• Expofruit - Teaser - 20-07-18 a 21-08-18 - Topo
segunda-feira - 03/03/2014 - 09:06h
Política potiguar

O julgamento das urnas e o julgamento da história


“Julgamento é sempre defeituoso, porque o que a gente julga é o passado.” (Guimarães Rosa)

Há quem adore cunhar certa expressão, para sentenciar alguém ou algum governo: “julgamento das urnas”.

Uma eleição, segundo essa linha de raciocínio, seria uma forma de julgar o candidato, pelo o que fez de certo ou errado do ponto de vista ético-moral e como “representante” do povo.

Menos. Ou mais ou menos.

Cada eleição tem metabolismo próprio, sua própria história, por mais conectada que esteja a anterior e de olhos na próxima. Entra em campo, também, a tal da “conjuntura” – o momento.

O discurso/marketing de cada candidato procura encaixar essa máxima a seu favor ou repeli-la, caso lhe seja prejudicial.

Vamos lá, a alguns exemplos, para tentarmos dirimir certas dúvidas e alimentar a boa dialética.

Wilma de Faria (PSD), candidata ao Senado em 2014, terá seus governos sob julgamento?

Na prática, sua chance de colocar-se em julgamento aconteceu em 2010, quando saiu do Governo para ser candidata a senador e foi derrotada por José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB).

Agora, quem parece em julgamento é Rosalba Ciarlini (DEM), governadora que a sucedeu.

Nesse contexto, é que Wilma reaparece das “cinzas”, pleiteando um “novo julgamento”, espécie de apelação da derrota que amargou em 2010.

Para Wilma, lógico que é mais cômodo concorrer ao Senado novamente, do que mais uma vez experimentar a guerra renhida das urnas na corrida à Governadoria. Seu nome é extremamente vulnerável, em face de um rosário de escândalos que permearam suas gestões.

Carlos Eduardo Alves (PDT) não conseguiu eleger Fátima Bezerra (PT) à Prefeitura do Natal em 2008. Sua própria administração enfrentou momentos de profundo desgaste.

Mas na campanha de 2012, ele foi praticamente “nomeado”, graças ao “julgamento” que a cidade fez da sucessora Micarla de Sousa (PV), avaliado até então como a pior gestora do Brasil, com quase 95% de reprovação popular.

Se Micarla tivesse obtido endosso popular, Carlos Eduardo Alves teria conseguido retornar à Prefeitura em 2014? Difícil.

Micarla transformou-se em seu principal cabo eleitoral, tamanho seu desgoverno. Carlos, então, passou a representar no coletivo e inconsciente popular, uma forma de “vingança” e não necessariamente de resgate.

Em relação à Wilma de Faria, a situação é muito parecida. Rosalba a exumou. Devolveu-a ao tablado, tamanho o desastre de sua administração.

Considerar Wilma de Faria a redenção para o falido Governo do Rio Grande do Norte, é uma clara distorção da realidade de forma deliberada ou por desconhecimento de causa.

Da mesma forma que a reeleição de Rosalba seria um exercício de estupidez coletiva.

Na prática, o julgamento das urnas é movido muito mais pelo emocional do que pela razão. É assim, a propósito, que se move o marketing político na sedução das massas.

É graças a essa inclinação humana, que de tempos em tempos caímos no conto do vigário, lero-lero de “caçador de marajá”, gente que “faz acontecer”, de governo “para todos” e outros embustes.

Quase nada real.

É sobretudo no caos que aparecem os falsos profetas, salvadores da pátria e algum Führer (líder, guia, mestre).

O Rio Grande do Norte precisa de um “gerente”. De alguém capaz, que inspire confiança e saiba dialogar sem arrogância com a sociedade e outros poderes.

No futuro teremos o definitivo julgamento da história.

Categoria(s): Política

Comentários

  1. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Assino, subscrevo e avalizo integralmente suas bem colocadas palavras Caro blogueiro.

    Ponto futuro, torçamos para que a grande, essa que comumente é levada pela emoção, neste pleito que se aproxima, haja minimamente sob o signo da experiência e da razão e, amadurecidas no aprendizado com os notórios e manifestos erros ao longo dos últimos sufrágio eleitorais.

    É público e notório que, entre a atitude com relação a um candidato, a decisão por um deles, a intenção de voto e o comportamento real — o ato efetivo de votar em um determinado candidato —, o eleitor realmente politizado percorre um longo caminho onde são avaliados riscos e benefícios presentes e futuros envolvidos na escolha.

    Já os os indivíduos menos dotados de uma formação política mais aprofundada, levam em consideração também outros aspectos que não aqueles socialmente aceitos e tidos como racionais e lógicos, entre os que se destacam manifestamente , está a emoção contida em seu histórico pessoal (ou) familiar. Daí vem a inevitável pergunta, qual o papel que as emoções e as influências pessoais desempenham nesse processo?

