• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 07/06/2020 - 07:34h

O alimento como um elemento sociocultural

Por Zildenice Guedes

A produção alimentar trata-se de uma prática milenar e uma das mais importantes revoluções da humanidade, foi sem dúvidas, a Revolução Agrícola. Essa mudança foi tão significativa para a humanidade, que se antes éramos apenas caçadores coletores que vivíamos espalhados pelo globo, foi a partir da Revolução Agrícola que passamos a nos fixar nos territórios e passamos a desenvolver culturas que são representativas até hoje. Foi um marco rumo à civilização.

As práticas foram se aprimorando com o passar do tempo, ao passo que as sociedades foram se organizando e artificializando os processos, para que se diminuísse a dependência da natureza e seus ciclos e garantisse com isso, abastecimento para uma população sempre em crescimento exponencial.Contudo, o aprimoramento dessas técnicas está voltado diretamente para a artificialização dos processos. No passado as pessoas estavam habituadas a comerem frutos da estação, por exemplo, em tempo de manga não se procurava caju, e assim por diante. Ocorre que veio um processo intenso e complexo chamado modernização e com isso, técnicas e tecnologias foram amplamente difundidas provocando com isso um cenário no mínimo dúbio.

As mudanças na alimentação humana têm uma forte relação com o processo de revolução industrial, sobretudo, através do desenvolvimento das indústrias alimentares. Produtos que antes eram fabricados de forma totalmente artesanal (farinhas, óleos, açúcar, etc.) passaram a ser produzidos de maneira totalmente industrial através das usinas, e as empresas que passaram a especializar-se para disponibilizar o alimento pronto (FLANDRIN; MONTANARI, 1998).

Ocorre que nesse tempo de pandemia, houve um aumento na procura por alimentos orgânicos, segundo dados da Valor (2020). Contudo, é importante ressaltar que esse aumento tem sido evidenciado nas últimas décadas, e a procura está relacionada a uma série de fatores tais como, busca por qualidade de vida que normalmente os consumidores associam ao produto orgânico que é isento de agrotóxicos e produzidos sobre os princípios da agroecologia; maior preocupação com a saúde, pois é comum encontrarmos em feiras agroecológicas consumidores que em decorrência de tratamentos de doenças, optam pelos alimentos orgânicos como uma forma eficaz de ajudar no tratamento, ou mesmo, aumentar a prevenção contra os riscos de doenças.

Há ainda a preocupação com a questão ambiental que nas últimas décadas tem sido alvo de debates e discussões para implementação de uma agenda ambiental pautada pela sustentabilidade. Outro elemento de muita relevância está o fato de o consumidor conhecer através das feiras agroecológicas, o produtor rural. Esse contato é fundamental para fortalecimento dessas cadeias curtas de comercialização.

Ressalto que a Agroecologia trata-se de um enfoque sistêmico e científico em que a produção alimentar é realizada sob a perspectiva da sustentabilidade em que uma diversidade de atores produz alimento orgânico em uma ressignificação dos espaços rurais e da agricultura familiar. É um modelo de produção pautado pela sustentabilidade socioambiental, econômica e cultural.

A procura pelo alimento orgânico já é uma tendência bastante consolidada em outros países e aqui no Brasil vemos que na última década tem se fortalecido o que denominamos de circuitos curtos de comercialização, que se configura como uma relação direta entre produtor e consumidor.

Pesquisas têm evidenciado[1], que mesmo os alimentos orgânicos sendo encontrados nas prateleiras dos supermercados, o alimento encontrado nas feiras e adquirido pelas mãos dos produtores vem incorporados de uma ressignificação da relação humana com a natureza, significa ainda para o consumidor que é uma forma de fortalecer a agricultura familiar e contribuir para um planeta mais sustentável.

Assim, o alimento está relacionado a uma necessidade biológica, mas também cultural. Nesse sentido, afirma Pollan (2008, p.16):

Esquecemos que, historicamente, as pessoas comem por muitas razões

além da necessidade biológica. Comida também tem a ver com prazer,

comunidade, família e espiritualidade, com a nossa relação com o mundo natural e com a expressão da nossa identidade. Já que os seres

humanos fazem refeições juntos, a alimentação tem relação tanto com

a cultura quanto com a biologia.

Com isso fica claro que a busca pela qualidade se configura também com o surgimento de uma diversidade de olhares sobre o alimento, e a questão de pensar no alimento procurando entender a sua simbologia e sua representação social, já é uma realidade. Logo, a alimentação passa a ser pensada sob a discussão dos resgates culturais de hábitos alimentares, e ainda como possibilidade de defesa ao meio ambiente, sobretudo, diante da necessidade de repensar a alimentação e as práticas produtivas.

Temos uma constatação, o mundo pós-pandemia precisa ser repensado em muitos aspectos, e pensar que a alimentação enquanto um ato político no sentido de escolha consciente e deliberada do indivíduo, tem se intensificado nas últimas décadas, tal fato pode nos inquietar para repensar a relação humana com a natureza.

Zildenice Guedes é professora-doutora em Ciências Sociais pela UFRN


[1] MAIA, Z.M.G. Circuitos curtos como estratégia da agricultura familiar camponesa: o estudo de caso da feira agroecológica de Mossoró-RN, 2018.

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.