terça-feira - 29/12/2009 - 23:08h

O papel emblemático de Benes Leocádio


A aprovação do projeto que altera legislação sobre o ICMS não é uma vitória apenas de 148 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte.

É uma vitória pessoal do prefeito de Lajes, Benes Leocádio (PP). Mais ainda.

É algo emblemático e revela um paradigma, num tempo em que o comum é gestor público choramingar miséria e andar com pires à mão. Ele, mostrando liderança, fez acontecer. Foi à luta, alterou o curso da história e a cultura das lamúrias.

O movimento desencadeado por Benes, através da Federação dos Municípios do RN (FEMURN), levou a Assembleia Legislativa (veja matéria abaixo) a mexer com o que parecia imutável. Bateu de frente com gigantes, caso da Prefeitura do Natal.

O papel cumprido por Benes deixa clara a diferença entre quem lidera e quem chefia. O primeiro conduz, o segundo manda (e nem sempre é atendido).

Claro que o projeto que se transformará em lei não é a panaceia. Não vai sanear ou minimizar a crise quase que perene na maioria dos município. Porém prova que muito pode ser feito com boa articulação e ideias.

Chega de chororô. Agentes públicos precisam sair da cadeira giroflex e pensar além do convencional.

Benes mostrou como se faz.

Categoria(s): Blog

Comentários

  1. Rui Nascimento diz:

    Este Sr. Benes mostrou que fazer política não é só ficar sentado numa cadeira em uma sala fria, ao lado de um computador e cercado de babões esperando ordens, pensando que são os donos do “pedaço”. Agora uma coisa há de se analisar: mais dinheiro nos cofres dos pequenos municípios, irá de fato, resolver os problemas dos seus munícipes, ou a conta bancária dos seus “administradores”??

  2. Everton Carlos da Costa Cardoso diz:

    Muda apenas o destino do dinheiro dos contribuintes. A roubalheira do dinheiro público continua como sempre vem acontecendo: com a certeza da impunidade. Continua tudo como dantes no quartel de Abrantes.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.