• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 28/05/2020 - 12:30h
Esperteza

Olavo de Carvalho…

Olavo, o sofista (Foto: arquivo)

Por François Silvestre

..o bazófio. Essa figura tem planado nas nuvens da marginalidade filosófica. Aquele tipo de pensador que chupa conceitos clássicos de pensadores consagrados, distorcendo-os ou podando-os. Uma esperteza bem comum entre leitores de si mesmos, no exercício aprendido e apreendido nas mumunhas do sofisma. O sofista foi o primeiro marginal da filosofia.

O arauto da bazófia.

Essa é a escola clássica de Olavo de Carvalho. Não deixa de ser clássica, posto que é o classicismo da desonestidade filosófica.

Sua incursão pelo aristotelismo não passa da conclusão primária de que até os macacos intuem que o conjunto das bananas é maior do que o conjunto das bananas maduras. Ele não conseguiu sequer alcançar o aproveitamento que Tomás de Aquino fez de Aristóteles, na Escolástica. E muito menos da incorporação ao tomismo do pensamento de Platão, que o fez Santo Agostinho, na Patrística.

Olavo de Carvalho é um analfabeto “erudito”. Um inútil à humanidade, que vive do financiamento dos seus discípulos e de organizações fascistas espalhadas pelo mundo. Nunca deu um nó num saco de estopa.

Fala do Brasil, mas foge daqui como o cão da cruz.

Sua pátria é o dinheiro e sua coragem é um fuzil que atira em alvos de papelão.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. henrique diz:

    QUERO APROVEITAR E PEDIR PERMISSAO AO BLOG PARA PARABENIZAR OS POLICIAIS DE TIBAU, QUE TRABALHAM DIMINUINDO A CRIMINALIDADE INFILTRADA NO MUNINCIPIO E CIDADES VIZINHAS;PARABENS GUERREIROS!

  2. Roncalli Guimarães diz:

    perfeita análise. Esse marginal é um ladrão de pensamentos ,comete falsidade ideológica das ideologias filosóficas e forma quadrilhas de incultos e fanáticos úteis seduzidos pela linguagem de ódio camuflada de retórica .

  3. Q1naide maria rosado de souza diz:

    François Silvestre, obrigada pelo sorriso de hoje nesse momento estranho, difícil …”leitores de si mesmos”…

  4. João Claudio, o Anti-Pulhas. diz:

    43% da população brasileira tá louquinha pra GRITAR no ouvido do presidente FDP:

    ATENÇÃO PARA O GRITO.

    1, 2, 3, meia e JÁAAAAAAA….!

    – ACABOU, POOOORRA….!!!

  5. Andrade Silva diz:

    Um texto cheio de lugar-comum e ornamentado por palavras inabituais, numa vaidosa tentativa de anunciar erudição, até eu escrevo. Difícil é mostrar o equívoco na obra de um autor. Mostrar, comprovar e rebater.

  6. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    ANDRADE SILVA, até prova em contrário , você é um dos milhões de idiotas Burro Narianos digitais e inocentes uteis ESPALHADOS PELO NOSSO BRASIL, que o péssimo dublê de filósofo OLAVO DE CARVALHO, antes astrólogo internado em clínica psiquiátrica, “exilado” no suposto Éden do Capitalismo, de fato, Império Militar Industrial Americano do Norte.

    Alias, quem realmente lê e tem conhecimento da real trajetória da fraude conhecia como Olavo de Carvalho, sabe que ele é ladrão de sonhos no âmbito da folclórica e performática escola de filosofia por ele e outros insetos ditos pensantes, propagada nos intramuros da podridão da internet com seus milhares de neo-nazifascistas, supostos sabedores de tudo.

    Todavia Sr. ANDRADE SILVA, nem tudo está pedido, se realmente queres ter a possibilidade de sari do processo de desconstrução cognitiva, fruto das bem engendradas mentiras e fraudes introjectadas em sua cabecinha pelo seu Guru Olavo de Carvalho. Por favor, pesquise e atente que, o Portal METEORO, após pesquisa meticulosa, publicou um livro, refutando ponto por ponto um dos livros chamados “clássicos” ( O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA DEIXAR DE UM IDIOTA) na verdade, PLÁGIOS E fraudes publicadas pelo suposto guru.

    O LIVRO QUE, INCLUSIVE ESTÁ Á VENDA NO PORTAL METEORO: É INTITULADO: TUDO QUE VOCÊ PRECISOU DESAPRENDER PARA DEIXAR DE SER UM IDIOTA, e custa , tão somente R$ 26.00 (VINTE E SEIS REAIS) no site das LOJAS AMERICANAS.

    POR FIM, AFIRMO CONVICTAMENTE, OLAVO DE CARVALHO, NADA MAIS É E REPRESENTA NO MUNDO DA FILOSOFIA, QUE UM MALUCO FUGITIVO DO SEU PRÓPRIO PAÍS DE ORIGEM, SOBRETUDO EM RAZÃO DOS INÚMEROS CRIMES AQUI COMETIDOS, BEM COMO,DE FATO, É UMA FRAUDE PERSONIFICADA….!!!

    Um baraço
    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

    • Andrade Silva diz:

      Quem realmente faz da leitura de qualidade e reflexiva um hábito, de imediato conhece os dilemas da vaidade e passa a reconhecer está por aí; quando ela ecoa em letras capitais, ainda mais.

  7. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    ERRATA!

    Onde se lê que o dublê, leia-se cria do dublê…!!!

