• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 09/03/2020 - 07:04h
Nas redes sociais

O médico e o monstro

Polêmica nas redes sociais sobre reportagem com o médico Dráuzio Varella, no programa Fantástico da Rede Globo de Televisão, semana passada, solidário a um presidiário transsexual.

Drauzio Varella abraça o transsexual Suzy de Oliveira. (Foto: Reprodução / Rede Globo)

Se houve deslize foi da produção da matéria, ao não assinalar crimes hediondos do presidiário. Dráuzio omitiu-os ou ignorou-os, disse em nota, porque não é juiz (veja AQUI).

O transsexual está preso e até então era esquecido lá pela sociedade, por ter estuprado e matado de forma cruel uma criança de 9 anos, crimes repugnados até no próprio submundo.

Se a reportagem falava sobre discriminação e isolamento, jamais poderia deixar de assinalar essas barbáries.

Estranho.

Essência da abordagem era o suposto preconceito ao presidiário/trans. Mas esse abandono social era decorrente de sua condição sexual ou em face das barbáries que cometera?

A produção, entendo, não poderia jamais omitir o crime ou os crimes.

Talvez nem coubesse exemplificá-lo como ‘discriminado’.

Sobre Dráuzio Varella paira (ou pairava) conceito de unanimidade e universalidade quanto a seu humanismo e caráter. Em mim não muda em nada esse binômio.

Desde Carandiru e sua luta contra Aids, ele tem uma aura diferenciada aos meus olhos.

Mas não minto: jamais abraçaria um monstro.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog

Comentários

  1. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    O próprio título da postagem já diz muito, em especial sobre um povo, uma sociedade e um tempo que fazem questão de afirmar e reafirmar de várias formas que não pretendem punição junto aos condenados e sim vingança, para com àqueles presos e condenados, sobretudo se forem pretos pobres e os diversos e diferentes da sua orientação sexual e política.

    A questão Carcerária no Brasil, muito diz e perpassa questões do quotidiano onde se revela muito de uma sociedade anômala e amorfa que prefere fazer celeuma e polêmica acerca dos sintomas, ignorando olimpicamente as causas dos vários e centrais problemas que historicamente nos afligem, os quais atualmente só se aprofundam sob manifesto comando da ignorância e do obscurantismo político latentes.

    Um dos poucos, conhecidos e raros médicos decanos brasileiros que realmente fazem questão de reafirmar uma práxis onde o juramento de Hipócrates não é um singelo poster na parede. O Dr. DRAUZIO VARELA sempre e sempre teve e continua tendo posicionamentos, os quais nos mais das vezes eriçam, tiram o sono e deixam desnorteados à própria classe médica, haja vista o histórico dessa mesma classe médica, onde se destaca manifesto alheamento para o pleno exercício da nobre profissão que abraçaram, bem como sua absoluta ignorância sobre questões socais no conhecido cadinho onde depositam o velho, empedernido, atávico e conhecido reacionarismo político.

    Um país e uma sociedade que assistem impávido e colosso toda uma classe dita médica, organizar passeatas,fazer protestos, arruaças, agressões verbais e outras no afã de evitar que médicos e de outros países (SOBRETUDO MÉDICOS CUBANOS POR MERAS QUESTÕES IDEOLÓGICAS E DE CLASSE) aqui venham e prestem relevantes serviços à sociedade brasileira, mormente àquela parcela da sociedade absolutamente despossuída, esquecida e historicamente vulnerável, grande parte morando nos mais distantes ricões do nosso Brasil, que esses mesmos brasileiros sempre fizeram questão de ignorar…!!!

    Todavia senhores, definitivamente, o que esperar de uma sociedade e de uma classe médica e mérdia que em grande parte, talvez 90% (noventa) por cento, tenham, sob o signo do ódio e da violência político-partidária, votado na Cavalgadura MOR: JAIR MESSIAS ASCO NARO, segundo eles o Grande Capitão, o Comandante em chefe, àquele, àquele mesmo que durante toda sua vida fez loas à tortura, à exclusão social, ao obscurantismo e à perseguição política, bem como aos assassinatos em massa de gays, mulheres, pobres e pretos…!!!???

    Um baraço
    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

    • JOSE GILLIANO CARLOS DE FREITAS diz:

      Já o nobre e culto advogado só planta o bem, parabéns. Sempre com isonomia e diálogo aplicado a práxis jurídica acessível a classe menos favorecida que sempre defende. Gostaria de dar-lhe um abraço.

  2. João Claudio diz:

    Todo doido tem a sua mania diferente de ser e agir.