    Sinceramente, torçamos para que a estrutura e a lógica das campanhas, as quais, efetivamente ainda são misteriosas para a maior parte dos brasileiros. Sejam atropelada por um “surto”uma epidemia…de razão por parte daqueles que costumeiramente só utilizam do sentimento chamado emoção quando das suas escolhas sobre àqueles que demandarão direta e (ou) indiretamente seus destinos.

    Um abraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  2. fernandoff diz:

    Alex Medeiros na seu twiter.:
    Wilma 42
    fatima 24
    Amanda 11
    J. Maia o6
    è a voz da avenida RN

  3. lair solano vale diz:

    Boa tarde. Nessas chapas de faz de conta achei que deveria dar um pitaco.
    Para governador – Fábio Farias ( renovar é preciso ) Seu pai vai para Brasília – FEDERAL.
    Para Vice – Shirley Targino – PR – DE VOLTA COM JOÃO MAIA PARA FEDERAL
    Senado – Fátima Bezerra
    E quanto a ROSA ? sai do DEM – URGENTE – termina o mandato e se articula com as duas chapas que envolvem o PSD.
    MOSSORÓ – Prefeito Silveira Junior e um vice indicado por ROSALBA. O PT recebendo o apoio de dois governos elege o q mais interessa – A SENADORA FÁTIMA – e deixa de indicar o vice de SILVEIRA.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Caro Lair Solano
      Falta objetividade na formação desta chapa.
      Na minha presença e na presença de diversas outras pessoas o prefeito provisório declarou que JAMAIS se juntaria com os Rosados. Isto aconteceu no Hotel VilaOeste. O Josué estava presente, como presente também estava o presidente do diretório regional do PDT e proprietário do Hotel.
      Falta objetividade a quem possa imaginar a Governadora Rosalba Ciarlini, maior densidade eleitoral dentro de Mossoró, aceitar a limitação de indicar apenas um candidato a vice na chapa encabeçada por um político que está indiciado em vários artigos do Cógio Penal em inquérito que a Polícia Federal realiza.
      Pode uma Governadora que tem na HONESTIDADE a sua bandeira maior submeter-se ao papel de coadjuvante numa chapa liderada por um político que teve o computador apreendido e telefonemas comprometedores gravados pela Polícia Federal?
      Fica a pergunta.
      ///
      OS JURAMENTOS SÃO SAGRADOS.
      Inácio Augusto de Almeida

  4. Inácio Augusto de Almeida diz:

    ONDE ESTÃO OS FILTROS QUE VIERAM PARA MOSSORÓ?
    Em comentário não objetivo neste blog,19 de janeiro de 2014, eu escrevi:
    “Quantos filtros vieram para Mossoró?
    Já foi feita a entrega destes filtros na Zona Rural de Mossoró??
    Por que a entrega destes filtros não é feita pela Cáritas ou pela Pastoral da Diocese?
    O Bispo Dom Manzana podia tomar a si a entrega destes filtros.
    Os Pastores de Igrejas Evangélicas deveriam participar da entrega destes filtros, o mesmo acontecendo com os líderes de Casa Espíritas.”
    Quase dois meses se passaram e nenhum vereador eficiente disse um pio sobre este assunto.
    Eu fico a imaginar se os meus comentários fossem objetivos…
    ONDE ESTÃO OS FILTROS QUE VIERAM PARA MOSSORÓ?
    Você é médico, como médico sabe da importância de um filtro para a saúde do ser humano.
    Fala para o vereador eficiente fazer alguma coisa para que estes filtros cheguem aos mais pobres.
    Solicitar que dê um pio contra o aumento da CAERN…
    Que Deus nos proteja.
    ///
    TEM GENTE TÃO ORGULHOSA QUE FICA PRESA NA ESCADA ROLANTE ESPERANDO A ENERGIA VOLTAR.
    Inácio Augusto de Almeida

  5. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Falar em dar um pio.
    Nunca li em nenhum blog um médico condenando a fritura na Merenda Escolar.
    Os Estados Unidos acabam de proibir a fritura na MERENDA ESCOLAR.
    Com uma população quase toda de obesos os americanos do norte finalmente despertaram para este grave problema.
    O Brasil já está com mais da metade da populção com excesso de peso, 18% de obesos mórbidos.
    Mas em Mossoró somente eu, através destes comentários sem objetividade, é que clamo contra este crime que se pratica contra as crianças mais pobres da nossa cidade.
    Incrível é aos domingos esta gente que só pensa em si mesmo, pragmáticos de carteirinha, serem vistos comungando e achincalhando Pilatos.
    Fantástico é nem mesmo o vereador eficiente, com formação na área de saúde, nunca ter dado um pio contra a presença de frituras e macarrão boiando em óleo na MERENDA ESCOLAR.
    E Pilatos é que leva a fama de ter lavado as mãos…
    ///
    AQUELE QUE DEFENDE OS HUMILDES MEXE COM OS PODEROSOS.
    Inácio Augusto de Almeida

