• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 14/03/2021 - 13:38h

Pediatria do século XVIII ao século XXI

Por Ingryd Medeiros

Mesmo fora da área médica, o termo Pediatra é bem difundido como “Médico de criança” e, por convivermos há tanto tempo com essa palavra, a definição nos parece óbvia. Mas, nem sempre houve essa segregação por área de atuação. Já se questionaram onde essa ciência arraigou suas origens? image2

Há registros de atividades médicas desde o Egito Antigo, quando apesar de poucas fundamentações teóricas, o homem passou a ansiar formas de tratar enfermidades físicas. Na época, não havia uma linha clara que demarcasse os limites entre a ciência e a religião, estando a medicina inevitavelmente misturada com a magia.

Foi na Grécia Antiga onde a medicina se constituiu como ciência, com os primeiros relatos e experimentos de Hipócrates, considerado o maior crítico da Medicina Moderna, título concebido por contestar as correntes filosóficas que tinham como base a hipótese de que apenas os deuses eram determinantes para todas as causas das doenças. Por mérito, foi também qualificado como o “Pai da Medicina” e ainda se imortalizou no seu juramento solene, proferido pelos concluintes do curso médico até hoje.

Com o passar dos anos, as ciências médicas foram se consolidando como fundamentais para o cotidiano dos seres humanos. Dentro dessa evolução, a medicina passou a se dividir em diversos departamentos de atuação e encontrou novas maneiras de proporcionar bem-estar e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Descrevendo de forma mais precisa, a palavra Pediatria foi criada em 1880, tem origem grega (paidos: criança e iatreia: processo de cura) e surgiu como especialidade apenas no final do século XIX, quando os elevados índices de mortalidade infantil exigiram que os médicos se aprofundassem no processo de doenças e curas de tal população.

O início da sua história se dá no século XVIII, considerado um marco para a medicina, graças aos avanços no ensino pediátrico na Europa. Destaca-se nesse período a descoberta da vacina antivariólica, por Edward Jenner em 1796.

O primeiro hospital pediátrico no mundo ocidental foi o Hôpital des Enfants Malades (tradução literal: Hospital para Crianças Doentes), criado em 1802, em Paris, o qual ficou conhecido por cuidar de pacientes apenas até seus 15 anos de idade. Médicos de todo o mundo acorreram à França para desenvolver formação em Puericultura e Pediatria, dado o protagonismo da medicina francesa à época.

Posteriormente, diversos outros centros pediátricos foram inaugurados em vários países: Alemanha, Rússia, Áustria, Polônia, Inglaterra… Paulatinamente, vieram a se desenvolver ações voltadas para a proteção da infância na América Central e América do Sul.

Carlos Arthur Moncorvo de Figueiredo – médico do século XIX – culto, amante das letras e das artes, é considerado o Pai da Pediatria no Brasil. No dia 28 de julho de 1882, com a presença do imperador D. Pedro II, inaugurou a Policlínica Geral do Rio de Janeiro: o primeiro curso de pediatria do país. Uma parte da elite médica, bitolada à uma prática essencialmente generalista, resistia à criação de áreas diferentes no interior do conhecimento médico.

Depois de gerar grande controvérsia, o curso de Carlos Arthur foi finalmente reconhecido e regulamentado, passando a funcionar em sua própria residência, na rua da Lapa, centro da cidade do Rio de Janeiro.

A visão pediátrica de Carlos Arthur era tanta que ele percebia a Policlínica Geral como uma forma de conseguir crianças (e diferentes casos clínicos) para as aulas práticas e já naquela época, demonstrava uma preocupação imensa com o Aleitamento Materno, tema de suma importância até os dias atuais.

Desde então, a pediatria passou a ser compreendida como uma especialidade diferenciada, visto que não segmenta o indivíduo, mas enxerga o corpo infantil com suas singularidades em relação ao adulto: inconcluso, em desenvolvimento e crescimento; “em processo de ser”.

O caminho até que se forje pediatra consiste em: 6 anos de faculdade para formação em medicina, seguidos por 3 anos de Residência Médica em pediatria. A evolução da pediatria foi tanta que, desde o século XX, já podemos ter acesso a sub especialistas, com cursos de formação bem estabelecidos.

Primeiro hospital pediátrico do mundo ocidental - Hôpital des Enfants Malades - (Reprodução Web)

Primeiro hospital pediátrico do mundo ocidental – Hôpital des Enfants Malades – (Reprodução Web)

Atualmente, são cerca de 40 mil especialistas em atividade, conferindo à pediatria o título de segunda maior especialidade médica no país, ficando apenas atrás da Clínica Médica. Houve aumento nesse número em mais de 10% nos últimos dois anos.

Contudo, a distribuição de pediatras nos estados brasileiros ainda é desigual: há uma grande concentração nos estados mais desenvolvidos e nas capitais. Mais da metade dos pediatras, aproximadamente 55%, estão localizados na região Sudeste do país. Longe desses números, está o Nordeste e o Sul com 16,2%, o Centro-Oeste com 8,6% e o Norte com 4%.

Ser Pediatra é atuar como agente em defesa da vida. É estar inteiro, atento e sensível. Por vezes, é preciso extrapolar nossos sentidos, como se fôssemos os super heróis favoritos dos nossos pequenos pacientes. Ser responsável pela saúde de uma criança significa garantir que tudo o que está em seu entorno trabalhe para um mesmo objetivo: o bem-estar infantil.

Não sei quanto aos outros 39.999 profissionais, mas essa pediatra que vos escreve é incrivelmente encantada com o mundo de sentimentos e afeto que a Pediatria proporciona.

Ingryd Medeiros é endocrinologista pediátrica

* Texto originalmente publicado na revista Presença

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. Helena Leite diz:

    Excelente artigo, Ingryd é uma médica apaixonada pelo que faz, dedicada e atuante.

  2. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Beleza, Ingryd. Com sabedoria da família Leite e estudo intenso, veio falar da população que amo, a das crianças. Tanto a puericultura como a pediatria vêm nos proporcionar saúde aos nossos pequenos.

  3. Ingryd diz:

    Obrigada pelo carinho! 🥰

  4. Lair Solano Vale diz:

    Parabéns a jovem Pediatra. Fico torcendo que seja uma Pediatra que atenda Sus e a Cooperativa Médica com seu plano de saúde.
    Já vi e fico triste com os médicos que não se preocupam com a maioria do povo,
    SÓ ATENDE PARTICULAR,mesmo se formando em escolas / Universidades públicas.

  5. Naerton Soares diz:

    Parabéns Ingryd pelo belo texto. Desejos de muito sucesso.

  6. Marcos Araujo diz:

    Doutora Ingryd, apesar de muito jovem, já é uma pediatra de excelência. Percebe-se que além da vocação para a medicina, tem um pendor para a literatura. Escreve com leveza e sabedoria, à semelhança do tio David de Medeiros Leite.
    Foi forjada no saber humanístico de Eudson Lacerda e Ilza Leite, seus pais; e está para se casar com Matheus Fernandes Silveira, outro jovem médico de muita ciência e inteligência, filho do casal Inavam Silveira e Joseane Fernandes, também pródigos edificadores do bem na nossa sociedade.
    São exemplos para a nossa juventude!

  7. David Leite diz:

    Sou “suspeito” por se trata de uma querida sobrinha… Mas que o texto tá bom, isso tá…
    Bjs
    Tio David

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.