• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 13/12/2020 - 09:36h

O Cine Pax

Por Odemirton Filho

Era uma ruma de meninos. Amigos de infância e primos. Sorriso de orelha a orelha. O vesperal, lá pelas quatro ou cinco horas da tarde, animava as nossas tardes de domingo.

Cine Pax funcionou até o ano de 2008, num período que durou quase 65 anos (Foto: autor não identificado)

Ir ao Cine Pax era uma diversão. Em um tempo em que não existia celular, nem muito menos Netflix, não existia nada melhor do que ver Bruce Lee e suas artes marciais. Na minha época de juventude o auge eram os filmes de Rambo e Rocky Balboa.

Sentávamos nas cadeiras de madeira, sem nenhum conforto. Mas ruim mesmo era quando o chiclete que estava na cadeira “grudava” na bermuda ou na camisa, dava um trabalho danado pra sair.

O “lanterninha” passava entre os corredores para ver se tinha algum menino traquino ou um casal de namorados mais afoito no “escurinho do cinema”.

Havia, também, no meu tempo de menino, o Cine Cid e o Cine Caiçara. Contudo, sei lá por qual motivo, gostava mesmo era do Pax. A imagem da tela não era grande coisa, mas era o que tínhamos.

Ao sair do cinema achávamos que éramos lutadores de caratê, dando “golpes” nos garajaus das plantas ou uns nos outros.

Já adolescentes, à noite, tentávamos assistir aos filmes para adultos. Porém, o funcionário que ficava à porta não permitia. Quem tinha amizade com ele, às vezes, conseguia acesso. Para minha tristeza não o conhecia.

Lembro-me que, por muitos anos, algumas pessoas ficavam com uns carrinhos na lateral do cinema vendendo revistas novas e usadas. Revistas proibidas para menores de dezoito, em quadrinhos e livrinhos de “bang bang”.

O Cine Pax fechou as suas portas em 2008, às vésperas de completar 65 anos (inaugurado dia 23 de janeiro de 1943). Hoje, ainda continua de pé a sua imponente fachada. Pelo menos isso.

Creio que o leitor, assim como eu, deve ter algo guardado na memória que faz lembrar bons momentos.

Era tempo bom.  Né não?

Odemirton Filho é bacharel em Direito e oficial de Justiça

Leia também reportagem especial – clicando AQUI – assinada por Luíza Gurgel para o Jornal de Fato, que conta a história dos cinemas em Mossoró.

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica

Comentários

  1. Francisco diz:

    Com certeza, essa foto foi tirada logo após o VESPERAL

  2. Francisco diz:

    Comprei, vendi e troquei muitas revistas na lateral do PAX, também assisti muitos filmes (Bang Bang, Bruce Lee, Tarzan..), antes do filme, o sucesso era o Canal 100 e ficar em frente aos grandes ventiladores que ficavam abaixo da grande tela. Eita tempo que não voltará…

  3. Paulo Costa,Comodoro diz:

    Não sou de fazer comentários em publicações, más essa foi minha geração, passei por tudo isso, época muito boa,em ambos os cinemas PAX e CID

  4. Roncalli Guimarães diz:

    O domingo é sempre um deleite recuperar lembranças através das suas crônicas. Parabéns

  5. Edilson diz:

    Parabéns pelo constante resgate do passado. Dia desses, era sobre o Nogueirao ( e o glorioso Potiba)… Hj sobre o Cine Pax. Vivi matinê/vesperal lá tbm. Inesquecíveis, lembro-me até de alguns cheiros, desde à pipoca ao das pessoas. Muito bom! Dizem que há desvantagem em ser demasiado saudosista, olhar para o passado. Discordo! No passado temos segurança, e o melhor de tudo, podemos escolher os melhores momentos.

