• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 27/11/2007 - 01:20h

O redemoinho e o riso do caos programado

Há mais de um ano, sério atrito entre um advogado e uma juíza por pouco não gerou confronto institucional áspero. A então diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) optou por lançar mão de uma nota de desagravo. Agiu rápido.

Abafou a crise. Sa-lo-mo-ni-ca-men-te. 

Agora, este Blog não apenas testemunha, como narra e serve de "fórum de debates" para uma réplica "online" da "Batalha de Borodino." As perdas maiores, em seu aprofundamento, será da sociedade que espera igual contundência dos mesmos atores, na defesa do Estado Democrático de Direito. 

Desde o início do litígio, a partir da "Operação Sal Grosso," que afirmei – de chofre, existir uma trama para desfocalizar o cerne da questão.

É penduricalho, acessório menor e periférico o incidente do mandado de busca e apreensão em casa e escritório do advogado Igor Linhares. Não significa que faço juízo de valor, estabelecendo para Igor, um peso social menor. Em se tratando de investigação que atinge o poder legislativo, é até bom que ele não possua qualquer densidade no enredo final. Seria lamentável.

Pelo que é possível compreender dos arrazoados jurídicos expostos, das visões distintas da lei e retirando uma certa camada de passionalidade, dessa discussão, a celeuma poderia ser evitada. Devem ser extraídas lições de lado a lado, para a preservação do papel de cada um no universo jurídico. 

Quem não estiver atento, terminará sendo vítima da onda "maria-vai-com-as-outras," fazendo parte de um aparelhamento sórdido que só beneficia a delinquência enraizada na atividade pútrida, digo, pública.

De algo tenho certeza, apesar de todo esse burburinho: os arquitetos do caos, que apostaram na crise para a salvaguarda de corruptos, erraram na dose. Terminaram conseguindo fortalecer instituições que, no redemoinho, flagraram inimigos comuns à borda, rindo de todos.

Agora, quem pretende rir por último – e melhor, é o povo decente de Mossoró. 

Vamos ao trabalho!

Compartilhe:
Categoria(s): Blog

Comentários

  1. Gutemberg Dias diz:

    Caro Carlos Santos,

    A pseudo-crise alardeada pela imprensa mossoroense a despeito da operação “Sal Grosso” que culminou na busca e apreenção de documentos no domicílio do advogado Igor Linhares, só tem um ganhador, a corrupção. Entendo que essa pseudo-crise é fruto de manobras para encombrir o tema ou foco principal da operação, que é a Câmara Municipal de Mossoró e suas tantas irregularidades. Tenho a certeza que a sociedade irá separar o joio do trigo e fazer uma avaliação correta dos fatos, haja vista que o povo não é mais ingênuo como antigamente.

    Atenciosamente,

    Gutemberg Henrique Dias
    Presidente do PCdoB/Mossoró

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.