    O médico da TV Globo adora abraçar monstros que ceifaram a vida de humanos inocentes.

    Aproveito para enviar um abraço para o OAB, fã declarado do médico/fã declarado de monstros. Desde o tempo do Carandiru. É veterano. Fato, fato e fato. Né não?

    Perguntar não ofende:

    Esse médico foi aluno de:

    (a) Jack , O Estripador.

    (b) Frankstein.

    (c) Conde Drácula.

    (d) Jason (Sexta Feira 13 )

    (e) O Lobisomen.

    (f) Chuk (O Brinquedo Assassino)

    (g) O Papa Figo

    (h) Menguele (O médico carrasco nazista)

    Digaí, OAB? Diga? Diiiiiiiiga…..????

    • João Claudio diz:

      Setima Arte.

      Em cartaz, a trilogia do Conde Varela.

      SALA 13 – ‘O Médico e os Montros’ (Terror)

      SALA 14 – ‘O Conde Varela e a Bicha Assassina de Crianças’ (Terror)

      SALA 15 – ‘Coração Satânico’ (Terror)

      SALA 16 – ‘O Médico que Adora Monstros’ (Terror)

      SALA 17 – ‘O Abraço do Conde Varela’ (Terror)

      SALA 17 – ‘Conde Varela; O Médico dos Monstros (Terror)

      O ministério da Saúde adverte:

      Trilogia proibida a menores de 18 anos. Contém cenas repugnantes.

      ‘Numperdam’.

      Após ás sessões de horror, salvem-se, digo, durnam se puder.

  3. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Dráuzio é pessoa de caráter inquestionável. Grande homem. De fato, sendo o seu objetivo tratar o preso e não o que o levou à prisão, o abraço pode ser avaliado. Imaginem se ele precisasse fazer uma anamnese jurídica de cada detento. Não poderia prestar serviços médicos a quase nenhum. Não é jurista, nem juiz. Vai cuidar do doente. É médico.
    Todavia, o caso em tela é malvado. Não sabemos se Dráuzio conhecia a vida pregressa do presidiário. Independentemente disso, se conhecesse, deveria recusar o atendimento?
    Lembrei-me de um episódio aqui em casa. Um dos meus ligou para o pai e disse: ” pai, vem para o hospital, fulano, chefe do tráfico da região, baleado. Fui escalada para atendê-lo. Avise à mamãe. Ela, com certeza, verá nos noticiários. Tranquilize-a. A polícia cercou o local. Quanto a mim, estou bem. Farei o melhor que puder, tudo que estiver ao meu alcance, sem pestanejar.”
    Eis a atitude correta do médico.
    No texto, sabem o que foi muito ruim? A publicidade.
    Amo Dráuzio, que ele continue em sua missão divina, atendendo aos anjos do Senhor e aos do Diabo, como a figura desumana do texto, mas que ele, Dráuzio permaneça essa médico lindo do bem.

  4. Tavares Neto diz:

    Imagine a família do menino de 10 anos, que foi estuprado e estrangulado por esse homem trans, sendo agora chamado de vítima da sociedade. Que país é esse? Se fosse um país sério, esse infeliz estaria em prisão perpétua ou no corredor da morte.

  5. João Claudio diz:

    Setima Arte.

    E tome lançamento. É um atrás do outro.

    Dando sequência à trilogia ‘Conde Varela’.

    SALA 18 – ‘Conde Varela; O Meu Fantástico Médico Favorito’ (Humor negro)

    SALA 19 – ‘Conde Varela; Eu me amarro-me em te’ (Comédia tupiniquim)

    SALA 20 – ‘Dio Come te Amo, Conde Varela’ (Suspense, romance, paixāo e muito amor do início ao fim)

    SINOPSE:

    ‘Dio Come te Amo, Conde Varela’, é a história de uma mulher que se apaixona loucamente por um médico que, estranhamente, abdica do bem bom da vida para curar montros trancafiados nos calabouços dos presidios de um país chamado brasil sil sil.

    Fique ligado. Sétima Arte, só AQUI. O resto é novela.

    ‘Numperdam’ os próximos lançamentos.

  6. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Bom conhecer a alma de quem se fala antes de ela precisar dar explicações.
    Cometi uma falta, amigo Jornalista Carlos Santos. No Facebook, falei de “Nosso Blog”, esqueci de dizer que ele é, principalmente, seu. Desculpe.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Nosso. Vou tangendo, vaquejando, contando com o apoio colaborativo dos que apenas leem e dos muitos que escrevem, opinam, criticam, aplaudem e até litigam. Vamos ver até quando. Enquanto der, vamos.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.