  6. Rocha Neto diz:

    Verdade, Rincalli. Tu imagina se Odemirton tivesse nascido nos áureos tempos de 60, 70, 80, o que não estaria comentando hoje desta época de ouro aonde vivemos e crescemos com as peraltices dos que lá viveram como eu?? Odemirton, aguça a nossas lembranças boas que o tempo não tem a capacidade de retroagir, mais que estão armazenadas em fitas cinematográfica que o PAX jamais irá exibir. Velho PAX, quantas histórias e estórias aquele pedaço de chão mossoroense tem encravado no até em suas paredes!!! Balão (Raimundo era seu nome de batismo), porteiro do velho cinema que tinha em sua bilheteria a velha galega por nome de Conceição, entregava os ingressos e a gente ficava aflito, com o medo de perdê-los ou Balão não deixar entrar, por motivo da idade, quando tava de bom humor não tinha problema, mais quando brigava em casa as vítimas eram todos que iria ao véspera, pois os chamados filmes noturnos eram proibidos para aquela nação do vesperal. Grato Odemirton por mais este retalho da história de nossa Mossoró.

  7. Rocha Neto diz:

    Roncalli*

  8. João Claudio diz:

    Era um bom tempo, todos eram felizes e ninguém sabia.

    Se me permite, vou dar a minha contribuição ao texto.

    ¤ ‘Balão’ foi o eterno porteiro do Cine Pax.

    ¤ As sessões aos domingos eram:

    Matinê às 10 horas.

    Vesperal às 14 e 16 horas.

    Soirée (de segunda a segunda) às 20:30 horas.

    ¤ O garoto que tinha o maior número de revistas em quadrinhos e que mais fazia negócios na calçada do cinema antes de começar a sessão da 14 horas, é hoje aquele cidadão que construiu um shopping onde funcionou o Detran. Hoje, ele é propritário de uma auto-escola.

    ¤ O filme ‘Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo’, foi exibido por durante de 25 anos, sempre às sextas-feiras santas.

    ¤ De tanto o cinema exibir o filme ‘Dio Come te Amo’, a atriz Gigliola Cinquette pensou várias vezes em se mudar de Nápoles-Itália, onde morava, para residir em Mossoró. Dizem que, quando aqui chegasse, a família Rosado ia assinar a sua carteira profissional com a função de ‘Cabo Eleitoral Senior’. Acredite se quiser.

    ¤ Naquele tempo, o juizado de menores mantinha um fiscal em cada entrada dos cinemas para impedir o acesso de menores aos filmes ‘proibidos’.
    ‘Paca’ era um dos fiscais. Os menores odiavam os fiscais.

    ¤ Os meninos se decepcionavam quando sentavam nas cadeiras e o filme em exibição era ‘de amor’ (romântico). Mesmo assim e sem saber o que se passava na tela (todos os filmes eram legendados), a criançada, sem poder ler as letras porque ‘apagavam ligeiro’, gritavam gol e batiam palmas quando o artista dava um beijo na artista.

    ¤ Muitos cantores famosos ae apeesentaram no Cine Pax, inclusive Roberto Carlos, que fez o seu show com apenas uma guitarra de cor vernelha. Wanderleia também fez um show naquele cinema.

    Repito: naquele tempo todos eram felizes e ninguém sabia.

    Quem tem 50 anos ou menos, ouviu falar. Quem tem acima dos 60, participou. Quem tem 70 ou mais (a melhor idade kkkkkk) é testemunha, participou e delira quando a recordação bate à sua porta.

    P. S – Aqueles meninos não sabiam e não falavam ‘palavras ‘imorais, enxeridas’ (palavrões) Tratavam os mais velhos como ‘senhor e senhora’, e ao avistarem um padre na rua, eram orientadas pelos pais a ‘pedirem a bença’. Naquele tempo todos os padres vestiam batinas pretas quando não estavam celebrando missas. Portanto, eram vistos à distância.
    ‘Ei, lá está um padre. Vou já pedir a bença’. Dizia a mesma garotada inocente que assistia os vesperais no Cine Pax.

