• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 14/02/2021 - 21:56h
Crônica

O oitão do Cajá

Por François Silvestre

O Cajá era um sitio minimalista, de propriedade de minha avó, onde morava seu Bendito do Cajá. Nunca soube do seu sobrenome, conhecido era ele pelo pós nome do sitio onde morava.

O sítio era tão sem graça, sem pomares, sem atrativos, que até os bodes dormiam, durante o dia, no oitão da triste casinha de taipa, onde seu Benedito aboletara-se ainda jovem e lá veio a morrer com quase um século de vida.

Pois assim está o Brasil. Tão sem graça, sem esperança, sem futuro, sem apelo, que até os bodes dormem de dia pra não berrarem ante tamanha desmotivação.

Aqui, nesse meu oitão, espantei um pouco a pasmaceira com a Live de Maria Betânia, o texto de Tácito Costa sobre a mesma Live e terminando o livro de Tião Carneiro. Uma taça de vinho muito bem degustada.

Acompanhei tudo com algumas garfadas de paçoca de mucunã e cuscuz de macambira.

Mas o Brasil não é mais do carnaval nem do futebol. É um país de bola murcha. De civis sem civismo e de militares sem vergonha.

François Silvestre é escritor

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica

Comentários

  1. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Infelizmente Caro François Silvestre, disseste em poucas palavras, muito da triste e desesperançosa realidade de um país e de um povo, que atualmente, mais que em qualquer outro período da sua história, flerta, namora e nutre admiração pelo fascismo e, sobretudo pelo obscurantismo, seja por ingenuidade, medo, ignorância e até mesmo má fé-fé…!!!

    Um baraço
    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Da bebida de Baco sinto inveja e me lembro do tempo em que após algumas taças me sentia o próprio Dionísio. Do cardápio, não.
    O momento que vivemos está com os dias contados, mas que ninguém alimente a quimera da restauração do bando de ladrões que arruinou este país tão rico e de povo tão alegre.
    A França de Luís XVI serve de exemplo e está a nos gritar que nada podre dura para sempre.
    Muito em breve voltaremos a ter um governo do povo e para o povo.
    Logo um estadista surgirá.
    Deus sempre manda alguém.

  3. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Sem duvida suposto escritor e jornalista IGNÁCIO AUGUSTO DE LOYOLA BRANDÃO, oportuno lembrar do Slogan do seu Presidente JAIR CLOROQUINETE MESSIAS ASCO NARO (ELEITOR, TAMBÉM, ATRAVÉS DAS SUAS DIGITAIS CRIMINOSAS) …O BRASIL ACIMA DE TUDO…DEUS ACIMA DE TODOS..!!

    AFINAL ESQUECEU, OU ESTÁS SOB O SIGNO DA AMNÉSIA CONVENIENTE, A AGIR, EXATAMENTE COMO AGIRA NA ELIÇÃO DE FERNANDO PÓ COLLORIDO DE MELO, SEU PRESIDENTE NO ANO DE 1989 (ELEITO COM SEU VOTO) TENDO SIDO LEGITIMA E LEGALMENTE APEADO DO PODER NO ANO DE 1992…!!!

    QUANTO AO BANDO DE LADRÕES E CORRUPTOS, ELES, SABIDAMENTE ESTÃO NO JUDICIÁRIO E NO MINISTÉRIO PÚBLICO, QUE TAL VOSSA SENHORIA SOCORRE R SEU HERÓI SERGIO PARANHOS FLEURY MOR, JUNTAMENTE COM O CHAROPE DALANHOL E SEU MANIFESTO BANDO QUE DIA APÓS DIA ENVERGONHA A JUSTIÇA DO NOSSO PAÍS PERANTE O MUNDO…!!!

