• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 28/08/2012 - 05:54h
Fim de governo

Pesquisa causa abalo em relações entre poder e jornal

Deteriora-se velozmente uma relação estável que sobrevive há quase oito anos. Até então sob harmonia, que se diga. Não são mais tão sólidos os interesses que unem o jornal Gazeta do Oeste e o esquema da prefeita de direito Fátima Rosado (DEM), a “Fafá”.

A parceria que marchava de mãos dadas desde o início do primeiro governo de Fafá (2005/2008) está em xeque.

Emília freou intervenção

A sucessão municipal deste ano causa abalo de grandes proporções entre o periódico e o chamado “fafaísmo”, comandado pelo agitador cultural Gustavo Rosado (PV), irmão de Fafá, seu chefe de Gabinete. Ele é tido como o prefeito de fato e de comportamento irascível quando contrariado.

O mais novo episódio que opôs antigos aliados foi a divulgação de pesquisa no domingo (26), pelo jornal – Veja AQUI. Os bastidores revelam que o entrechoque entre Gazeta do Oeste e Gustavo deixa sequelas, abre um fosso e aponta novos rumos nessa convivência.

Com seguidas pesquisas que apontam inferioridade da sua candidata a prefeito, vereadora Cláudia Regina (DEM), em relação à deputada estadual Larissa Rosado (PSB), Gustavo tentou intervir no jornal. Sem sucesso.

Seu pedido de cancelamento da veiculação foi rechaçado. Gustavo tinha “autoridade” para plantar notas em colunas e apontar manchetes com naturalidade de quem manda. Foi assim durante anos. Nesse caso, experimentou situação diferente.

Subterrâneos

Mesmo sendo o maior anunciante da empresa e com forte influência em sua linha editorial, a Prefeitura de Mossoró parou na voz da diretora do jornal. Maria Emília Pereira ratificou que a sondagem do instituto Cipec do Recife-PE seria apresentada. Ignorou a intimidação.

A diretora-geral ponderou que a iniciativa teria bons resultados financeiros e à imagem da empresa.

A partir daí, Gustavo passou para um degrau mais abaixo dos subterrâneos, onde circula com muita desenvoltura.

Ele acionou o escritório de advocacia que serve ao seu esquema desde o primeiro trimestre de 2009. O mesmo escritório que presta serviços ao gabinete do deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM), marido de Fafá, e que ironicamente atuou com destaque em favor da campanha de Larissa Rosado a prefeito em 2008.

Gustavo frustrou-se, dessa vez, com Gazeta

A ordem foi deter a qualquer custo a pesquisa. Sabia-se, por informação passada por funcionários do próprio jornal a Gustavo, que os números batiam com os de outras sondagens em poder do esquema governista.

A saída encontrada foi “aparelhar” o candidato a prefeito pelo PRTB, professor Edinaldo Calixto, para esse fim. A ação tentou embargar a publicação do trabalho da empresa pernambucana, com base na falha de grafia de um nome próprio.

A Justiça Eleitoral não deu amparo ao arrazoado. Tudo foi visto como deslize residual, que em nada interferiria na informação.

De olho no futuro, a direção da Gazeta do Oeste resiste à intervenção de Gustavo, que ocorreu com relativa naturalidade ao longo de quase oito anos. Passa a assumir uma outra postura.

O prefeito de fato é ouvido, mas não escutado como antes. Os tempos são outros.

Vale lembrar: Fafá e Gustavo têm apenas pouco mais de quatro meses de gestão pela frente e uma eleição difícil no meio.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Existe aquela velha piada do revolucionário que ao chegar a uma ilha, sobrevivente de uma naufrágio, perguntou se ali havia governo. E ao ser informado que sim, ergueu o braço com o punho fechado e bradou:
    EU SOU CONTRA!
    Mas como hoje os tempos são outros…
    Até porque ninguém é culpado pela alternância que acontece nos governos.

  2. B.Nunes diz:

    Que absurdo , o sectarismo predominante em algumas mentes leva a ações inconsequentes , tornando-as inexpressiva , sem conteúdo .

  3. FERNANDO fF diz:

    Pra mossoró só exite uma alternativa:Tirar um Rosado e colocar outro.É o popular voto minhoca.

  4. Sebastião Almeida de Medeiros diz:

    Como leitor assíduo do Jornal Gazeta do Oeste, desde a sua criação, só posso é parabenizar a Dra. Maria Emília – Diretora do jornal, pela correção que teve para com os leitores da Gazeta. Ninguém gosta de comprar jornal para ler sobre mentiras. Que assim seja, sempre.

  5. Iris Maia diz:

    FERNANDO fF, parabéns pela sua profundidade de raciocínio (hehehe).

  6. Gilson Martins diz:

    O que lamento, prezado Carlos, é que a reação do jornal frente a um pedido qualquer de Gustavo talvez fosse outra, caso a candidata deste estivesse em vantagem. A reação é muito coerente com a história recente do periodico de Canindé Queiroz. Pegando carona no comentário do Inácio, para a Gazeta “Há Governo? Sou a favor”. Expõe facetas do prefeito de fato, como você o chama, mas também da imprensa local.

  7. Rui Nascimento diz:

    Fernando, você tem toda razão, pois tomos nós sabemos, e não é de hoje, que os Rosados se dividiram para se multiplicarem, uma matemática que eles utilizam com muita competência. O pior é que o povo de Mossoró sabe, mas é conivente com essa divisão-multiplicação.
    E assim caminha a humanidade mossoroense.

