• Banner Lion Brazil Fim de 2019 - 05-12-19
segunda-feira - 03/12/2018 - 23:50h
COLUNA DO HERZOG

O momento é muito dele – Kelps Lima


Por Carlos Santos

Artífice do crescimento do Solidariedade no Rio Grande do Norte, partindo praticamente do nada, o deputado estadual reeleito Kelps Lima chega a uma fase de sua vida pública com boa margem para maior crescimento e novos saltos. O momento é muito dele.

O cenário atual aponta o banimento ou fragilização acentuada da maioria dos velhos dinossauros da política potiguar, sem que surjam peças de reposição com vitalidade para substitui-los à altura, em seus respectivos grupos.

Deputado ampliou força política com fortalecimento partidário (Foto: Arquivo)

As urnas de outubro praticamente fecharam um ciclo, sem deixar muito claro também o que teremos adiante. Mas é visível que há enorme espaço para a ascensão de novidades e crescimento de gente que estava num patamar mais abaixo.

A conta zerou, nivelou a todos por baixo. Tirou os superpoderes dos titãs.

O caminho está aberto àqueles mais audazes e competentes na captação do sentimento popular e na costura de alianças fortes.

A ocupação de espaços antes monopolizados por sobrenomes como Rosado, Maia, Alves, Melo etc., agora também é possível a outros personagens, desde que não queimem etapas ou oportunidades, empavonados com ascensão e a atmosfera inebriante do  poder.

Ao fomentar novos quadros partidários, espraiar sua legenda pelo RN e pavimentar caminho numa faixa própria, Kelps Lima finca uma bandeira, marca posição e parece encouraçado para esgrimir com adversários mais robustos, como fez até hoje provocativamente – mas sempre em inferioridade.

Adiante saberemos o tamanho de sua força. Como diz uma de suas peças de propaganda: “É possível fazer diferente!”

PRIMEIRA PÁGINA

Para situações excepcionais, medidas excepcionais – Por mais que faça rodeios, tente pegar atalhos e procure não ferir certas promessas de campanha, é quase impossível que a governadora eleita Fátima Bezerra (PT) consiga êxito na sua gestão a partir de 1º de janeiro de 2019, se não tomar decisões duras, com adoção de remédios amargos. Digo há muito tempo, como mantra: “Para situações excepcionais, medidas excepcionais”.

Falta de pagamento leva veículos a cortarem programa – O programa “Prefeitura em Ação” da Prefeitura Municipal de Mossoró, que é veiculado em alguns veículos de comunicação, como emissoras de rádio, começou a ser vetado. Deixa de ir ao ar em alguns endereços  da mídia, por falta de pagamento. A crise só se agrava e a gestão Rosalba Ciarlini (PP) segue adiando a tomada de medidas austeras. Caminha para novo ocaso, como aconteceu na passagem pelo governo estadual.

Vivaldo: trânsito livre (Foto: AL)

Vivaldo Costa pode ser uma surpresa de consenso – O nome do deputado estadual Vivaldo Costa (PSD) começou a ser comentado sussurradamente nos intramuros da Assembleia Legislativa, como uma opção presidencial. Teria sinalizadores positivos de duas frentes com influência dentro e fora desse poder, para ser quase que um nome de consenso. Sua vastíssima experiência, trânsito livre, passagem pela própria Presidência e pelo governo estadual, além de ter apoiado a governadora Fátima Bezerra (PT), no segundo turno, pesam a seu favor. Anote aí.

Calmaria aparente guarda novidades para início de 2019 – Há um silêncio sepulcral nesse período do ano. Nem o burburinho dos festejos do período mexe com a placidez da superfície da política potiguar. Mas não se engane: o início de 2019 promete, promete muito. Teremos profundas novidades e não serão agradáveis para determinados figurões da política. A calmaria é aparente. Aparentemente, está tudo calmo.

Propaganda suspensa tem agência de São Paulo cavando espaço – Com a suspensão da licitação da propaganda do Governo do RN, por decisão judicial (veja AQUI), é possível saber que uma agência paulistana corria por fora com um forte padrinho local – ligado ao atual governo. Pela costura, a ideia não seria quebrar o oligopólio das agências nativas na prestação do serviço ao Estado, mas “cavar” um espaço associado.

Um tempo a mais para Garibaldi Alves Filho – Sem obter reeleição este ano ao Senado, o senador Garibaldi Filho (MDB) segue seu regime de distanciamento das coisas da política e do próprio partido no estado. Anda indócil. Contudo ninguém no emedebismo o pressiona. Aguardam o seu tempo, o tempo que for, para se mexer em relação ao próprio futuro e da legenda no RN. O cenário pós-eleições é desolador.

