• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 29/04/2014 - 14:59h
Momento delicado

Pedido de impeachment de Rosalba Ciarlini é lido em AL

O pedido de impeachment contra a governadora Rosalba Ciarlini Rosado (DEM) foi lido pela Mesa Diretora da ALRN na sessão desta terça-feira (29). O processo foi protocolado na semana passada e entregue por representantes do Movimento Articulado de Combate à Corrupção (MARCCO/RN) e solicita-se, ainda, o afastamento imediato da governadora das funções.

O pedido de Impeachment entregue à ALRN denuncia a governadora pelos seguintes crimes de responsabilidade: Uso de bens e serviços públicos do Estado para promover a campanha política nas Eleições Municipais em Mossoró/RN no ano de 2012, promovendo o impedimento ao livre exercício do voto pelos cidadãos mossoroenses; Atos de improbidade administrativa imputados pelo Ministério Público Estadual; e Transporte de verbas do orçamento sem autorização legal, através da suplementação acima do limite legal permitido pela LOA 2012 e da transferência de recursos constitucionalmente vinculados à educação para pagamento de pessoal inativo.

Os representantes do MARCCO ainda denunciam a chefe do Executivo por afronta às regras de competências constitucionais que asseguram a independência entre os Poderes e órgãos com autonomia financeira (LOA 2013 e LOA 2014), através da decisão política de não repassar integralmente os valores dos orçamentos dos Poderes Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público e do Tribunal de Contas, manipulando dados financeiros para uma readequação orçamentária decorrente de frustração de receita inexistente (corte orçamentário arbitrário por ato governamental ilegal em 2013 e ausência de qualquer ato em 2014;  e descumprimento generalizado das decisões do Poder Judiciário em todas as áreas de Governo. Pelo menos 26 ações descumpridas.

Segue o passo a passo do processo de impedimento:

1 – Leitura em plenário do pedido protocolado na Assembleia Legislativa e remessa à CCJ
2 – CCJ analisa a admissibilidade formal, verificando se há legitimidade dos proponentes e se atendem aos requisitos legais, se os fatos citados constituem objeto de investigação no âmbito do Legislativo e se as partes citadas são passíveis de serem responsabilizadas.
3 – Processo segue para o plenário para deliberação final sobre a admissibilidade ou não do pedido.
4 – Não sendo acatado, o processo de impeachment é arquivado. Caso seja admitida a denúncia pelo plenário, a Mesa Diretora emite ato para que seja criada uma comissão especial formada por cinco deputados estaduais eleitos. Paralelamente, cópia do processo é remetida ao Tribunal de Justiça do Estado. O TJRN sorteia cinco desembargadores.
5 – É instalado o Tribunal Especial, presidido pelo presidente do TJRN, e formado pelos cinco deputados e cinco desembargadores. Este tribunal vai analisar o mérito da denúncia.
6 – O afastamento, caso seja necessário, se dará por votação do Tribunal Especial e aprovação de dois terços de seus membros.

Com informações da AL.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política

Comentários

  1. Jackson diz:

    Deixem a Rosa trabalhar…

  2. João Paulo diz:

    Esse pedido de impeachment não vai dar em nada. Isso não interessa a maioria dos deputados da Assembleia Legislativa. Porque a maioria deles tendem a marchar com Henrique Eduardo Alves na eleição que se aproxima pra governo do estado. Se o plenário da Assembleia aceitar esse pedido de impeachment, Robinson Faria irá assumir o governo. E se Robinson assumir a máquina do executivo estadual, ele passa a ser o favorito pro governo do estado. E isso de maneira alguma Henrique Eduardo Alves, seu PMDB e outros ditos aliados querem ver acontecer. Portanto. Dona Rosalba não deve se preocupar com isso.

  3. RC 50 diz:

    DEPUTADO RICARDO MOTA PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO RN DEMONSTRA DESINTERESSE E CONTINUA COM A PRÁTICAS OPORTUNISTA DE BLINDAR O IMPEACHMEANT DA GOVERNADORA ROSALBA CIARLINE DEM/25,VAMOS OCUPAR AS REDES SOCIAIS NOS PRÓXIMOS DIAS,O MARCCO EM SUA PÁGINA NO FACE TEM UMA ENORME QUANTIA DE SEGUIDORES CONECTADOS E A PRIMEIRA FOTO VAI SER A DELE,OU FAZ A VONTADE DO POVO,OU VAI PRO MALHO,VAMOS SOLIDIFICAR NOSSA DEMOCRACIA PARA QUE POSSAMOS TER UM RN MELHOR,O JUDICIÁRIO JÁ ENTENDEU A MENSSAGEM E JÁ DEMONSTROU QUE ESTÁ DO LADO DO POVO,AGORA VAMOS PARA O LEGISLATIVO E O EXECUTIVO.E VIVA A DEMOCRACIA! ACORDA RN!
    //jornaldehoje.com.br/presidente-da-assembleia-descarta-pressa-para-votacao-impeachment-da-governadora/

  4. Luis Carlos diz:

    o rn ainda vai ter que aguentar essa governadora fechadora.
    Henrique Eduardo com sua experiência e sabendo onde abrir as portas em brasília é a melhor opçaõ. Robson Farias só rompeu com essa governadora rosa porque Carlos Augusto , Senador José Agripino e a própria Rosa
    práticamente o expulsou do governo tirando-lhe espaços. Nao fosse isso, Robson Farias estaria até agora ao
    lado da governadora rosa e lhe aplaudindo e elogiando mesmo ele tendo sucateado e levado ao caos todas as
    áreas do rn. como saúde. segurança , turismo e educação.
    Ela faz proapaganda enganosa, e ainda tem os bestas para votar nela. tem gente que gosta de sofrer.

  5. LUIZ TRINDADE diz:

    Só vai ser lido e não passa disso aí… A justiça de rabo preso até se entende o porque, tendo em vista a pontualidade, até antecipada, no pagamento da sua “mesada”! Mas a ALRN, independente, soberana, também gozando do mesmo engessamento de rabo é no mínimo muita peleguice dos senhores parlamentares, né, não???

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.