autorizam.

A regulação encaminha os pacientes para o COHM que está em greve ou para Liga de Natal onde os pacientes enfrentam uma fila de espera muito grande.

A portaria 140 estabelece um serviço para cada 500 mil habitantes. O RN tem 3.408.510 pelo IBGE . A Rrede de oncologia do Estado definiu que seriam cinco serviços em Natal e dois em Mossoró conforme artigo 30 da portaria 140.

Os secretários de saúde dos municípios das regionais de saúde de Mossoró, Assu e Pau dos ferros solicitaram uma posição da secretária de Mossoró na última reunião da CIB. Até o momento foram depositados 900 mil reais no municipio de Mossoró para tratamento de pacientes com câncer no Hospital Wilson Rosado e alguns pacientes morreram.

Os secretários precisam tomar uma posição sobre o plus porque os pacientes com câncer do estado vivem uma loteria da vida. Para tratar um paciente é preciso matar dois. Uma verdadeira Lista de Schindler.

Exemplo: Se vem 300 mil por mês para oncologia e cobro um plus de 175%, só consigo tratar metade dos pacientes a outra metade tem que esperar para o mês que vem. Porem o câncer não espera. Não sei de quem é a culpa mas os pacientes das regiões de Mossoró, Assu e Pau dos Ferros que esperaram desde de agosto para tratamento não têm mais chance de cura.

Links uteis para que secretários não cometam erros que possam matar pacientes com câncer. //bvsms.saude.gov.br/…/pu…/colec_progestores_livro9.pdf //bvsms.saude.gov.br/…/sas/2014/prt0140_27_02_2014.html

Thiago Carlos Gonçalves Rego – médico oncologista clinico

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde

Comentários

  1. Antonio Augusto de Sousa diz:

    Vergonha pra cidade!

    Principalmente, pro prefeito e sua turma, que é tratado por boa parte da imprensa, como um estadista.

    Cadê os probos juízes dessa cidade? Cadê o Ministério Público? À Maçonaria? À ACIM? O CDL? À Gazeta? O Jornal de Fato? Nem falo na Câmara Municipal…entretanto, louvo à atitude de Tomás Neto e Genivam Vale!

    Ainda bem que temos o “nosso” blog pra noticiar. E três ou quatro comentaristas, pra falar sobre o assunto! Se não pensaríamos, que estamos em alguma cidade da Escandinávia – segundo à propaganda da prefeitura!

    Deplorável! deprimente! Uma vergonha!

  2. Paulo Júnior diz:

    Inadmissível que isso esteja acontecendo em Mossoró, precisamos de uma resposta à esse relato do Dr.Thiago Rêgo urgente por parte da secretária de Saúde de Mossoró, Sra.Leodise Cruz.

  3. luis claudio diz:

    E essa é a Mossoró lampiônica onde o HORROR ACONTECE.

  4. Anatana Maria Dantas diz:

    Me parece mais um relato de quem estar acostumado a ter tudo. Ou seja, todos os serviços estão centralizados em um único hospital, quando é destinado a outro ou quando os “padrinhos e/ou madrinhas” não estão mais no poder e as regalias são suspensas, ai o choro vem atrelado a denuncia. Porque esse mesmo Dr. não denunciou as mortes na oncologia quando trabalhou no centro de oncologia? Só agora que os serviços não estão sendo autorizados para o mega/super estar é que percebeu que seus pacientes estão morrendo?????? Parabenizo a secretaria de Saúde pelo zelo e cuidado com a prestação de serviço público. Quando é que vão perceber que a realidade agora é outra??????

  5. Carlos diz:

    JESUS tenha misericórdia desses pacientes. Abençoai-vos !

    • Antonio Augusto de Sousa diz:

      E o pior Carlos, é que com uma denúncia dessa, de um profissional da ÁREA, falando em mortes “…pra escapar escapar um, tem que se matar dois…” disse o médico oncologista Thiago Rêgo…, ainda tem gente que tem coragem de defender um absurdo desse cometido por essa secretaria de saúde.

      Gente, à campanha passou. Vamos deixar à subserviência, pra pelo menos quando chegar à próxima eleição!

      Tratam-se de seres humanos que estão MORRENDO À MÍNGUA!! Vamos respeitar pelo menos os MORTOS e SUAS FAMÍLIAS!!!

      BABA OVOS de plantão, se NÃO PODEM ajudar, PELO MENOS FIQUEM CALADOS!!!

      Armaria!!!

  6. Josué O. Moreira diz:

    “Para tratar um paciente é preciso matar dois. Uma verdadeira Lista de Schindler.” Quem está matando? quem é o “deus” que está escolhendo um pra viver e dois pra morrer? Uma declaração dessa, vinda de um profissional da área da saúde de um hospital particular de Mossoró merece no mínimo uma investigação do MP, CRM, Conselho Municipal de Saúde, Direitos Humanos da OAB, Pastoral, etc. Certamente, deve ser um grito no escuro, o referido médico não demonstra estatística dos casos, a incidência e os óbitos decorrente do problema apresentado, não há números de fato, apenas uma denúncia sem fatos concretos, pois se de fato isso estiver acontecendo estamos diante de uma chacina, crime, coisa de polícia. O que se ver na sequência dos argumentos são números financeiros, de quanto o município recebe para tratar os doentes, plus disso e plus daquilo…$$$$. A secretária municipal de saúde tem o dever de pronunciar-se diante da acusação e investigar a declaração do médico. TERRORISMO NÃO!

    Se no hospital particular está desse jeito, precisamos saber como anda a situação das pessoas que se tratam no Hospital da Solidariedade (filantrópico). Seria muito bom se o Dr. Cury nos falasse alguma coisa a respeito. Carlos Santos, essa declaração é muito grave, gravíssima.

Trackbacks

  1. […] AQUI, por exemplo, a postagem Nota de esclarecimento sobre a Oncologia de Mossoró. E AQUI, Vîtimas de […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.