• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 09/04/2021 - 16:44h
Governo Cidadão

Obra do Hospital da Mulher será retomada; unidade terá 165 leitos

O Governo do Rio Grande do Norte emitiu nesta sexta-feira (9) a ordem de serviço para o reinício das obras do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, em Mossoró, região Oeste potiguar. Essa é a maior obra viabilizada pelo acordo de empréstimo do Governo do Estado com o Banco Mundial. O investimento é de R$ 104 milhões, em infraestrutura física e equipamentos.

A unidade hospitalar será a maior do Rio Grande do Norte, com capacidade para 20 mil atendimentos/ano, recebendo pacientes de 62 municípios, destacou a governadora Fátima Bezerra (PT) em solenidade virtual. Canteiro de obras retoma atividades na segunda-feira (18), com prazo de entregar empreendimento em 14 meses.

Obra deverá ser concluída em 14 meses hospital deverá ter mais de 20 mil atendimentos/ano (Foto: Giovanni Sérgio)

Obra deverá ser concluída em 14 meses hospital deverá ter mais de 20 mil atendimentos/ano (Foto: Giovanni Sérgio)

“Missão dada é missão cumprida”. Assim definiu o momento o secretário estadual de Gestão de Projetos, Metas e Relações Institucionais (SEGRI) e coordenador do Programa Governo Cidadão, Fernando Mineiro. O gestor citou toda a equipe de governo quanto à dedicação e responsabilidade das ações que culminaram com a retomada das obras. “Desenvolvemos um trabalho eficiente e objetivo. Agradeço também à equipe do Banco Mundial e do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), que muito contribuiu para a formalização do Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), uma das etapas para a retomada das obras”, enfatizou.

Quando concluído, o Hospital da Mulher (localizado nas proximidades da Universidade do Estado do RN (UERN) terá 165 leitos, assistência ambulatorial, pronto-socorro, UTI, centro obstétrico com salas de parto humanizado, banco de leite humano e serviços de suporte para mulheres vítimas de violência. O local ainda funcionará como hospital de estágio, em parceria com universidades.

Histórico

A 1ª ordem de serviço da unidade de saúde foi assinada em 29 de dezembro de 2017 mas  um ano depois, apenas 23,26% das obras haviam sido executadas.

Ao assumir o Estado, em janeiro de 2019, a gestão da governadora Fátima solicitou um levantamento de todos os problemas técnicos nos projetos de engenharia que ameaçavam o andamento da obra. Por meio da Secretaria de Infraestrutura, ainda foi contratada um empresa para analisar e apresentar todos quantitativos de serviços do hospital e dos novos preços com suas respectivas cotações necessárias para a conclusão da obra após os ajustes dos projetos.

Os erros identificados iam desde a escolha da área baixa do terreno para a construção do prédio, uma vez que torna-se suscetível a alagamentos, à inexistência de um projeto de drenagem adequado, bem como de sistema de coleta e tratamento de dejetos, além de descumprir normas ambientais.

Os projetos também não abrangiam uma refrigeração compatível com o porte do hospital, nem a subestação elétrica tinha capacidade para atender a demanda.

Leia também: Secretário diz que projeto original de hospital não tinha pediatria.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde

Comentários

  1. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Sem um Hospital Pediátrico, será manco!
    Sei que minha palavra como a “fada” do Blog disse é insignificante. Mas não sou insignificante. Não por minhas origens, não por meu sobrenome, mas por mim, como potiguar, como apaixonada por Mossoró, por meu estudo, por viver numa casa de médicos.
    Peço ajuda ao querido deputado Souza, a Styvenson Valentim, ao Vereador Nelto que vem chegando, a Barcelos, da Formosa….como gostaria de pedir ajuda a Milton Marques, luz em Mossoró….
    Aos da família, fico quieta, muitos poderiam me ajudar nessa prece, mas me apego ao meu primo Dix-sept, muito amado…
    Fernando Mineiro, aprenda a me amar, independentemente do meu sobrenome.

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Falar em saúde sem falar em saneamento é imaginar babado como bico e sebo de tripa como gordura.
    UM GOVERNO QUE NÃO PRIORIZA O SANEAMENTO NÃO TEM COMPROMISSO COM A SAÚDE DO POVO.
    SANEAMENTO JÁ!!!

  3. Pedro Rodrigues diz:

    Dix-Selt Sobrinho sempre cobrou a pediatria, mesmo nos governos anteriores que removeram a ala do projeto. Agora esses que hoje, do nada, vem cobrar enquanto ficaram esse tempo todo calados, politiqueiros.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.