• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 26/12/2011 - 18:49h
Falso rubí

PIB grande e idiotia ainda maior

Pense numa coisa idiota, comemorarmos o fato de sermos a 6ª economia do mundo, conforme divulgação de um importante órgão de imprensa britânico.

Passamos a Inglaterra? E em Desenvolvimento Humano?

Será que a nova 6ª economia do mundo, o Brasil, tem Saúde, Educação e Segurança melhores do que a Inglaterra, a 5ª economia?

Poupe-me.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia / Opinião da Coluna do Herzog

Comentários

  1. andrea linhares diz:

    Viva o novo “milagre brasileiro”

  2. Pedro Victor diz:

    Carlos, o PIB deve ser comemorado sim. Se a diferença de renda e o IDH não acompanham a subida da economia, pelo menos andam melhorando nos últimos 10 anos. A índice GINI que mede a desigualdade de renda por exemplo, melhorou em 40%. As previsões para que a qualidade de vida brasileira equivala à da Inglaterra são de 20 anos. Para alcançarmos esse nível precisamos melhorar a educação, saneamento básico, e etc (ne m falo saúde porque lá não existe saúde pública e nesse quesito, por incrível que pareça, estamos à frente deles). Tudo isso demora e não vejo problema nenhum em comemorar que os brasileiros ganham mais hoje que ontem.

  3. Rui Nascimento diz:

    Concordo Pedro Victor. O fato de estarmos muito atrasados em relação aos países considerados ricos, no que se refere ao desenvolvimento humano, não significa que não possamos comemorar o fato de a nossa economia estar crescendo ano após ano, pois junto com este crescimento certamente virão outras melhorias, dentro elas a melhoria da qualidade de vida de nosso povo.
    O que não dá para entender, é que sejamos eternamente pessimistas e não possamos enxergar que num momento como este em que as chamadas grandes potências econômicas atravessem a pior crise de suas histórias, depois da grande depressão de 29 e nós justamente quando vivemos nosso melhor momento econômico, não possamos enxergar nisso um grande avanço. Nada de otimismo exagerado, apenas constatação de uma realidade que nunca tínhamos experimentado antes, principalmente quando temos o reconhecimento do resto do mundo.
    É inegável que ainda há muito o que fazer, mas é preciso que algo comece a mudar para que nosso povo comece a sentir os benefícios dessas mudanças, e, de alguma forma também é inegável que muita coisa já melhorou.
    Não acho que seja idiotia comemorarmos o crescimento de nossa economia, mas também não acho extremamente significante o fato de ultrapassarmos a Inglaterra como potência econômica, até porque, com tantas riquezas que temos cedo ou tarde isso iria acontecer. O que não podemos é os conformar com isso, afinal a população precisa sentir os efeitos de tais evidências, pois como dissera antes, ainda há muito o que fazer.

  4. Wilpersil diz:

    O Brasil não subiu, foi a Inglaterra que desceu.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.