• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 14/04/2021 - 15:20h
Preocupação

Os riscos de não tomar a segunda dose de vacina contra Covid-19

Do Terra

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse à imprensa essa semana, que mais de 1,5 milhão de brasileiros não voltaram aos postos de saúde para receber a segunda dose da vacina contra a covid-19. Quem não tomou a segunda dose no prazo estipulado, não está imunizado.

Mais de 1,5 milhão de brasileiros não retornaram para a segunda dose, alertou ministro (Foto: BBC News Brasil)

Mais de 1,5 milhão de brasileiros não retornaram para a segunda dose, alertou ministro (Foto: BBC News Brasil)

“Os dados que temos mostram que a pessoa fica resguardada com duas doses. Se ela toma só uma, não completou o esquema e não está vacinada adequadamente”, explica a médica Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações.

Existe um intervalo entre uma dose e a seguinte. Varia de acordo com o imunizante aplicado. No caso da CoronaVac, da Sinovac e Instituto Butantan, o tempo entre a primeira e a segunda dose é de 14 a 28 dias.

Já na AZD1222, de AstraZeneca, Universidade de Oxford e Fundação Oswaldo Cruz, o período de espera é de 3 meses.

Falsa segurança

Por mais que a primeira dose já dê um pouco de proteção, essa taxa não está dentro dos parâmetros estabelecidos pelos especialistas e pelas instituições que definem as regras do setor, como a Organização Mundial da Saúde, o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Outro ponto perigoso: ao receber a primeira dose (e não retornar para completar o esquema vacinal), o indivíduo corre o risco de ficar com uma falsa sensação de segurança.

Ele pode até achar, de forma absolutamente equivocada, que já está imune ao coronavírus e seguir a vida normalmente, sem os cuidados básicos contra a covid-19.

Recomendações mantidas

As recomendações, porém, continuam as mesmas para quem recebeu duas, uma ou nenhuma dose de vacina: todos precisam manter distanciamento físico, usar máscaras, lavar as mãos e cuidar da circulação de ar nos ambientes.

“Se o prazo para receber a segunda dose passou demais, pode ser necessário recomeçar o regime vacinal, pois todos os dados de eficácia que temos são baseados num protocolo. Se fugirmos disso, não temos como garantir a imunização”, diz a imunologista Cristina Bonorino, professora titular da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

De acordo com as últimas informações do Ministério da Saúde, até o momento o Brasil vacinou um total de 27 milhões de pessoas contra a covid-19.

O número corresponde a pouco mais de 12% da população do país.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Já tomei as duas doses e continuo mantendo todas as precauções.
    Lamento os mais pobres que não tem recursos para pagar transporte até local da vacinação.
    Por que Mossoró não segue o exemplo de Alcântara-MA, onde equipes de vacinação estão indo aos bairros mais distantes e lá vacinam os mais pobres?
    Se fosse período eleitoral não faltariam veículos para transportar eleitores pobres. Como é para transportar vacinadores a bairros pobres ninguém ajuda. Nem mesmo para transportar um pobre ao local de vacinação.
    Que mundo é este?
    VACINA JÁ

  2. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Sr.Inácio, muito bem. Parabéns por suas reivindicações sempre tão corretas.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.