• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 17/05/2020 - 07:26h
Política e banditismo

Os estreitos laços entre o cangaço e o coronelismo

Em entrevista, escritor Honório de Medeiros mergulha nas entranhas do poder no sertão nordestino

Um dos articulistas perpétuos do Blog Carlos Santos, o professor, escritor e ex-secretário da Prefeitura do Natal e do Governo do RN Honório de Medeiros prestou significativo depoimento ao pesquisador do fenômeno do cangaço, como ele, Aderbal Simões Nogueira.

O vídeo constante dessa postagem, na íntegra, é o resultado dessa entrevista concedida por Honório a Aderbal, que trabalha como documentarista, tendo o cangaço como conteúdo predominante.

Conexões entre política, coronéis e cangaceiros, personagens que estão interligados no ataque do bando de Lampião a Mossoró, a produção literária sobre o tema, o aprofundamento científico à temática, memórias do grande estudioso (in memoriam) Paulo Gastão, a Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC), novo livro que desnudará o cangaceiro Jesuíno Brilhante e outros aspectos subjacentes estão no depoimento.

Não teria havido a invasão de Mossoró se não fosse Massilon (cangaceiro) – dispara.

Honório de Medeiros chegou a escrever um livro tendo esse personagem como foco principal. Porém seu trabalho vai além da historicidade de um bandido, pois avança em outras direções que se interligam.

Formam um quebra-cabeça complexo sobre o poder no sertão nordestino na primeira metade do século passado, bem como os laços entre coronéis e bandos de facínoras.

Aproveite essa ótima entrevista.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura / Gerais

Comentários

  1. RonaldoGurgel diz:

    Carlos Santos, bom dia. Gostaria que você perguntasse ao professor Honório de Medeiros se ele estudou na escola estadual Jardim de Infância Modelo( próximo à praça dos hospitais)? Acredito que estudamos na mesma escola na época. Tenho dúvidas. Aguardo retorno e agradeço antecipadamente.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Bom dia, Ronald.

      Ele deve esbarrar por aqui e o responderá, certamente.

      Abraços e bom domingo. Cuide-se.

    • Honório de Medeiros diz:

      Estudei, Ronaldo Gurgel. E ainda me lembro vagamente de alguns momentos. São como flashes. Espero que tenhamos nos conhecido por lá. Estou no instagram e facebook, como Honório de Medeiros. Abração.

  2. Aécio Dias diz:

    Amigo Carlos Santos, foi muito prazeroso ouvir o meu sábio primo Honório de Medeiros ( Medeirinho ) expor com maestria e didática própria dos estudiosos com formação humanística , A sua leve e agradável fluência que nos fez navegar na sua narrativa. Quem sabe, sabe, o resto é conversa fiada. Gde abç.

  3. Lenilson Fernandes diz:

    Grande Chico Honorio, amigo de longas datas, parabéns, excelente narração Dos fatos envolvendo os coronéis e o Cangaço.

    Forte Abraço.

  4. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Super Prof. Honório. Amanhã, leio o Sr. e o mestre François. Estou com suspeita de fratura na mão direita e nem posso fazer RX. Só imobilizando. Até mais. Me esperem. Já escrevi muito hoje, sou destra.

  5. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Que depoimento brilhante, Prof.Honório! Esperado, posso dizer. Importante, no estudo do Cangaço, um respeito à Ciência, para o trabalho não se desvirtuar. Fica bem registrado o seu envolvimento na cultura nordestina. Parabéns!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.