• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 14/10/2018 - 05:10h

Oito estados do Nordeste lideram “extrema pobreza” do país

Por Josivan Barbosa

A extrema pobreza cresceu em todo o país durante a crise, de 2014 a 2017, mas foi na região historicamente mais carente, o Nordeste, em que essa piora se deu de forma mais intensa. Estados como Bahia, Piauí e Sergipe viram dobrar ou quase dobrar o número de famílias vivendo na miséria.

Nove Estados atingiram um nível recorde no ano passado. Na média nacional, a pobreza extrema avançou de 3,2% em 2014 para 4,8% em 2017, maior patamar em pelo menos sete anos. Dos dez Estados com maior proporção de famílias vivendo em situação de miséria no país, oito ficam no Nordeste.

O Maranhão segue liderando o ranking de extrema pobreza do país. Mais abaixo aparecem Acre, Bahia, Piauí, Alagoas, Sergipe, Amazonas, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Na contramão, a Paraíba registra diminuição.

São consideradas em situação de extrema pobreza as famílias com renda domiciliar per capita abaixo de R$ 85 no ano passado.

Inflação

O próximo governo terá que se posicionar acerca do que fazer com a continuidade do regime de inflação. Mantida a regra, ele terá que definir em 2019 a meta de 2022 e assim sucessivamente, até definir a meta de 2025 no seu último ano de gestão, em 2022.

Quando o atual regime de inflação se iniciou, o país tentou ter um sistema que convergisse para metas muito baixas, que esbarrou nas dificuldades vivenciadas pela economia brasileira a partir de 2001. Depois de alguns anos tumultuados, a partir de 2005 e por um período de 14 anos, vigorou uma meta de 4,5%.

Ano passado, o governo anunciou duas novidades. A primeira foi a redução da meta, pela primeira vez desde meados da década passada. E a segunda foi a mudança da periodicidade, uma vez que ao invés de em junho ser definida a meta dois anos à frente, estendeu-se o período de alcance da meta e ela foi fixada também para 2020, quando será de 4%, tendo sido a meta de 2019 definida em 4,25%. Em junho do corrente ano, o Governo apontou a meta de 2021, que, conservando a tendência, foi definida em 3,75%, com nova queda de 25 pontos.

Campos Maduros

A ANP publicou resolução que reduz em até 5% a cobrança de royalties sobre a produção incremental em campos maduros. Isso deve atrair interessados nesses campos, já que se disciplina sobre o que deve ser feito para obter tais incentivos para elevar a vida útil dos campos, mas por outro lado reduz a arrecadação de royalties para os governos municipal, estaduais e federal.

Os campos maduros são os que têm mais de 25 anos ou os que já atingiram 70% da estimativa de produção. Nessa concepção há 241 campos (53% do total do país), dos quais 54% estão concentrados na Bacia de Campos, cuja produção começou nos anos 70. A Bacia RN-CE tem também um número considerável de poços maduros e há uma expectativa de que a exploração pelo setor privado se converta em incremento de royalties.

Fruticultura

Os exportadores de frutas do Brasil veem boa chance de ganhos se houver uma negociação com os Estados Unidos sobre reciprocidade tarifária, como o presidente Donald Trump ameaça fazer com vários parceiros. De acordo com Luiz Roberto Barcelos (Sócio-proprietário do grupo Agrícola Famosa, presidente do COEX e presidente da Associação Brasileira de Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) será uma boa oportunidade porque há anos se tenta melhor acesso aos EUA, mas sem sucesso.

Trump tem feito ameaças persistentes de impor taxas de reciprocidade sobre vários parceiros com o objetivo de ter as mesmas tarifas de importação que esses parceiros aplicam contra os EUA, sem levar em conta que as alíquotas existentes são resultado de demoradas barganhas.

Exportação de frutas

O Brasil é o terceiro produtor mundial de frutas, atrás de China e Índia. Mas só exporta 2,5% do que produz, e sua fatia nas vendas globais é de 3%. Para 2018, a expectativa é que as exportações brasileiras cresçam cerca de 12% e alcancem quase US$ 1 bilhão. Com a recessão no país até recentemente, a demanda interna caiu e a saída foi lutar mais no exterior.