    Um baraço
    FRANSU~ELDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  8. Elder cavalcante diz:

    ‘”sua pátria é o dinheiro ,e a sua coragem é um fuzil que atira em alvos de papelão “,,,Perfeito!! é apenas uma pequena amostra do que Seja esse Astrólogo metido a filosofo ,um Mero Arroto ,Seguido por uma Cambada de terraplanistas com várias teorias da conspiração, que inclui a “Maldita ameaça comunista”.

  9. Rui Nascimento diz:

    Esse micróbio é tão filósofo quanto a Terra é plana, como ele mesmo incentiva seus súditos idiotas a acreditar!
    Oh Deus, tende piedade de nós!!!

  10. Hermiro Filho diz:

    Muitos não gostam desse senhor por nome Olavo, simplesmente porque o mesmo odeia COMUNISTAS.
    Ponto final.

  11. RUI diz:

    É isso,Parabéns Andrade Silva !!!!

  12. François Silvestre diz:

    Aqui faço justiça a Olavo de Carvalho. Ele saberia do que estou falando. Seria exagero pedir que um discípulo do mesmo, cá na querida Mossoró, tivesse alguma intimidade de leitura com Aristóteles, Platão, Santo Agostinho ou Tomás de Aquino. São ilustres desconhecidos dos seus discípulos. Inclusive, ele orienta para fujam de leituras. E informa ser a sua escrita a única leitura não permissiva. O pior ou melhor, felizmente, é que nem ele é lido pelos seus discípulos, disléxicos .

    • Andrade Silva diz:

      Uma mente envaidecida terá mesmo dificuldade em imaginar que em sua amada Mossoró, ou em qualquer outro interior, pode-se, sim, ter acesso ao conhecimento. Deve ter certeza que cultura é coisa própria da capital. Mas, vai saber se ele (o conhecimento) não se cansa, vez ou outra, do convívio com um ou outro intelectual de capacidade superior residente na capital e, nisso, mete o pé pela sinuosa BR 304?

      Talvez seja o momento de o senhor retomar o contato com alguém de quem se diz tão íntimo. Ajudo-o. Disse, certa vez, São Tomás – “Não te envolvas de maneira alguma com as palavras e ações de leigos.”.

      Obs.: Não sou aluno de Olavo. Li, dele, um ou outro artigo. Mas, para também ser justo,informo que bastou jogar no Google a expressão “leituras indicadas por Olavo de Carvalho” e apareceu uma série de links para textos e vídeos com indicações bibliográficas feitas por ele.

      Obs. da Obs.: Em Mossoró, pasme, já se sabe o que é Google!

      • François Silvestre diz:

        Taí a esparrela em que caem os “leigos”. Vc me acusou de lugares-comuns. Não há lugar comum mais escrachado do que fazer citação do google. E tirou de lá uma citação de Tomás de Aquino. Vc sabia que o google é useiro e vezeiro em publicações de textos com autenticidade duvidosa de autorias? Como sei disso? Por algumas constatações. Vc sabe o que é a Wikipedia, a maior enciclopédia da internet, publicada em todas as línguas? Pois, se me permite a vaidade, sou colaborador dela. E não dificilmente constatamos essas inautenticidades. Outra constatação? Eu mesmo já fui vítima de ter citação minha publicada com outra autoria ou o inverso, com citação atribuída a mim sem que eu seja o autor. Um verso meu, que está na capa do disco Cantoria 01, foi publicado como da autoria de Vital Farias. Ele mesmo fez a correção. Mas a conversa nesse nível é muito boa. E você me parece uma pessoa inteligente e de bom trato. Sugiro que procure Santo Tomás de Aquino nas fontes originais da sua obra. Vai lhe encantar. Ele é o enunciante da principal lei que põe a História no patamar das ciências. “Contra o fato ocorrido, nem a interferência de Deus tem eficácia”. Passe um bom fim de semana.

        • Andrade Silva diz:

          “Escolhas entrar no mar pelos regatos, não diretamente, pois é pelo que é fácil que convém chegar ao mais difícil.” – São Tómas de Aquino.
          Os dezesseis conselhos de São Tómas me foram apresentados por Sertillanges.
          Ainda vou pelos regatos, mas logo atenderei ao seu conselho (pelo qual sou grato) e vou aos originais.
          Um fim de semana (e demais dias de vida) produtivo e de muita paz e saúde para o senhor.

  13. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    ANDRADE, AINDA SE ENCONTRA, DIGAMOS, NO ESTÁGIO INICIAL DO PROCESSO DE DESCONSTRUÇÃO COGNITIVA…NÉ ISSO…!!!???

    IMAGINEMOS, quando ANDRADE, se tornar “aluno” do escroque, pulha e covardão…!!!

    Dito isso…Muito embora, não seja torcedor do flamengo, melhor traduzindo…DO URUBU!

    Conheço e reconheço, apenas e tão somente um ANDRADE, ESTE, exímio volante campeão pela instituição que tristemente, nos últimos anos, sob o signo da omissão, da desídia e do escravismo, passou incinerar seus meninos futuros campeões.

    Esse tal de ANDRADE e sua mente disruptiva que teima em canonizar uma fraude, jamais terá meu anônimo e insignificante reconhecimento.

    Posto que, se assim o fizesse, estaria de fato, desautorizando leituras de qualidade reflexiva como fecundo e revolucionário hábito.

    PS. estou empregando o termo “disruptiva” como uma alegoria analógica, sobretudo em função da verdadeira linguagem clássica da filosofia e outras formas de comunicação literária, versus a suposta e revolucionaria técnica do OLAVÃO MALUQUETE/CHARLATÃO, quando usa e abusa do negacionismo histórico e cientifico, latentes em sua maviosa obra, especialmente através de plágios, malversações, deformações , manipulações, mentiras e propagandas obscurantistas em forma de suposta literatura filosófica e jornalistica…!!!

    Um baraço
    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.