• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 26/02/2010 - 00:22h

Os “fantasmas” que rondam Rosalba Ciarlini – Eleições 2010

Nome de proa em pesquisas ao governo do Estado, números divulgados até o final do ano passado, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) desliza em ondas de boa envergadura. Está por cima. Vive a bonança.

Mas no círculo fechado do comando de sua campanha, ninguém cai na tentação do já-ganhou. Esse desatino é comum apenas entre os que enxergam o mundo sob efeito do narcótico da paixão ou da miopia política.

Com pesquisas qualitativas e sobretudo a vivência no ofício, as cabeças pensantes prevêem um forte cipoal adiante, em sua candidatura a governador. Administrar o previsto e, criar uma margem de manobra para eventuais "surpresas", compõem o trabalho de gestão da campanha que se avizinha.

Entretanto na prática, quais são os grandes "fantasmas" que povoam a postulação de Rosalba, capazes de colocar em xeque sua trajetória à Governadoria?

De saída, a autosuficiência ou, como queira, a arrogância. Em 1992, nos intramuros da campanha à sua sucessão, todos comemoravam a vitória do então vice-prefeito Luiz Pinto (PFL). Deu o "velho" Dix-huit Rosado (PDT).

O rosalbismo que emergia como grupo, precisava fazer o sucessor de Rosalba para se firmar em ascendência. Quase se destroça de vez.

Há outra dificuldade que exige cuidado milimétrico. Produz uma sensação ambivalente: entusiasma e assusta ao mesmo tempo. É o fato de ter em seu arrabalde as prefeitas dos maiores colégios eleitorais do Rio Grande do Norte, Micarla de Souza (PV) e Fátima Rosado (DEM), Natal e Mossoró respectivamente.

Os dois municípios respondem por cerca de 30% do eleitorado potiguar. Contudo, ambos fermentam crescente repulsa popular às governantes, corroídas por desgaste que pode respingar na própria candidata.

Arruda

A engenharia para tirar apenas dividendos dessa proximidade, é uma manobra que precisa de medidas dignas da nanotecnologia: nem pode ser muito próxima a ponto de queimá-la, nem muito distante que seja capaz de eclipsá-la.

O desgaste do DEM, partido da pré-candidata, que tem o governador afastado e preso de Brasília, José Arruda, como encarnação de belzebu, não chega a contaminá-la. A sociedade não faz associação, sobretudo numa cultura em que sigla partidária não passa de sopa de letrinhas ou nem isso.

E olha que ano passado, Arruda pôs a mão no ombro de Rosalba em evento do DEM em Natal, a saudando como "futura governadora" e ofertando sua imagem própria como suporte à candidatura. Estava podendo. Até então, ele era um dos mais bem-avaliados governadores do país.

Seria o populismo de Lula e o assistencialismo em escala industrial da União, as grandes ameaças à trajetória de Rosalba? É provável que pese, mas não é factível que decida. Lula não é candidato a nada. Eis um exemplo: a vitória de Micarla em Natal em 2008 teve Lula & Cia contra ela.

O estratagema de requentar denúncia, algo recorrente em campanhas eleitorais, não deve ser descartado. Do caduco "Relatório Marpe" (caso contra seu primeiro governo 1989-1992) ao uso errôneo de passagens aéreas no mandato de senadora, tudo pode ser revisitado.

O tom e a forma de utilização desse tipo de material é sempre difícil. Às vezes gera efeito bumerangue.

Talvez o que haja de mais preocupante no confronto seja a força e o bom uso da "máquina" do Estado. Historicamente ela incomoda a qualquer adversário. Não será diferente este ano.

Contudo o que pesa sobremodo numa campanha é ter, como adversário, um bom candidato. Será que o governismo o possui?

Em campanha ao governo em 2002, ao chegar para um encontro na Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró (CDL), a candidata Wilma de Faria (PSB) analisou o porquê da confiança em derrotar o então governador Fernando Freire (PMDB) e o senador Fernando Bezerra (PTB):

– Eu vou ganhar. Meus adversários são muito fracos.

E ganhou.

Em 2010, os contendores de Rosalba Ciarlini precisam provar que são diferentes ou vão ser condenados à clonagem dos "Fernando" de 2002.

Foto – José Arruda e Rosalba em setembro de 2009 em Natal.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog

Comentários

  1. Emerson Rallison C. da Silva diz:

    A candidatura de Rosalba cresce dia pos dia ,sua imagem esta contagiando em todo o estado.Denuncia sempre ira ter ,principalmente em quem ta na frente,mas a ROSA sabe muito bem se defender e o seu destino o povo ja lhe fez valer elegeu senadora e agora governadora para o bem de mossoro e do RN.

  2. George Duarte diz:

    Carlos Tenho certeza que em seu acervo de fotos, você tém o Governador Arruda com o senador JA. Que tal uma postagem do senador candidato a reeleição e uma do governador afastado e preso, ambos do DEM.

  3. ze roberto diz:

    Que nada.Isso tudo não significa nada,veja Lula o todo poderoso,é,Palocci “Boca Mole”,Zé Dirceu “O camaleão”,Jenoíno “O Santo”,até Dilma,a guerrilheira que nunca deu um tiro(mesmo de espingarda de cartucho,a arma dos guerrilheiros brasileiros),que foi presa,mas,nunca levou um beliscão,mais um magote bandidos enrustidos,MST,etc;Arruda o” feio”,é um canalha velho,como alguns outros,muitos.Nós,o povo,pensa em “Panis et circense”.

  4. George Duarte diz:

    Deus me livre e Guarde!!!

  5. Everton Carlos da Costa Cardoso diz:

    Nesse célebre dia, Rosalba, em discurso, falou: “Governador José Roberto Arrruda, eu vou ser uma governadora igual a você no Rio Grande do Norte!”.

  6. MARCOS PINTO - PTE. DA ACADEMIA APODIENSE DE LETRAS (AAPOL). diz:

    Ô EMERSON, FAÇO MINHA A CÉLEBRE FRASE: “QUEM CALA CONSENTE”. ROSALBA NUNCA MAIS, PARA O BEM DE MOSSORÓ.!

  7. Anderson de Almeida diz:

    Não substimem a força das lideranças…em 2006 Garibaldi Filho era o governador de “férias” Até hj ele é senador…

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.