Cimento

No início do ano, o setor cimenteiro projetou, conforme desempenho verificado a partir de dezembro de 2017, que as vendas de cimento poderiam crescer de 1% a 1,5% neste ano, comparado com o desempenho de 2017, que foi de 53,3 milhões de toneladas. Mas, o que se verá é um decréscimo da ordem de 2% ante o desempenho de 2017. E a capacidade ociosa do parque fabril cimenteiro deverá terminar o ano em 48% – o parque cimenteiro tem condições de fabricar 100 milhões de toneladas ao ano. Em quatro anos, a retração acumulada nas vendas das cimenteiras chega a 26%

Estimava-se vender 54 milhões de toneladas em 2018. Agora, nos cálculos do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC), com números revisados, após os dados de setembro, estima-se vendas de 52,1 milhões de toneladas.

Anos dourados

Os anos dourados da indústria cimenteira – de 2005 a 2014 – ficaram apenas na lembrança das fabricantes locais. No período, o consumo no país mais que dobrou, para 72 milhões de toneladas. Hoje, de 100 fábricas instaladas, cerca de 20 estão com atividades paralisadas e das 80 que operam muitas estão com um ou até dois fornos desativados.

Os números compravam essa realidade. O SNIC divulgou que as vendas internas caíram 2,2% na soma de janeiro a setembro, na mesma base de comparação, para 39,52 milhões de toneladas. Em setembro, frente ao mesmo mês de 2017, o recuo foi de 5,6%, em 4,6 milhões de toneladas. Em 12 meses, de outubro do ano passado a setembro, as vendas caíram 2,9%, ficando em 52,4 milhões de toneladas.

O aumento do custo do frete é um item crucial no negócio do cimento e do coque. Gastos com transporte de cimento correspondiam a 28% da receita líquida das empresas. Com o reajuste de 114%, essa fatia elevou-se para cerca de 50%. É um grande baque na conta das empresas. O coque, que representa 35% do custo de fabricação do cimento e é trazido dos EUA, subiu quase 200% em dois anos e meio.

Biometria

A identificação biométrica não funcionou para 10% dos mais de 87 milhões de eleitores habilitados a usar tecnologia na eleição de domingo. O percentual, que é superior aos 8,5% do pleito de 2014 – quando 21,6 milhões de eleitores tinham digitais cadastradas – foi considerado aceitável pelo tribunal. O plano do TSE é ter um índice de reconhecimento superior a 90%.

Explicação

Três fatores podem ter feito o percentual ficar em 10% no primeiro turno do pleito deste ano. O primeiro está relacionado à coleta inicial das digitais. Se o processo não foi bem feito, a verificação na sessão de votação pode dar problemas. O segundo é o possível desgaste da digital entre a coleta e o dia da votação por conta de fatores como o tempo seco ou sujeira. A terceira hipótese é uma falha no acompanhamento por parte do mesário.

Josivan Barbosa é professor e ex-reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA)

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “O Maranhão segue liderando o ranking de extrema pobreza do país.”
    Há necessidade de dizer que o Maranhão é governado por um comunista?
    Há necessidade de dizer que Flávio Dino prometeu tirar o Maranhão da Miséria e do atraso?
    Há necessidade de dizer que nas estradas maranhenses crianças, que deveriam estar nas escolas, mendigam um pedaço de bolacha aos motoristas e passageiros?
    Há necessidade de dizer que Flávio Dino se reelegeu no primeiro turno?
    Mantém o povo no atraso e na miséria, modelo venezuelano, para mais facilmente se manterem no poder.
    ///
    LIBERDADE NÃO É APENAS O DIREITO DE RECLAMAR OU DESOBEDECER.
    LIBERDADE É TER OS SEUS DIREITOS RESPEITADOS E PODER EXERCER SUA VONTADE
    Inácio Augusto de Almeida

  2. João Claudio diz:

    O nordeste não é uma região. É um gigantesco curral eleitoral, onde o gado e a tropa de burros disputam ‘casco a casco’ quem é o mais abestalhado.