    QUANTO ÀS PROVAS DE QUE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA É O MAIOR LADRÃO E CRIMINOSO DE TODOS OS TEMPOS, QUE TAL O SUPOSTO ESCRITOR E JORNALISTA UDENISTA DE QUATRO COSTADOS, FAZEREM SACRIFICIOZINHO E VIAJAR À REPÚBLICA DE CURITIBA, OU ATÉ MESMO À CAPITAL FEDERAL…BRASÍLIA, MAIS PRECISAMENTE AO STF., CARREGANDO SUAS SUPOSTAS PROVAS CONTRA O MAIOR LÍDER POLÍTICO DA AMERICA LATINA…!!!???

    TEM SUPOSTOS INTELECTUAIS..SUPOSTAMENTE LETRADOS, QUE, QUANTO MAIS VIVEM ..MAIS DESAPRENDEM..!!!

    ACORDA UDENISTA DEBILÓIDE…!!!!

    Um baraço
    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  4. Hermiro Filho diz:

    Pois é
    Quem de fato subistuira o capitão.
    Diga hehehehehe

  5. Ronaldo diz:

    Deus te ouça, Sr. Inácio. Amém

  6. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Não fosse a alegria disseminada por meus netos, poderia dizer, sem errar, que o Oitão do Cajá é um sonho no meu confinamento e apreensões com a saúde de familiares…

  7. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Ontem choveu em Mossoró. Uma chuva fina, mas um tiquinho de água caiu e serviu para molhar as folhas da goiabeira e da mangueira do meu quintal. Chuvinha que serviu para deixar alegre os animais.
    Há muito tempo não ouvia dentro da noite o latido de um cachorro.
    Lembrei-me da minha juventude. Todas as noites adormecia pensando no filme que tinha visto ou que iria ver no sábado. E olhando as telhas ouvia ao longe o latido de um cachorro.
    Ontem ouvi o latido de um cachorro. Claro que não o mesmo cachorro da minha juventude. A chuva, o latido do cachorro e as recordações me fizeram lembrar uma época em que eu era feliz e não sabia.
    Época em que as pessoas se envergonhavam de ter um dia falado com um ladrão. Época em que os valores não estavam invertidos.
    Época em que os médicos não pediam tantos exames e conheciam o cliente pelo nome.
    Época em que advogados sabiam escrever.
    Tantas recordacões provocadas por uma chuva fina e o latido de um cachorro.
    Que novas chuvas aconteçam. E sempre acompanhadas pelos latidos de um cachorro.

  8. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    O cachorro ou os cachorros, tem enorme valia, sobretudo quando comparados com um velho decrépito que em pleno século XXI, imagina ser Carlos Lacerda, àquele jornalista de dita família nobre carioca, também, arrivista, sem escrúpulos e golpista responsável direto pelo suicídio de Getúlio Vargas um dos maiores revolucionários da gestão e da governança Presidencial em nossa história.

    Os cachorros, não esqueçam, sabidamente possuem um talento inato e um faro monumental, fazendo-os donos da sua própria história, o que normalmente os capacitam não estarem à mercê de esmolas, sabujices e discursos excludentes e obscurantistas..!!!

    No caso do mal diagramado udenista de ocasião, ainda se verifica que o suposto e piorado Carlos Lacerda do País de mossoró, acredita piamente em suas lambujas, obtusidades, asneiras e patetices quanto ao suposto combate à corrupção, tanto que continua tacitamente apoiar o maior genocida brasileiro de todos os tempos (JAIR CLOROQUINETE ASCO NARO) em seu “miraculoso” plano de impor que a sociedade brasileira tenha que voltar à idade média, tanto nos costumes quanto na economia…!!

    Oportuno demarcar, que , na verdade atualmente o maior corrupto e criminoso do nosso país, de fato, se chama SERGIO PARANHO FLEURY MORO, àquele herói fabricado plea mídia monopolista e que no suposto combate à corrupção, corrompeu à tudo e á todos, em especial e à mancheia a Constituição da República Federativa do Brasil.