  6. Nilson Gurgel Fernandes diz:

    Caro Carlos;
    Tem um situação extremamente corajosa e inusitada que poderia bagunçar totalmente o panorama da sucessão ao governo do Rio Grande do Norte é, no caso, sinta Rosalba que não possa reverter quadro da sua já, como dizem as pesquisas, provável derrota na disputa pela reeleição ao governo do estado, renunciar o mandato atual em favor dos nosso Robinson Farias que com ele, o governo na mão, poderia fazer um estrago nas outras candidatura e sair Rosa, quase que tranquilamente, candidata a prefeito de Mossoró agora em Maio. O Rapaz Robinson já deu demonstração de saber usar o poder para se reeleger. E coragem, Rosalba, sabemos, tem.
    Pensar não ofende.
    Nilson

    • RC 50 diz:

      Delírio! Ela renunciar para um desafeto,o povo está aprendendo lentamente,qualquer movimentação do Dr. Robson pra cima de uma reconciliação com Rosalba faria um grande estrago no trabalho e no caminho que ele próprio delineou até agora e que lentamente o está pondo no cenário de 2014 como um nome competitivo,seria um tiro no pé! É só!

      • Inácio Augusto de Almeida diz:

        A Governadora Rosalba Ciarlini tem certeza de que está reeleita.
        Esta certeza foi passada a ela pelos chalaças que filtram tudo que chega aos seus ouvidos, fazendo com que a Governadora viva num mundo de fantasia, mundo onde tudo é belo e maravilhoso.
        Nem mesmo sabe que o aumento DESNECESSÁRIO E ABSURDO de 11,5% na tarifa de água e esgoto vai lhe causar um enorme desgaste político.
        Desconhece a Governadora que pode implantar a TARIFA ZERO para os clientes de baixa renda sem dimninuir em um só centavo a receita da CAERN.
        Daí, imaginar que uma Governadora sentindo-se reeleita abandone a disputa…
        O povo hoje chora e range os dentes com o aumento de 11,5%, mas quem em outubro estará chorando e rangendo os dentes?
        Como eu tenho avisado…
        ////
        O MUNDO NÃO SE IMPORTA COM VOCÊ. VOCÊ É QUE TEM QUER SE IMPORTAR COM O MUNDO.
        Inácio Augusto de Almeida

  7. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Carnaval passou, tudo começa a voltar ao normal.
    As contas de água e esgoto com os novos valores começarão a chegar.
    Em Mossoró sei que ninguém dará um pio.
    Mas em diversas outras cidades, Pau dos Ferros e Jardim do Seridó, a grita contra este aumento ABUSRDO E DESNECESSÁRIO já começou.
    Vereadores já protestaram e continuarão protestando.
    Em Mossoró, a única preocupação dos vereadores é manter a LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES, a famigerada Lei 3068.
    Em Mossoró VEREADOR NÃO PAGA CONTA DE ÁGUA E ESGOTO.
    Em Mossoró vereador não paga conta de luz, telefone, gasolina, restaurante, hotel, passagens e tudo o mais que se possa imginar.
    Em Mossoró vereador vive tão desligado da realidade que não sabe nem o que foi comprado com quase 150 mil reais pelo prefeito provisório quando presidente da Câmara Municipal de MATERIAL DE LIMPÉZA e de GÊNEROS ALIMENTÍCIOS.
    Vereador em Mossoró não sabe sequer que o prefeito provisório está indiciado em vários artigos do Código Penal em inquérito na Polícia Federal.
    Saber que o prefeito provisório teve o computador apreendido e telefonemas comprometedores gravados pela Polícia Federal? Duvido que os vereadores saibam.
    Onde está a Deputada Larissa Rosado que se diz de oposição e preocupada com os problemas sociais.
    Este aumento superior a todo e qualquer rejuste salarial irá tirar alimentos da mesa dos mais pobres.
    Imagine os pobres aposentados de Jardim do Serido, Acari, Parelhas e outras pequenas cidades tendo que pagar 50 reais, este o preço da taxa de consumo mínimo cobrada pela CAERN, só de conta de água?
    Mas isto não interessa aos deputados ditos de oposição.
    Estão todos caladinhos porque não sabem ainda como irão se posicionar nas eleições de outubro.
    Não é FERNANDO MINEIRO?
    Não é LARISSA ROSADO?
    ////
    O CÉU É INALCANÇÁVEL AOS QUE NÃO LUTAM.
    Inácio Augusto de Almeida

  8. Nilson Gurgel Fernandes diz:

    Caro RC 50;
    Apenas coloquei uma situação um tanto absurda, mas absurdos têm sido viabilizados ao longo da história política. Até nós somos absurdos quando votamos e elegemos absurdos que estão por aí. Claro que Rosalba vai disputar a eleição para governo do estado e seria absurdo, um pressuposto meu de que ela não teria chance. Claro que tem e está entre os candidatos de maior chance, principalmente porque ainda tem um pouco de água para rolar debaixo da ponte, mas só um pouquinho e, quem sabe, economizado e racionalizando o uso dessa água, quem sabe, pega um bom inverno e o rio das politicas começa a fluir com mais vigor por baixo da ponte.
    Nilson

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.