    Os políticos, mais precisamente os do Sul e Sudeste conhecem o rebanho como ninguém.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Você está redondamente engano.
      O Nordeste e o Norte já foram isto que você diz.
      Difícil uma cidade do Nordeste, por menor que seja, que não tenha uma faculdade.
      É preciso compreender que as mudanças acontecem lentamente.
      O Nordeste de hoje não é o de ontem e não será o de amanhã.
      ///
      SEJA O ATO, SEJA A OMISSÃO; NA VIDA TUDO TUDO TEM CONSEQUÊNCIA.
      Inácio Augusto de Almeida

  3. Menezes diz:

    Interessante que sete dos móveis estado do nordeste reelegeram seus governantes no primeiro turno sinal q estamos retrocedendo passamos quase vinte anos sem puder descordar de quem tava no poder pq eram semi deuses.

  4. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    BASICAMENTE, O QUE VEMOS NOS MAVIOSOS COMENTÁRIOS DOS “SUPER INTELIGENTES: JOÃO CLÁUDIO BURRO NARO E O SEU CÚMPLICE DE HISTORINHAS DE TRANCOSO DOS ANOS 50, SR. IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO DA SILVA, SENÃO O FACCIOSISMO, A MENTIRA, A OMISSÃO DELIBERADA, O CINISMO E O FARISAÍSMO- POLÍTICO,CLARO, CONDIMENTADO PELO SENTIMENTO MAIS ABJETO ,E INFELIZMENTE TÃO AFETO ÁS SUAS DITAS PERSONALIDADES E A CONDIÇÃO DE ATOR POLÍTICO, QUAL SEJA O ÓDIO E A INTOLERÂNCIA TRAVESTIDA DE BOAS MANEIRAS E SUPSOT TALETO PRA COMÉDIA, QUANDO DAS GALHOFAS IRÔNICAS E DIVERSIONISMO RETÓRICOS COMO COMBUSTÍVEL NO SUPOSTO COMBATE À CORRUPÇÃO…!!!

    Num se avexem não pessoal….Os milicos,ou quem eles representam,poderão fazer o que quiser. Poderão até ganhar as eleições. Uma coisa,no entanto,não poderão se furtar: Enfrentar a realidade dura nua e crua realidade, realidade essa, basicamente construída, indiscutivelmente construída, não pelos doze anos de governos petistas e sim pelo escravismo, pleo fisiologismo, pela exclusão social da manifesta desgovernanças dos seus diletos da extrema direita, durante praticamente 500 (QUINHENTOS) anos.

    Os golpistas, àqueles conhecidos escroques que de quando em quando tramam, conspiram e executam golpes de estado, os quais, muito recentemente, os mesmíssimos que diziam aos quatro contos do universo Tupiniquim que os investimentos estrangeiros e a crise sumiriam no dia seguinte à deposição da presidenta Dilma,já estão há dois anos e meio chafurdando na lama que criaram e sem nenhuma perspectiva de sair dela.

    O povo, que idiotizado e hipnotizado pela nossa conhecida mídia foi deveras pela histeria coletiva criada pela mão invisível do golpe, ainda que lentamente,vem saindo de seu estado de torpor a que foi colocado e já apresenta alguns sinais de reação,como foi ao impedir a vitória do candidato golpista no primeiro turno.

    É esta realidade que irá se impor diante de resultado e de qualquer governo que se apresente no dia 1º de janeiro de 2019. Podem fazer o que quiser, Irão dizer e repetir ad-nauseam e mentirosamente que o PT quebrou o país, que a bagunça se generalizou,que a corrupção se alastrou etc,etc. Enfim,poderão fazer o discurso que quiserem mas, se melhorias concretas e efetivas para o povo, logo logo não adir, nada colará e,aí, será questão de tempo,pouco tempo,diga-se de passagem, para esta curriola seus decrépitos e ignorantes seguidores do moralismo sem moral voltar para as tumbas e as casernas – com golpe militar e (ou) sem -, de onde jamais deveriam ter saído.

    Não esqueçam senhores da extrema direita, voto , efetivamente não tem preço, voto têm consequências, e muitas vezes, delas drásticas e com enorme repercussão, também, na vida daqueles que de má -fé ou não contribuíram com sua dita “inteligencia e (ou) ignorância na consecução de uma nova, almejada dita nova realidade política, econômica e social que os senhores publicizaram como …VEJAM SÓ…CONTRA O SISTEMA….!!!!

