• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 03/03/2019 - 11:19h

O Carnaval de cada um

Por Odemirton Filho

Nesses dias de carnaval cada um “brinca” ao seu estilo. Quem não é afeito à folia é o momento propício para refrear a correria do dia a dia.

Em tempos pretéritos, no junho da minha vida, o carnaval era intenso, que traz saudosa lembrança. Com o passar dos dias, e as responsabilidades do cotidiano, o carnaval já não é prioridade.

O carnaval, para alguns, é momento participar de um retiro espiritual, viajar ou descansar. Para outros, são dias de trabalho, como outro qualquer.

O fato é que o carnaval faz parte de nossa cultura e, ao longo do tempo, passa por mudanças de ritmos. Das marchinhas de carnaval, ao antigo carnaval de clube, ao frevo de Pernambuco ou ao axé da Bahia. Sem esquecer, é claro, dos desfiles das escolas de samba.

Pode até parecer surreal, mas o sertanejo e o forró também são ritmos que embalam os atuais dias de momo. Não importa, para o folião o que vale é a festa.

De todo modo, o carnaval pode ser um momento para se desintoxicar das redes sociais.

Como se sabe, as redes sociais são um palco de embates, sobretudo, sobre política, onde não há, muitas vezes, limite, nem respeito. Acham que é uma terra sem lei.

Assim, encontrar algo que nos faça sair desse ambiente inóspito pode ser bom para alma e para estreitar laços com quem estar ao nosso lado.

Em artigo publicado na revista Veja, o articulista José Francisco Botelho asseverou: “não me entendam mal; não sou um ludista (contrário ao avanço tecnológico), nem pretendo deletar minhas redes sociais. Mas toda ressaca precisa de um antídoto. (…) meia hora de leitura concentrada todos os dias é o suficiente para salvar nossa alma” (…).

Com efeito, debruçar-se sobre uma boa leitura pode ser um remédio para atacar esse vício virtual.

Portanto, como no Brasil o ano somente começa após o carnaval, de acordo com o ditado popular, aproveitemos para recarregar as baterias, ao ritmo de cada folião.

Que tenhamos um carnaval de paz.

Odemirton Filho é bacharel em Direito e oficial de Justiça

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Professor Odemirton. Que Artigo saudável, bom de ser lido. Como sempre, parabéns!

  2. Odemirton Filho diz:

    Naide Maria, obrigado por suas palavras. Mas
    estou esperando, ansioso, por um artigo de sua
    lavra. Tenho certeza que irá abrilhantar nosso blog.

    Abraço.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – A especialidade dela é a crônica. Como memorialista, então. Já cobrei, tenho insistido. Sou paciente, que se diga. Mas está por um fio.

  3. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Meu ofício, queridos amigos, é cuidar de bebês.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.