• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 24/11/2013 - 11:06h
Petrobras

Petroleiros vão à luta contra uso político e demissões

As entranhas da Petrobras estão em ebulição. Supostas intervenções político-partidárias, adoção de nova ordem de investimentos e relações com trabalhadores fundamentam mobilização que ganha proporção nacional.

Federação Única dos Petroleiros (FUP) convoca  os Sindipetro´s filiados, especialmente, o SINDIPETRO-AM, SINDIPETRO-CE/PI, SINDIPETRO-BA, SINDIPETRO-ES, SINDIPETRO-PE/PB e convide também o SINDIPETRO-AL/SE para reunião emergencial em Natal, nesta segunda-feira (25), às 14h, no Hotel Monza, “com o objetivo de discutir ações, atos e formas de luta para o enfrentamento do avanço da política neoliberal na Petrobras e no dia 26 (terça-feira) realizaremos um grande ato, na sede da Petrobras, em Natal em protesto contra assas agressões”, assinala comunicado.

Poder queima estatal e deixa trabalhadores em dificuldades

As áreas terrestres da Petrobras enfrentam problemas que dizem respeito ao esvaziamento de atividades, cortes de investimentos, calotes, desativação de postos de trabalho, violência e assédio moral, substituição de trabalhadores próprios em regimes especiais por trabalhadores terceirizados entre tantas perseguições, irregularidades e arbitrariedades se configurando em desrespeito a legislação trabalhista e civil vigente, como também em descumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho.

José Araújo, coordenador geral do Sindipetro/RN, assinala que três pontos em especial estão na pauta dessa luta.

Desemprego

“Primeiro foi desligamento de 3 companheiros da Petrobras sob a alegação de uma suposta por incompatibilidade com o Edital do Concurso. Os companheiros demitidos já estavam com mais de 3 anos de empresa”, afirma.

“O segundo caso refere-se a empresa Sertel, que prestava serviços de manutenção na Petrobras em Mossoró. A empresa não pagou os salários do mês de outubro, encerrou bruscamente suas atividades no dia 19 de novembro próximo passado e demitiu todos os 430 trabalhadores alegando supostas querelas judiciais e, pior, não pagou as verbas rescisórias para ninguém”, aponta.

Outra situação delicada está relacionada a Luiz Antônio Pereira, “um ex-gerente da Construção de Poços Terrestres (CPT/SE) que havia sido afastado da gerência devido a problemas relacionados com a falta de competência gerencial e prática de assédio moral tendo sido, inclusive, condenado na justiça trabalhista por tais atitudes.”

Araújo assinala, que “o tal ex-gerente foi agraciado com uma nova gerência (veja AQUI) criada especialmente para atender seus interesses particularistas devido a uma suposta intervenção do PMDB e um irmão que é ministro do TST (Tribunal Superior do Trabalho) – Emanoel Pereira. Isso tudo com a conivência da alta cúpula da Petrobras”.

Luiz Antônio: mais força do que o "capitão"

O Monstro

Luiz Antônio foi ungindo no começo do Governo Lula, a partir de articulação especial dos deputados federais Henrique Alves (PMDB) e Fátima Bezerra (PT), no Gabinete Civil, à época comandado pelo “capitão do time” – o ministro José Dirceu (PT).

O ex-ministro há poucos dias passou a fazer parte do elenco de presidiários do complexo da Papuda, em Brasília, devido condenação no escândalo do “mensalão”.

Luiz Antônio, mais “forte”, ganhou outro cargo, para compensar a queda ocorrida em setembro, em meio a um turbilhão de problemas e revoltas internas contra sua gestão, onde ficou conhecido como “O Monstro”.

Mas há possibilidade de ser devolvido ao antigo posto, numa demonstração de influência, mesmo sendo visto de forma repulsiva no ambiente que reinou durante mais de uma década.

 

 

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    E como reconhecimento a todos estes grandes serviços da administração Maria Graça Foster Mossoró vai agraciá-la com uma comenda que será entregue na Câmara Municipal de Mossoró amanhã.
    DUVIDO QUE ELA APAREÇA.
    Leiam a notícia que está no Jornal O MOSSOROENSE de hoje:
    “Câmara Municipal realiza sessão solene com homenagens.
    A Câmara Municipal de Mossoró realizará, na próxima segunda-feira (25), sua sessão solene para a outorga de títulos,medalhas e honrarias a pessoas e instituições com relevantes serviçosprestados ao município de Mossoró.
    Ao todo, serão entregues mais de 60 homenagens, entre títulos decidadão, diplomas e medalhas de reconhecimento e tributos
    Entre os agraciados, estão a presidente da Petrobras, Graça Foster…”
    A materia segue com o nome de dezenas de outros agraciados, AGORA A TURMA DISTRIBUI COMENDA NO ATACADO, e encerra assim:
    “A solenidade será realizada às 16h, no Teatro Dix-huit Rosado, e é aberta à participação popular.”
    Desempregar mossoroenses é prestar relevantes serviços ao município de Mossoró?
    Como a solenidade acontecerá amanhã às 16 hopras no Teatro Dix-huit Rossado, eu se fosse um dos desempregados estaria lá para aplaudir a Presidenta da Petrobrás Maria das Graças Foster.
    Você que perdeu o sustento da sua família não vai lá aplaudir?
    Em Mossoró só está faltando uma coisa acontecer:
    O BOI VOAR!
    ////
    MOSSORÓ PRECISA DE UM MUTIRÃO ODONTOLÓGICO.
    O IPTU VAI AUMENTAR EM 2014.

Trackbacks

  1. […] “Havia sido afastado da gerência devido a problemas relacionados com a falta de competência gerencial e prática de assédio moral tendo sido, inclusive, condenado na Justiça Trabalhista por tais atitudes,” denunciou o Sindicato dos Petroleiros (SINDIPETRO) – veja AQUI. […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.