    KKKKKKKKKKKKKK

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  5. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Respeite!
    Se você não tem respeito por si próprio, pelo menos respeite os outros.
    Quem se presta a defender preso por prática de CORRUPÇÃO se presta a qualquer papel.
    Você é tão despreparado que não escreve uma frase sem o auxílio do corretor. Daí colar textos de autores consagrados para posar de intelectual.
    Você carece tanto de discernimento que não percebe o desgaste a que se expõe ao copiar textos e publicá-los.
    Erro ao escrever esta resposta. Um tipo como você nem resposta merece.
    Vá ler, melhore o seu vocabulário.
    Aprenda um mínimo sobre comunicação social antes de tentar formar opinião.
    Eu tenho pena de você.
    ////
    NADA MAIS RIDÍCULO DO QUE UM MEDÍOCRE TENTANDO SER IRÔNICO.
    Inácio Augusto de Almeida
    ///
    59 X 41
    O resto é papo furado.

  6. Barbosa diz:

    Engraçado…se os estados do nordeste estão assim, acho que foi no governo do PT não foi? Ou foi agora da noite p o dia? O coveiro está com na porta da catatumba de número 13 esperando o cortejo fúnebre que começa a caminhar rumo ao seu destino.

  7. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Oh santa ignorância, basicamente pautado no anticomunismo doentio e cego …!!!

    Oh santa ignorância, também, pautada no moralismo sem moral à lá idade média…!!!

    Todavia, infelizmente, a história recorrentemente nos têm mostrado, os parvos , obtusos, moralistas e obscurantistas, sempre e sempre tentaram se utilizar Do medo como ferramenta principal de controle social.

    O fato é que, quando um ancião, reconhecidamente alfabetizado, tenta impor idéias medievalísticas através da desinformação como método, facciosismo politico, bem como através do manifesto proselitismo religioso etc.

    Então o que esperar de uma figura tal e qual…!!!???

    Se Vossa InsoLência suposto linguista e escritor universal, de fato, queres construir uma sociedade democrática, ao contrario de continuar disseminando o ódio e a intolerância através de chavões e mantras sabidamente moralistas e preconceituosos, por qual razão, por exemplo, Vossa insolência, não divulga$ que a campanha do seu Ídolo de barro CHAMADO BURRO NARO, deveras está sendo financiada pelas grandes mineradores daqui e de alhures, claro associados ao agronegócio predatório nacional, pelas Igrejas do Evangelismo pentecostal, onde sabidamente mais se lava dinheiro suo em nosso país, bem como por fabricantes de armas daqui e de alhures…MELHOR TRADUZINDO, DIRETAMENTE FINANCIADO POR EMPRESAS AMERICANAS DO NORTE, ÀQUELAS, ÀQUELAS MESMÍSSIMAS, QUE JUNTO COM A EXTREMA DIREITA NACIONAL, PLANEJARAM, FINANCIARAM E EXECUTARAM O GOLPE CONTRA A PRESIDENTA DILMA ROUSSEF.

    A PROPÓSITO, mui Dígno IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO DA SIRVA, por qual razão EDIR HONESTO MACEDO DA UNIVERSAL DO REINO DOS SEUS DEUSES, financia MONETÁRIA E PUBLICITARIAMENTE, e, dia-a-dia está em permanente conluio com o o seu CÃO DIDATO À PRESIDÊNCIA, JAIR MESSIAS BURRO NARO….!!!???

    Argumentos,argumentos, entrementes, indaga-se, respeitosamente, indaga-se…ONDE ELES FORAM PARAR….!!!???

    Douto Ignácio de loyola Brandão da Sirva, se não entendeu e (ou) compreendeu e apreendeu, estamos em pleno século XXI.

    KKKKKK….

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Você ultrapassa as raias do ridículo.
      Até o KKKK você plagiou. Ou você antes usava este KKKKK?
      ///
      NADA MAIS DIGNO DE PENA DO QUE UM MEDÍOCRE TENTANDO SER IRÔNICO.
      Inácio Augusto de Almeida

      ///

  8. carlos diz:

    o pt é o cancer do brasil.precisa ser desarraigado

  9. Barbosa diz:

    O autor do texto não é mais petista? O que houve?
    Foi escanteado?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.