• Expofruit - Teaser - 20-07-18 a 21-08-18 - Topo
domingo - 10/06/2018 - 16:48h
Mossoró

Página sobre CEI de Câmara Municipal ‘desaparece’ da Internet


Quem precisar consultar o Regimento Interno (RI) da Câmara Municipal de Mossoró, no site desse poder, o encontrará incompleto. Se fosse um documento físico (de papel), poderíamos afirmar que estaria com uma folha literalmente “arrancada”.

Talvez por coincidência, a ‘folha’ que falta é justamente a relativa ao enunciado de sete artigos, do 122 ao 128, “Das Comissões Processantes”, em sua Seção IV.

Regimento Interno no ar tem retirada de uma página que torna impossível entender uma CEI

Esse trecho trata da instalação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI). A supressão impede que qualquer pessoa possa acessar o site da CMM e tenha conhecimento técnico de como deve ser instaurada e funciona uma CEI.

A constatação da falha não é de hoje nem nova. O Blog Carlos Santos verificou-a no dia início da semana passada, quando obteve informação e publicou em primeira mão, que a Comissão Especial de Inquérito do Lixo seria abortada pela bancada da prefeita Rosalba Ciarlini (PP).

Ao acessar o próprio Regimento Interno para estudar melhor seu conteúdo, é que constatamos a situação estranha. Para documentar, fizemos print (fotografia de material virtual) de tudo, para que não fôssemos eventualmente desmentidos ou acusados de má-fé, quando fôssemos postar esta matéria.

Paralelamente, procuramos a versão da própria Câmara Municipal sobre a supressão desses dados. Seu coordenador de Comunicação, jornalista Regy Carte, atestou neste domingo (10) que não sabia do problema.

Defesa

Mesmo assim, Regy não vê má-fé da Casa:

- Sinceramente, não acredito que seja algo intencional. Primeiro, porque os técnicos de informática da Câmara, que respondem pelo suporte técnico do site, são concursados e não se dobram a nenhum tipo pressão nem precisam. Segundo, porque todos os vereadores e diversos assessores têm cópias.

Ele admitiu que a consulta pública na Internet, caso do Blog, ficou impossível de ser completada.

Cópia física, autenticada pela Vara da Fazenda Pública, mostra trecho que foi "arrancado" do site

Embaraços envolvendo Regimento Interno não são de hoje. Já houve até judicialização em legislatura passada, para se ter direito à sua posse. Em 2010,  por exemplo, o então vereador Genivan Vale (PDT) provocou a Justiça, para conseguir uma simples cópia do documento, pois circulavam textos discrepantes no Legislativo.

- Quando eu era vereador existiam vários textos de Regimento Interno. Denunciei em sessões. Parecia ser algo de propósito, para confundir e dificultar nossa consulta. Então acionei a Justiça e recebei minha cópia autenticada folha por folha, com carimbo da Vara da Fazenda Pública – confirmou Genivan Vale.

O que mais causa estranheza nesse episódio, é que o desaparecimento da página na Internet referente à instalação de comissões processantes, coincide com a polêmica da CEI do Lixo, enterrada pela bancada governista no último dia 5 (Bancada de Rosalba Ciarlini acaba com a ‘Cei do Lixo’).

O sepultamento da CEI seguiu roteiro previsível, final antecipado, mas com argumentos pueris e contestáveis no campo judicial. Eis mais combustível para essa novela que envolve muitos milhões, exala odor insuportável e personagens intocáveis pela justiça.

Acesse o Regimento Interno da Câmara Municipal clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.

Categoria(s): Política

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Até quando, meu Deus?
    ///
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS ESTA SEMANA?
    O ARRASTÃO DA FREI MIGUELINHO SERÁ ELUCIDADO ESTA SEMANA?

  2. Rocha Neto diz:

    Revolta, mais fazer o que ? Com a palavra o M.P.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      É proibido o povo ir às ruas protestar contra todos os desmandos? Não?
      O problema é que todos acham que manifestação de rua é coisa de gentinha.
      Enganam-se!
      Manifestação de rua é coisa de quem não perdeu a capacidade de indignar-se.
      E como indignação é um sentimento que não mais existe em Mossoró eles fazem o que querem certos de que todos aceitarão tudo caladinhos. Nem mesmo as gargalhadas de deboche dos condenados por prática de improbidade a mais de 5 anos de CADEIA, em primeira instância, desperta no mossoroense alguma revolta.
      A dor ensina a gemer. Dia chegará que o copo transbordará.
      /////////
      OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS ESTA SEMANA.
      DEPOIS DO ESCÂNDALO QUE EXPLODIU NÃO É POSSÍVEL QUE ESTES RECURSOS, PROCESSO JÁ SE ARRASTA POR 11 ANOS, NÃO SEJAM FINALMENTE JULGADOS.
      O ARRASTÃO DA FREI MIGUELINHO SERÁ ELUCIDADO ESTA SEMANA?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.