    Denote-se e demarque-se o silencio ensurdecedor do udenista de quatro costados IGNÁCIO AUGUSTO DE LOYOLA BRANDÃO , com relação ao seu suposto herói de pés de barro, Sergio Moro, atualmente escondido pela imprensa hegemônica, bem como, escondendo-se de todas formas na tentativa de fugir às garra da justiça, quem sabe, embora tardia e efetivamente feita…!!!

    Ah, ia esquecendo do sucesso estrondoso do seu suposto Blog COMBATE À CORRUPÇÃO, também, decrépito e megalomaníaco igual seu decrépito titular e redator/chefe IGNÁCIO AUGUSTO DE LOYOLA BRANDÃO. Vejam que até o nome/título do Blog, soa patético e extremamente presunçoso, sobretudo pra quem efetivamente sabe e conhece o histórico do discurso udenista, sempre e sempre permeado de segundas e terceiras intenções, mormente quando mais se assemelha ao 171 do tradicional jornalismo praticado na Terra de Pindorama desde sempre!

    Por último, resta apenas uma pequena e tonitruante indagação…POR QUAL MOTIVO UM JORNALISTA QUE SUPOSTAMENTE SABE ESCREVER,SENDO AO MESMO TEMPO, EXPERT E ARAUTO NO COMBATE À CORRUPÇÃO, COM TANTOS E SUPOSTOS TALENTOS E PROJETOS MIRACULOSOS , SOBRETUDO NO QUE TANGE FAZER CESSAR NUM PASSE DE MÁGICA, QUALQUER TIPO DE VIOLÊNCIA COLETIVA. ENTÃO POR QUE E POR QUANTAS UMA FIGURA DESSE NAIPE, DESSA IMPORTÂNCIA E SUPOSTA MAGNITUDE, VEIO PARAR, RASTEJAR E MENDIGAR AQUI NOS ESTERTORES DE UM PAÍS DE CERTA FORMA AINDA MONÁRQUICO, CHAMADO PAÍS DE MOSSORÓ…!!!???

    Um baraço
    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

    • João Claudio - ( * ~ * É hoje só, amanhã não tem mais. diz:

      VOCÊ RESPEITE E LAVE A BOCA ANTES DE MENCIONAR O NOME DO XERIFE MORO. VIU?
      Eu num tô dizendo mêrmo?

      E aproveito a oportunidade para solicitar à Carlos Santos, que decrete uma punição a todos e todas que babam culhões de políticOs corruptos, e a todos e todas que levantam a saia de políticAs para cheirar seus peidos.

      A depender de mim, eu criaria o ‘NOSSO PAREDÃO’.

      OU seja, babou ou cheirou peido, PAREDÃO nele ou nela.

      P. S – Nem precisa dizer que ‘Um Baraço’ vai passar o resto da vida no PAREDÃO.
      Precisa?

      • João Claudio - ( * ~ * É hoje só, amanhã não tem mais. diz:

        O pavão Boca-de-Cururu tá abrindo a porta e estirando o tapete para o Xerife se candidatar à presidência. Sabia?

        Vamos dar força ao Boca e torcer para que ele atinja a ‘meta’. Né não?

        • João Claudio - ( * ~ * É hoje só, amanhã não tem mais. diz:

          Depois de passar o dia na vara, um ‘adevogado’ se aproxima de um colega e pergunta:

          – Ufa! Tô exausto de passar o dia vendo vara. Vamos tomar alguma coisa?

          O colega responde:

          – DE QUEM?????? DE QUEM?????

  9. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Sr. Inácio. Mais do que a fortuna o que é mais cobiçado num homem ou numa mulher é a sua inteligência. A fortuna pode advir de uma herança, de um casamento interesseiro, ou de roubos. Agora, a inteligência não tem jeito. Quem não a possui precisa morrer e nascer de novo.

  10. François Silvestre diz:

    Aqui você escreve sobre estrelas e os comentários saem sobre esterco. Ou escreve sobre escatol e os comentários saem sobre lavanda. É tanto mestre que a sabedoria por aqui derrama-se feito espuma de leite fervendo.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.