• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 23/10/2018 - 23:58h

Pensando bem…

“Não me digam como devo ser, gosto do jeito que sou, quem insiste em julgar os outros, sempre tem alguma coisa pra esconder.”

Renato Russo

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...

Comentários

  1. Paulo Carvalho diz:

    VARRER O INIMIGO DA FACE DA TERRA

    Em abril de 1907, quando o Partido Comunista ainda se chamava Partido Social-Democrata dos Trabalhadores Russos, o militante bolchevique Vladimir Lênin, que dez anos depois lideraria o Golpe de Outubro, foi submetido a um julgamento interno pelos rivais mencheviques. O conteúdo de brilhante defesa pode ser encontrado no Volume III das Obras Completas de Lênin e, em inglês, no excelente portal Marxists.org, que tem sido um guia seguro nas minhas pesquisas sobre a história do comunismo. Hoje eu gostaria de destacar um trecho da fala de Lênin nesse julgamento interno do partido:

    “É errado escrever sobre companheiros de Partido numa linguagem que sistematicamente dissemine entre as massas trabalhadoras o ódio, a aversão e o desprezo àqueles que sustentam opiniões divergentes. Mas pode-se e deve-se escrever nesse tom sobre organizações dissidentes…” Quando se trata de responder aos inimigos, ensina Lênin, é dever do militante utilizar uma linguagem “calculada para despertar contra o oponente os piores pensamentos, as piores suspeitas; não para corrigir-lhe os erros, mas para destruí-lo, para varrer sua organização da face da Terra.” (Selected Works, Vol. III, pp. 486 ss.).

    Na última segunda-feira, O candidato presidencial Fernando Haddad repetiu duas vezes a mesma afirmação, primeiro em um evento na PUC-SP, depois no programa Roda Viva: “Jair Bolsonaro é o anti ser humano, ele representa tudo que deve ser varrido da face da Terra”.

    Mesmo considerando o destempero e a exaltação de ânimos da campanha eleitoral, a frase de Haddad é simplesmente abominável. Primeiro, porque desumaniza o adversário. Esse é o primeiro passo do totalitarismo: considerar o oponente como uma “coisa”. Segundo, porque não foi dita apenas uma vez, mas repetida. Trata-se de um bordão previamente elaborado para causar determinado tipo de reação no público. Terceiro, porque se refere a alguém que há poucas semanas sofreu um atentado que quase lhe tirou a vida. É praticamente o mesmo que afirmar, como tantos fizeram, que Adélio Bispo “não fez o serviço direito”. Varrer da face da Terra, no caso, significa aniquilar o inimigo. Não retirá-lo do poder, não conduzi-lo à prisão (caso tenha cometido algum crime), não enviá-lo ao ostracismo — mas simplesmente tirar-lhe a vida. Imaginem — apenas imaginem — se Bolsonaro tivesse dito a mesma frase.

    Quando Lênin, em 1907, defendeu a necessidade de destruir os inimigos, ele estava prenunciando todos os crimes cometidos em nome do socialismo ao longo do nosso tempo. Graças a essa mesma lógica, aplicada em escala mundial, mais de 150 milhões de seres humanos encontraram a morte; e outros milhões encontraram a miséria, a opressão e a tortura. Tudo isso foi feito “Em defesa do socialismo” — expressão que dá título a um livrinho de Fernando Haddad publicado em homenagem ao Manifesto Comunista de Marx e Engels, de 1848.

    Por diversas vezes, a máxima de Lênin aplicada por seus seguidores, tais como Stálin (“Ele não quer rebater seus argumentos, ele quer acabar com você”, disse Kamenev a Trotsky em 1928), Che Guevara (“Sim, fuzilamos e continuaremos fuzilando!”) e Saul Alinsky (cuja principal obra, “Rules for Radicals”, é dedicada a Lúcifer).

    Haddad é um discípulo confesso da tradição socialista, revista e piorada pelos pensadores da Escola de Frankfurt (Horkheimer, Adorno, Marcuse e outros), cuja obsessão por abolir a moral cristã e o primado da família vem guiando a esquerda mundial nos últimos 50 anos.

