• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 26/09/2017 - 22:47h
Saúde

Novos leitos de UTI e enfermaria geram resultados imediatos

A saúde pública em Mossoró e região e o próprio erário estadual já contabilizam conquistas, em face de uma decisão publicada no sábado (23), no Diário Oficial do Estado  (DOE: Extrato de Contrato 106/17, entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) e o Hospital Wilson Rosado (HWR) em Mossoró, para contratação de dez leitos de UTI adulto e cinco leitos de enfermarias clínicas de retaguarda.

Jarbas aponta resultados com economia (Foto: cedida)

A medida é resultado prático de audiência pública realizada em Mossoró no dia 26 de maio deste ano, promovida pela Assembleia Legislativa do RN, por proposição do deputado estadual Manoel Cunha Neto (PHS), “Souza”, que tratou de agilização de leitos de UTI, pactuação, Central de Regulação de Leitos de UTI e outros pontos correlatos.

Segundo o diretor geral do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), odontólogo Jarbas Mariano, “ainda no sábado ocupamos com leitos de UTI’s do Wilson Rosado com quatro pacientes que estavam sob demanda judicial no próprio hospital e três que estavam, também, sob demanda judicial no Hospital São Luiz (Mossoró)”.

Também cita, que “outro paciente foi submetido a cateterismo pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas teve complicações e necessitou de um leito de UTI”.

Mais: “Dois pacientes que estavam aguardando vaga em UTI no HRTM também foram beneficiados por esse contrato”.

Jarbas Mariano destaca, que “além das vagas utilizadas por pacientes que aguardavam vagas, temos uma economia para o erário público, porque a utilização de leitos, sob demanda judicial, são leitos cobrados ao preço de leitos privados e os contratados são com valores menores e, previamente, acertados”.

Salvar vidas

O deputado Souza diz que há muito conversava com Jarbas Mariano e a Sesap sobre essa necessidade. “Encampei essa luta”, diz. “A audiência que promovemos em Mossoró em maio teve a capacidade de desobstruir muita coisa, avançando para essa e outras melhorias que estão sendo conquistadas. Parece pouco e é, mas já começamos a salvar vidas”, comenta.

Leia também: Dez novos leitos de UTI e 5 de enfermarias são garantidos AQUI;

Leia também: Audiência sinaliza com mais leitos de UTI e outros benefícios AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Saúde

Comentários

  1. RAIMUNDO NONATO SOBRINHO diz:

    EU SÓ NUNCA ENTENDI POR QUE NUNCA FOI POSSÍVEL ESSA PARCERIA COM O HRPM EM MOSSORÓ VIZINHO AO HRTM. EM NÍVEL MUITO MAIS SIMPLES.
    SE ALGUÉM PUDESSE EXPLICAR.
    BESTEIRA:

  2. Pedro jr diz:

    Espero que esteja sempre compatível para uso público e não seja utilizado também esse leitos. Como já existe em alguns para privado e sempre quem banca não tem diponibilidade. Já vir esse filme em Fortaleza e Natal. Espero que aqui não seja nos mesmo módulo. Espero que alguém fiscalizar.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Isso mesmo. O controle social tem peso importante nessa tarefa, através de Conselho Municipal de Saúde, sindicatos etc.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.