  8. Francy Granjeiro diz:

    Na frase: Gustavo tinha “autoridade” para plantar notas em colunas e apontar manchetes com naturalidade de quem manda. Foi assim durante anos. Nesse caso, experimentou situação diferente.
    E sem sucesso, que situação AMARGA heimmm Gustavo??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  9. Jefferson Cavalcante diz:

    As Correntes da Escravidão no mundo da impressa em Mossoró está se libertando das correntes do Gustavo PV

  10. Marcus Vinicius diz:

    Os grandes jornais (a Gazeta é grande no âmbito de sua circulação) que costumam se vender aos interesses governistas ou mesmo de determinados grupos políticos-econômicos, têm seus dias contados.

    A internet é um instrumento cada vez mais popular. Blogs jornalísticos ou de pessoas que convivem com os fatos, são cada vez mais lidos. Se de um lado Gustavo Rosado tenta comandar a Gazeta do Oeste ao seu bel-prazer, do outro lado temos Carlos Santos, Cezar Alves e diversos outros blogueiros para nos passarem o outro lado dos fatos.

    A era da internet é a era do fim do monopólio da informação. Precisamos agora aprender a lidar com as informações.

    Mas como já dizia o grande constitucionalista José Afonso da Silva: “A educação não é um pressuposto da democracia, mas antes de tudo, sua consequência”.

  11. Alexandre Rêgo diz:

    E o mais incrivel é que nao vemos nenhum blog/jornalista comentar o erro grave que existiu no questionario da pesquisa contratada pela Gazeta do Oeste. Ainda nao vi em nenhum local o questionamento do instituto contratado ter invertido a amostragem por sexo. Segundo o TSE ( //www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/estatistica-do-eleitorado-por-sexo-e-faixa-etaria ) a distribuição de Mossoró é 54% de Mulheres e 46% de Homens. Ja o instituto contratado pelo jornal considerou 54% de Homens e 46% de Mulheres. Sera que podemos confiar em um instituto que comete um erro tao primario como esse? E todas essas fontes são do site do TSE.

    Att.

    Alexandre Rêgo

    • Leonardo diz:

      Quem não te conhece que te compre Alexandre Rêgo…
      Você é conhecido nas redes sociais por defender com paixão o DEM, mais porém, faltam-lhe razão, seu partido não te correspondeu.
      Sera que podemos confiar em suas afirmações?

  12. nelson diz:

    CMENTARIOS ENGRAÇADOS! QUER DIZER QUE OS ANOS Q A GAZETA MAMOU DA PREFEITURA FOI CERTO? SÓ AGORA QUE NAO ACEITOU UM ÚNICO PEDIDO DOS AZULADOS VIRA HEROI? E UMA RUMA DE OPINIÕES COMPRADAS Q SE PASSAM POR JORNALISTAS EM MOSSORO? CALMA, CALMA, O BURACO É MAIS NO MEIO.

    O QUE ESTÁ MUDANDO NÃO É A IMPRENSA AMARRADA AOS PODERES NAO, É O POVO QUE ESTÁ ACORDANDO.

    OS PODRES ESTÃO AINDA AI NA NET, RADIO, TV, SO QUE ESTÃO SENDO FILTRADOS….. NAO SÃO MAIS NEM LIDOS EM BANHEIROS DA RODOVIARIA…

  13. EDINALDO diz:

    É,e o principal interessado no erro grosseiro cometido na pesquisa ao trocar o nome do candidato Edinaldo Calixto por um outro que nem está na disputa,o “Ednaldo Jales” revela o quanto este instituto de pesquisas está desinformado acerca dos candidatos que (diz) que foram pesquisados. E o jornal nem deu espaço para o candidato Edinaldo calixto se pronunciar,são erros crassos como estes que descredenciam a pesquisa,e além do mais creio que será bem mais fácil acreditar que tal pesquisa é uma” furada”do que provar que como diz o bloguista: “A saída encontrada foi “aparelhar” o candidato a prefeito pelo PRTB, professor Edinaldo Calixto,”,Quer comprar a briga pra ver quem tem razão?

  14. Ìtalo Martins diz:

    -01- Quem encomendou essa pesquisa ?
    02- CIPEC presta assessoria a qual candidata
    03- Por quê a pesquisa saiu tão (salgada), o leitor pode discenir.
    04- Os erros da pesquisas, dão credibilidade a pesquisa?
    05- A divulgação foi paga ou não.
    Tenho dito.

    • gioneide carvalho diz:

      VOCÊ TEM RAZÃO MEU CARO ÍTALO,O LEITOR PODER CONFIAR EM UMA PESQUISA QUE ERRAR ATÉ O NOME DO CANDIDATO. NÃO TEM CREDIBILIDADE ALGUMA, COMEÇO A PERCEBER QUE TUDO O QUE ESTÃO DIZENDO SOBRE O 40 ESTÁ NA FRENTE É PURO ERRO, DA-LHE CLAÚDIA REGINA ESSA É NOSSAAAAA.

  15. Rui Nascimento diz:

    Algum instituto faz pesquisa de graça?

    • Nicênia Aguiar diz:

      MUTO BEM RUI!!!!!!!!!!! É PQ A ÚNICA PESQUISA VÁLIDA É A SEGUNDA DA TCM E QUE FOI FEITA GRATUITAMENTE!!!!!!!!!!!KKKKKKKKKKKKKK

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.