• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 04/03/2013 - 09:45h
Pleitos suplementares

Nove cidades escolhem prefeitos novamente

Do Correio do Povo

Eleições municipais anuladas no pleito de 2012 tiveram a definição dos novos prefeitos neste domingo. Nove municípios elegeram seus gestores, dois deles no Rio Grande do Sul: Novo Hamburgo e Eugênio de Castro.

Os novos prefeitos devem assumir o cargo ainda em março ou em abril, de acordo com data definida pelos municípios.

A anulação ocorreu porque os candidatos com mais de 50% dos votos válidos tiveram os registros de candidaturas rejeitados pela Justiça Eleitoral, em julgamento posterior ao pleito. As cidades são atualmente comandadas pelos presidentes das respectivas Câmaras de Vereadores.

Segue a relação dos prefeitos eleitos:

Eugênio de Castro (RS) – Horst Daltro Steglich (PSDB) venceu Sirlei Maria Reginaldo (PP) com 53,53% dos votos válidos. Compareceram às urnas 2.317 dos 2.587 eleitores, 89,56% do total.

Novo Hamburgo (RS) – José Luis Lauermann (PT) é o novo prefeito do município com 55,84% dos votos válidos. O oponente era Paulo Roberto Kopschina (PMDB). Novo Hamburgo conta com um eleitorado de 177.240, dos quais 144.268 compareceram às urnas, 81,4% do total. A data da posse ainda não está definida.

Balneário Rincão (SC) – Décio Góes (PT) é o novo prefeito. Ele venceu Jairo Custódio (PMDB) com 52,52% dos votos válidos. Dos 9.746 eleitores, 8.337 (85,54% do eleitorado) compareceram às urnas. Décio Góes ganhou a eleição para prefeito em outubro passado, mas seus votos não foram computados por ele ter sido enquadrado na Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010). Como a punição de oito anos sem direitos políticos, prevista na lei, terminou no dia 31 de dezembro de 2012, Góes se inscreveu para concorrer nesta nova eleição. Góes ainda possui processo a ser julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que pode impedir que assuma a prefeitura. A posse está marcada para o dia 1º de abril.

Campo Erê (SC) – Rudimar Borcioni (PT) venceu o pleito eleitoral com 55,98% dos votos válidos. Compareceram às urnas 5.942 eleitores do total de 7.121, 83,44% do total. O oponente era Itamar Andreatta (PSD). A posse está marcada para o dia 1º de abril.

Criciúma (SC) – Márcio Burigo (PP) venceu as eleições com 72,27% dos votos válidos. Em segundo lugar, Ronaldo Benedet (PMDB), com 11,89% dos votos, seguido de Fábio André Brezola (PT), com 10,26%; Américo Ricardo de Faria (DEM), com 2,51%; Cíntia dos Santos (PSTU), com 2,14% e Rodrigo Maciel (PCB), com 0,93% dos votos. Compareceram às urnas 112.105 dos 139.081, o que equivale a 80,6% do eleitorado. A posse está marcada para o dia 31 de março.

Tangará (SC) – Euclides Cruz (PSD) venceu Girlene Borsói (PMDB) com 52,29% dos votos válidos. No município, votaram 6.105 eleitores, 87,63% do total do eleitorado de 6.967. A posse está marcada para o dia 22 de março.

Camamu (BA) – Emiliana de Zequinha da Mata (PP) é nova prefeita de Camamu com 48,55% dos votos válidos. A candidatura de Emiliana foi lançada por Zequinha da Mata em outubro de 2012. Ele foi impedido pelo TSE de concorrer no pleito eleitoral e lançou a irmã. Luiz Oliveira da Luz (PRB) ficou em segundo lugar com 40,87% dos votos válidos, seguido de Noélia Maria Nascimento da Silva (PRP), com 10,58% dos votos. Os demais candidatos não receberam votos. Ao todo 16.837 dos 24.473 eleitores compareceram às urnas, 68,80% do eleitorado. A posse da nova prefeita está agendada para dia 20 de março.

Sidrolândia (MS) – Ari Basso (PSDB) foi eleito prefeito do município com 57,44% dos votos válidos. Ele venceu Acelino Cristaldo (PMDB). Ao todo votaram 23.536 dos 26.870 eleitores, 87,59% do total. A data da posse ainda não está definida.

Bonito (MS) – Leonel Lemos de Souza Brito (PTdoB), conhecido como Leleco, venceu Odilson Soares (PSDB) com 50,47% dos votos válidos. Ao todo votaram 11.847 dos 15.962 eleitores, o que equivale a 79,23% do eleitorado. A data da posse ainda não está definida.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Daniel Victor diz:

    Prezado Carlos, sabe dizer se em alguma dessas cidades, o candidato ou grupo outrora derrotado conseguiu reverter o resultado na nova eleição?

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Meu caro Daniel, bom dia. A postagem tem sentido documental, até mesmo para meus arquivos gerais do pleito 2012. Mas quanto ao resultado, sob a ótica que você manifesta, eu precisaria pesquisar os números e resultados do pleito do ano passado. Se arranjar um tempinho, lhe repasso. Inté

      • Daniel Victor diz:

        Beleza, amigo. Perguntei porque acho que complementaria bem a reportagem. O simples fato de haver nova eleição, na minha opinião, não atesta que o problema foi resolvido. Estamos acostumados a ver que os candidatos cassados colocam mulheres, filhos e parentes e ganham novamente a eleição. Como disse em outra oportunidade, essa incerteza quanto a definição das eleições apenas atrapalha o município.

        • Carlos Santos diz:

          NOTA DO BLOG – Vou tentar acomodar a bunda na cadeira e arranjar tempo à pesquisa, Daniel. Aì complemento sua cobrança. Abração.

  2. Zed diz:

    Caro Daniel, a postagem é pura gestalt. O papel do jornalista é criar a onda, mesmo que alguns deles não saibam surfar! Rs

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Breve serão mais.
    Bem mais…

  4. Francy Granjeiro diz:

    O papel do jornalista é informar obrigação de informar a população.Ao meu entender, o dono do blog do jornalista dele é fazer a análise dos fatos.Se dessa informação qualquer que seja o cidadão,o político ou o partido político a tomar determinada decisão, não é culpa do jornalismo. O jornalismo carrega culpa quando, indevidamente,ué!
    A imprensa não esta fazendo nada mais do que cumprir com a sua obrigação de bem informar a população sobre os acontecimentos, ora ora…e sim apenas.exercendo seu papel…Não bajular, não omitir.sejas quem for.
    A verdade deve ser dita.
    Muito bem CS, continue assim sempre…Não sejas im´parcial.

  5. Francy Granjeiro diz:

    Zed, O papel do jornalista é criar a onda?Ta louco rapaz, engano seu….tem muitos aí que surfam na areia……aí o blogueiro e seu blog fica cinzento..kkkkkkkkkkkkkkk

  6. Luiz Costa diz:

    Se a lei eleitoral funcionasse a risca, seria bem mais.

  7. Reuben Góis diz:

    Parabéns pelo blog,e grande jornalista que É ……. E por ser Areia-Branquense !!!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.