EM PAUTA

Lançamento – Será no próximo dia 8 (sábado), o lançamento do primeiro livro da escritora Alice Freitas. Acontecerá em Mossoró no Parque de Antenas da TV Cabo Mossoró (TCM-Telecom), às 19h. “Brisa” é o título da obra.

Lucílio Filho – O radialista e diretor da Rádio FM Princesa 90.9, do Assu, Lucílio Filho, está todo prosa com o crescente êxito do seu rebento Talis Barbalho, que reside e trabalha no Canadá. Seu nome acaba de figurar entre os créditos na criação de jogos para a empresa Gameloft, em produção para o grupo Disney (EUA). Como membro do Grupo de Sistemas Inteligentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ele ganhou há alguns anos um prêmio internacional por desenvolver um software que possibilita a realização do teste da orelhinha via celular.

Talis: destaque (Foto: Web)

Sertanejo – Conheci no domingo (2) e gostei demais do “Botteco Sertanejo”, restaurante temático no Rancho da Caça – zona rural de Mossoró. É um ambiente que reproduz a cultura do sertão, com cardápio regional muito bom. Sucesso a seus idealizadores.

Revista Deguste – A Revista Deguste está preparando a sua 14ª Edição Especial de Natal para este dezembro de 2018. Esse trabalho impresso foi criado em julho de 2005 e circula todos os meses ininterruptamente. Essa será sua 161º edição. Mais sucesso ainda a seus idealizadores, jornalistas Luís Benício Siqueira e Washington Rodrigues.

Alex Gurgel – O advogado Alex Gurgel tomou posse nesse último dia 1º, em Brasília, como diretor de Comunicação da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT). Ele também integra Chapa 30, vitoriosa na disputa da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do RN, encabeçada por Aldo Medeiros.

Atum – Muito interessante e capaz de gerar bons desdobramentos adiante, o I Festival Gastronômico do Atum, no final de semana, numa promoção da Prefeitura Municipal de Areia Branca. A proposta do evento pode e deve ser aperfeiçoada, em face da grande importância do Atum para a economia local.

SÓ PRA CONTRARIAR

Governo Fátima terá que pagar, em 2019, pelo menos 15 salários (12 mensais, mais o 13º, além de dois que devem ficar em atraso do antecessor.

GERAIS… GERAIS… GERAIS…

No próximo dia 30 de dezembro, às 12h, o Betinho do Frango em Mossoró à Rua Frei Miguelinho, 12 Anos, fará tradicional sorteio de final de ano. Vamos prestigiar.

Obrigado à leitura do Nosso Blog Kléber Almeida (Natal),  Márcio Morais (Apodi) e  Gildo Calado (Mossoró).

Veja a edição anterior da Coluna do Herzog (26/11) clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI.

Categoria(s): Coluna do Herzog

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “Calmaria aparente guarda novidades para início de 2019″
    Gargalhadas de deboche, arrogância e prepotência serão trocadas por choro e ranger de dentes.
    Tudo antes do carnaval chegar.
    Aguardem!
    ///
    NADA MAIS TRISTE E DIGNO DE PENA DO QUE A DECADÊNCIA DE UM CORRUPTO.,

  2. Lsv diz:

    Um bom nome para presidir a Assembleia do Rn, VIVALDO COSTA, experiente, sem condenação, transito com todo segmento da sociedade e de temperamento ameno.
    Um governista de carteirinha, não importa a sigla.

  3. JOão Marcos diz:

    Não sei se lhe interessa, mas aqui nas bandas do Alto Oeste, na cidade de Riacho da Cruz, um nome novo na política começa a incomodar a atual oligarquia que tem a atual prefeita no seu quinto mandato como principal líder. Desde a última semana quando foi ventilada na mídia blogosfera a possibilidade do funcionário público, Antônio Adriano, mais conhecido por Antônio de Aliatá, a situação vem demonstrando bastante preocupação, chegando a encomendar duas pesquisas para consumo interno, deixando claro que um nome novo pode fazer a diferença tendo em vista que a quase 40 anos essa cidade teve apenas três prefeitos se revezando na chefia do Executivo. Detalhe, o nome ventilado já se articula para a fundação do Solidariedade nesta cidade.

  4. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    .Kelps Lima. Sim, é possível fazer diferente, mas tem de ser bem feito. Desse modo, seja bem-vindo.
    .Para situações excepcionais, rolo compressor. Única forma.
    .Creio no resgate do governo Rosa, prejudicado, dentre outros motivos, pela calamidade econômica do país. Se estivéssemos bem, com certeza não faríamos parte da Federação.
    . Vivaldo Costa, excelente surpresa.
    .A propaganda do governo do RN, deve ser feita por agência tupiniquim. Temos mérito para isso.
    Gente de fora, só se for para investir aqui, trazendo divisas e oferecendo empregos.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.