    Arrisco-me a dizer que a frase de Haddad é o indício de que algum um ato criminoso esteja sendo planejado para eliminar Bolsonaro. Para tanto, é necessária a criação de um clima de falsa “hostilidade” e “animosidade”, mesmo depois de milhões irem às ruas sem uma vidraça quebrada. Uma possibilidade é a de alguém “terminar o serviço” que começou em Juiz de Fora (e a apreensão de explosivos plásticos dias atrás no Rio de Janeiro nos dá motivos de preocupação). Outra possibilidade, bem na tradição gnóstica, é a de simular uma agressão, praticar o auto-lesionismo e culpar o inimigo. Nesse meio há gente capaz de tudo — e quando eu digo tudo, é TUDO.

    Nós estamos vivendo uma revolução popular e democrática no Brasil. E isso os chefões não podem aceitar. Eles não querem apenas varrer o Bolsonaro da face da Terra. Querem também varrer você, amigo leitor, e tudo que você ama.

    FONTE: AQUI

  2. fernando diz:

    Pergunta que se faz: Porquê o Bozo recebeu Benes e Não quis receber o Cabeção?

  3. João Claudio diz:

    BOM DIIIIIIIIIIIIIIIIA, PRESIDENTE (‘Balsionario’).

  4. João Claudio diz:

    Quando o diabo não vem manda o secretário. Quando o secretario não pode vir, o diabo diz:

    – Sem problemas. Vou mandar um comunista me representar. Melhor que o secretário.

  5. carlos diz:

    # PT NUNCA MAIS. o partido mais corrupto da historia do mundo de todos os tempos.

  6. João Claudio diz:

    Da série ‘De volta ao passado’.

    ‘Para prender o Lula, vai ter que prender muita gente, mas, mais do que isso, vai ter que matar gente. Aí, vai ter que matar.’

    Gleisi Hoffmann, em janeiro de 2018.

  7. João Claudio diz:

    Da série ‘ Fala que eu NÃO te escuto’.

    ‘É questão de tempo pra gente tomar o poder. Aí nós vamos tomar o poder, que é diferente de ganhar uma eleição”.

    Zé Dirceu, O Bandido, em setembro de 2018.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Este condenado a mais de 30 anos de cadeia tem até às 17 horas de hoje para se apresentar e ser recolhido ao xaxado. Ele que não se apresente. O camburão já está com o motor ligado.
      O manda-chuva no governo do Lula recolhido aos costumes…
      Aqui no RN condenado por prática de corrupção passiva a vários anos de cadeia pelo TJRN continua exercendo mandato eletivo e administrando verbas públicas de quase 2 milhões de reais por mês.
      Não entendo o PT ficar calado. Não entendo o Pinguço da Barragem silenciar ante tamanho absurdo.
      ///
      NADA MAIS TRISTE E DIGNO DE PENA DO QUE A DECADÊNCIA DE UM CORRUPTO.
      Inácio Augusto de Almeida

  8. João Claudio diz:

    Da série ‘O dia em que os pavões covardes se calaram.’

    ‘Nós temos uma Suprema Corte totalmente acovardada.’

    Lula, O Criminoso, em Março de 2016.

  9. João Claudio diz:

    Da série ‘O cabaré acovardado do Lula sob nova direção(???)’.

    ‘Para fecha o stf basta um cabo e um soldado. Taoquêi?’

    Eduardo Bolsonaro, em outubro de 2018.

  10. João Claudio diz:

    ‘O PT faz o diabo para ganhar as eleições. Quando perde, também.’

    Soldado João Claudio.

  11. João Claudio diz:

    Da série ‘CUIDADO! O CAPITÃO CHEGOU.’

    Alexandre de Moraes autoriza o senador ladrão, Acir Gurgacz, preso condenado a mais de quatro anos de cadeia a trabalhar no Congresso durante o dia.

    – Esculhambação como essa só acontece no…no…no…no brasil sil sil sil…!

    – É esculhambação ô num éééééééééééé…..!

    – Éeeeeeeeeeeeeeeeee…!

    CUIDADO!

    ♫ MITOsunami vem aí, lá lá lá lá lá

    ♫ MITOsunami vem aí, lá lá lá lá lá

  12. João Claudio diz:

    Não convidem Cid Comes e o Mano Brown para subir no palanque do PT, sem antes combinar o ‘esquema’.

    Tá dado o recado.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.