    Era mesmo assim.

    • Pedro Noronha diz:

      João Cláudio, fiquei muito feliz com seu comentário a respeito da minha vida com relação a vendas das revista ali no Cine Pax , além das revistas também engraxava sapatos ali na pra a e vendia TAM pipocas a noite ali em frente o cine pax . Depois dali trabalhei enchendo sal de kilos, também trabalhei no Armazém do povo, no Armazém Rio Branco, nas Casas pernambucanas e por fim no Armazém Explanada. Dali fui trabalhar no FURRN e depois fui trabalhar no Bradesco aqui em Mossoro e depois fui transferido para Caninde no mesmo Banco e depois fui transferido para o estado do Maranhão a onde assumi a gerente do Bradesco na Cidade de Barra do Corda no Maranhao. Voltei pra Mossoro em 1984, onde inaugurei uma loja de Móveis e Eletrodomésticos no bairro Aeroporto ( Dom Pedro Eletro Center , aí fiz o Dom Pedro Shopping a onde Depois veio a Central do Cidadão e o Detran. Hoje tenho a Rede Mais de Auto Escola composta de 5 unidades na cidade. No Aeroporto, no Alto Sao Manoel, no Bom jardim, no Alto da Conceição e outra na Abolicao 2. Mais uma vez muito obrigado por você ter me feito muito feliz por seu comentário. Muito obrigado. Pedro Noronha.

      • Pedro Noronha diz:

        Hoje estou com 73 anos e só tenho que agradecer a Deus por tudo que ele fez comigo e com minha família, hoje tenho 5 filhos e 8 Neto e sirvo ao Senhor com alegria na Congregação Assembleia de Deus Nova Betânia . Toda honra e toda Glória é pra Ele o Senhor Jesus .

  9. Mdm diz:

    João Claudio – Soirée – As 19.30 –

  10. João Claudio diz:

    Em tempo:

    Escrevi a minha contribuição ao som de ‘Ai Mouraria’, by Amália Rodrigues, ‘Siboney’, by Alfredo Brito e sua Orquestra, e ‘Pata Pata’, by Mirian Makeba.

  11. João Claudio diz:

    Tá anotado, Mdm.

    – Pessoal, se vocês chegarem no Pax às 20:30, vão perder a metade do filme.

    Tô só avisando.

  12. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Muito embora não seja um SESSENTÃO E, MUITO MENOS UM SETENTÃO…SESSÃO REMINISCÊNCIAS com as letras do brilhantismo e do talento, e, da nostalgia possível sob a pena do nosso ODEMIRTON FILHO…!!!

    PARABÉNS MEU CARO!

    Um baraço
    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

    • João Claudio diz:

      Cê avalie…..!!! E ainda por cima só quer ser um broto.

      Já pintou os cabelos de preto para sair bem nas fotos das festas de fim de ano?

      Hummm…pintou de caju, num foi? Gostei!

  13. João Batista Freire diz:

    Nasci em Mossoró RGN, no dia 20/06/1950, filho do Sr. Jose Freire de Lima( Ex Combatente de Guerra) e da Sra. Maria Nazaré Freire. Os meus queridos padrinhos se chamam: Sr. Jorge Pinto e a minha querida madrinha, Sra Maria Quinota! Ambos já falecidos, assim tam, como os meus queridos pais! Um grande abraço fraterno a todos os meus irmãos Mossoroenses, ostensivo aos meus amigos e parentes dos meus queridos padrinhos, Sr. Jorge Pinto e Sra. Maria Quinota! Um grande abraço a todos e fiquem com Deus 🙏 Meu contato: 021 96481-2604, Rio de janeiro RJ – Brasil.

  14. Alcimar de Abreu diz:

    Todos domingo de vesperal assistir muito filme balão era porteiro amigo do meu pai min colocava muito de graça época boa

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.