• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 06/12/2020 - 13:00h

O triunfo do novo e o desafio de Felipe Menezes

Por Tárcio Araújo

Em Lajes-RN, região central do Estado, após 38 anos de manutenção do mesmo sistema político, o povo decidiu mudar.  A eleição do jovem Felipe Menezes, 28, do PP, no último dia 15 de Novembro, pôs fim à hegemonia que prevaleceu na política do município entre os anos 80, 90 e 2000.  O resultado da campanha eleitoral de 2020 marca a virada no curso da história política local e encerra uma trajetória pensada para dominar por cinco décadas, como revelou o ex-prefeito Edivan Lopes, precursor do sistema em 1982.

Felipe quebrou ciclo de poder (Foto: Web)

Em conversa reservada para um amigo ele disse: “Prevíamos permanecer 50 anos no comando”.

A dobradinha deputado federal Benes Leocádio (Republicanos)/Edivan se perpetuou numa alternância de poder que durou 34 anos consecutivos, com o complemento do mandato do atual prefeito José Marques Fernandes (Republicanos), o Marcão, também nascido nas hostes do Benismo/Edivanismo.

Ao todo, foram quase 40 anos sob o jugo de um único grupo político e dois personagens.

O jovem Felipe Menezes escreve seu nome na história política local ao destronar o sistema dominante e construir um novo espectro de liderança em ‘Lajes do Cabugi’.

Ao meu ver, Felipe não construiu sua vitória somente em 45 dias de campanha. Ledo engano para quem pensar assim. O start dessa jornada se dá por volta de 2015, quando ele rompe com o sistema governista e passa a trilhar o caminho da oposição na Câmara Municipal.

Bom orador e antenado com o curso da história, fez valer o poder das redes sociais como palanque. Usou com maestria as ferramentas que dispunha.  Suas participações na tribuna da Câmara, ou nas ruas denunciando os problemas da comunidade, estavam em transmissões online e falando diretamente com as pessoas.

Neste momento, Felipe Menezes começou a ganhar o jogo, e o sistema dominante nem se dava conta.

De outro lado, o prefeito Marcão tocava sua gestão sem maiores inovações e em cima de dezenas de obras inacabadas, paralisadas ao longo dos anos. Algumas herdadas do ex-prefeito Benes Leocádio, como o estádio municipal e uma UPA.

Marcão administrava uma folha inchada, com uma casta de secretários, em parte obsoletos (inúteis, cabides de emprego da velha política), e um governo sem uma marca registrada para chamar de sua. Também pesa contra sua gestão, a falta de comunicação eficaz que gerasse resultados.

Politicamente falando, Marcão não se comunica bem, apesar de ser uma pessoa de bom trato (deixo claro que minha análise é do ponto de vista político-jornalístico).

O prefeito Marcão ancorou-se na relação de confiança com o deputado federal Benes Leocádio, com o qual convive há mais de 30 anos, sempre à sua sombra, tendo sua vida pública subordinada às instruções de poder do seu líder. Tornou-se um candidato inviável, pesado feito chumbo, sem empatia com o eleitor.

Jamais deveria ter ido para a disputa diante de um oponente com tantas possibilidades como Felipe Menezes; um animal político bastante perspicaz, apesar de jovem.

Por outro lado, Benes Leocádio, mesmo com farta experiência, predador silencioso, dessa vez dormiu à sombra da zona de conforto sob os efeitos do sonífero da autoconfiança, além da situação incomum de ter mandato federal. Cada vez mais ausente da cidade, cuidando de questões parlamentares e longe do cidadão que vota, ele sucumbiu à realidade só na reta final de campanha. O choque final veio nas urnas.

Benes não sabia, mas o sentimento dos lajenses era de insatisfação. Sentimento velado, diga-se de passagem.

Esse lapso abriu um vácuo para o surgimento de uma nova liderança. Veio a campanha e o “menino” botou o bloco na rua com um discurso forte que ganhou o coração do eleitor. E assim como ocorreu em Mossoró com Alysson Bezerra (Solidariedade) e em Pau dos Ferros com Marianna Almeida (PSD), as velhas gestões cansaram o povo, e o povo cansou de velhas gestões. Ele (o povo) optou por mudança e pela renovação também em Lajes.

O deputado Benes perdeu a prefeitura que “era sua”, justamente no auge da carreira política. Podia perder todas onde apoiava, mas a de Lajes não! Mas perdeu! Agora é correr atrás do prejuízo.

O fato objetivo é que pela primeira vez desde 1988 surge um oponente com características para fazer frente a Benes Leocádio daqui por diante, na arena política da ‘República das Lajes’.

O jovem prefeito eleito tem a preferência do eleitorado mais jovens com menos de 30 anos.  E se apresenta como oponente viável, com potencial para arrebatar o protagonismo político do município, outrora conferido apenas ao atual deputado federal.

Benes Leocádio sabe que não é mais ator isolado nessa cena. Vai ter que dividir o palco, assim quis o povo.  Como diria Belchior: “o que há algum tempo era jovem e novo, hoje é antigo; precisamos todos rejuvenescer”.

Passada a euforia da vitória, os desafios agora recaem sobre as costas do novo prefeito. Seu desafio é converter a expectativa do povo em resultados práticos.  A grande prova estar por vir, e tenho convicção de que o futuro novo gestor tem essa noção. Quem não tiver, passe a ter!

A esperança da campanha se converte numa equação elevada ao cubo no que tange às projeções para o mandato.  A responsabilidade é grande, o jogo é bruto e Felipe não pode errar. Ele sabe disso!

Benes, no auge da carreira política, guarda cadeira, ao lado de Marcão, para um inesperado adversário (Foto: Web)

O município de Lajes certamente passará nos próximos anos pelo seu melhor momento econômico com o investimento das eólicas. Quis Deus que fosse na gestão do ‘menino’.  Um bom prenúncio porque vai administrar com o caixa cheio. Provavelmente se tocar uma gestão moderna, transparente, com serviços à população e obras estruturantes, terá capital eleitoral ampliado em 2024.

No entanto, temos que ressaltar: engana-se quem na ressaca da vitória, pense que o deputado Benes fechou seu ciclo em Lajes. De modo algum. Digamos que ele perdeu a invencibilidade. Caiu por terra o mito do Benes imbatível.

Todavia, vitórias e derrotas fazem parte da disputa eleitoral. O xadrez político é um jogo que segue sendo jogado.

Com essas variáveis caberá ao destino apontar os caminhos da próxima disputa municipal em Lajes, e aqui eu faço uma conjectura: daqui a dois anos, Benes Leocádio terá uma luta para renovar o mandato de Deputado Federal. Se não lograr êxito, fincará pé no município novamente para tentar retomar o palácio Alzira Soriano.

Prevejo um embate interessante: a oportunidade de Benes Leocádio testar sua liderança de cinco vezes gestor, contra Felipe Menezes, um jovem prefeito com potencial de crescimento.

Até lá.

Tárcio Araújo é jornalista

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo / Política

Comentários

  1. Fátima Ansel.o diz:

    Perfeito seu ponto de vista.Pra BENES e MARCÃO seria imaginável uma derrota mas o povo decidiu. LAJES quer liberdade,novos rumos e crescer.

  2. Cely Duarte diz:

    Amei o seu ponto de vista! Lajes precisava passar por essa mudança para fazer uma avaliação para 2024 os 38 anos de Benes no comando com uma cidade moledo de gestão ou os 4 anos do Menino que pregou mudança? Até lá

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.