• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 13/06/2021 - 11:34h

Os desafios do melão brasileiro na China

Melões já no Aeroporto de Xangai na China, em 2020 (Fotos: Arquivo Ftrade Brasil)

Melões já no Aeroporto de Xangai na China, em 2020 (Fotos: Arquivo Ftrade Brasil)

Por Josivan Barbosa

No ano passado os exportadores brasileiros de melão receberam a permissão para exportar o melão para a China. No primeiro ano os embarques foram mínimos e alguns importadores testaram o melão brasileiro e logo deixaram de importar. Claro que a questão da pandemia teve forte influência, o que se verificou com outros tipos de frutas na importação pela China.

Apesar disso, os nossos produtores já estão plantando as variedades que interessam ao mercado chinês, como o Piele de Sapo, Dino e Amarelo.

O melão brasileiro é considerado pelo mercado chinês como um produto prêmio e os consumidores precisam se acostumar com o preço que é fortemente afetado pelo custo de transporte devido ao tempo que o produto necessita para chegar naquele mercado e por taxas de importação.

Normalmente, quase três o tempo para atingir o mercado europeu e quase cinco vezes o tempo de transporte marítimo para o mercado americano.

O nosso melão entra na China quando termina a temporada doméstica. Apenas o melão da província de Hainan ainda compete com o nosso melão.

Um pequeno número de países possui permissão para exportar melão para a China, entre eles Myanmar e Kirguistán. Mesmo assim, não pode comparar a qualidade do melão brasileiro com os melões produzidos e exportados por esses países. O nosso melão tem flavor (sabor e aroma) diferenciados.

Além disso, o peso do nosso melão Piele de Sapo pode atingir até três quilos, o que passa a ser mais um fator de atratividade naquele mercado.

O mercado trabalha com a expectativa de que a partir de agosto, os produtores brasileiros anunciem os valores do melão destinado ao mercado chinês, cuja exportação deve começar no final de setembro ou outubro.

O momento é de dúvida sobre o sucesso desse mercado para o melão brasileiro, mas os importadores precisam de um tempo para que o consumidor possa se acostumar com os preços elevados do melão brasileiro que chega na China quando comparado com os frutos do mercado doméstico

Josivan Barbosa é professor e ex-reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA)

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. Amorim diz:

    Acabei de ouvi a Bia Gurgel
    Expetacular!!

  2. Amorim diz:

    Ate agora a melhor é a Bia sem dúvidas ou bairrismo!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.