• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 28/08/2011 - 04:02h
Conversando com... Gustavo Fernandes

PMDB do RN não está fechado em torno de Rosalba Ciarlini

O deputado estadual Gustavo Régio Torquato Fernandes, Gustavo Fernandes (PMDB), tem raízes familiares e políticas no Alto Oeste do Estado. É herdeiro político do ex-deputado estadual Elias Fernandes (PMDB), dirigente do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Publicitário por formação, ele cumpre o primeiro mandato na Assembleia Legislativa e neste bate-papo fala sobre relação com o Governo Rosalba Ciarlini (DEM), reestruturação partidária, além de sucessão em Pau dos Ferros.

Blog do Carlos Santos – Deputado, a partir da afinação do PMDB com o DEM da governadora Rosalba Ciarlini, é possível afirmarmos que o senhor e o PMDB na Assembleia Legislativa estão fechados no apoio ao governo ou faltaria algo?

Gustavo Fernandes – O interesse da governadora Rosalba é ter o PMDB completo, mas ainda falta uma reunião com nossos líderes Henrique Alves e Garibaldi Filho para tomarmos uma decisão final sobre este assunto.

BCS – Que avaliação o senhor faz do Governo Rosalba, tanto no aspecto administrativo como quanto às relações institucionais, ou seja, entre Executivo e Legislativo?

Gustavo aponta vácuos na administração de Leonardo Rego (foto: João Gilberto)

Gustavo Fernandes – O meu partido, PMDB, tem ajudado muito à governadora através do deputado federal Henrique Alves e do ministro Garibaldi Alves Filho. Essas forças, no governo federal, têm sido determinantes para todas as conquistas que vem acontecendo para o Rio Grande do Norte. Eu, assim como toda a sociedade potiguar, esperamos que a governadora Rosalba se organize o mais rápido possível para manter o Estado funcionando e, principalmente, crescendo. Quero que o RN se desenvolva e consolide todo o seu potencial.  O Executivo e o Legislativo potiguar, na minha visão, têm uma relação cordial e de respeito, mas que permite questionamentos, porque fiscalizar e propor mudanças são algumas das atribuições dos deputados estaduais.

BCS – Um grande pecado que vários governos estaduais têm cometido, assim entendo, é não gerar uma política continuada para a interiorização do desenvolvimento. Somos um atraso em anos-luz, num comparativo com os vizinhos Ceará e Paraíba, além de Pernambuco, só para não irmos muito longe. Como seu mandato e de outros parlamentares interioranos podem contribuir à mudança desse cenário perverso e estúpido?

Gustavo Fernandes – Os potiguares podem esperar de mim uma atuação parlamentar objetiva e coerente, principalmente nas áreas em que estou dando ênfase: Turismo, Energias Alternativas e Agronegócios, ou seja, setores que têm como objetivo o desenvolvimento econômico, especialmente no interior do RN. Meu gabinete está sempre aberto para as categorias que contemplam estas áreas, assim como para qualquer cidadão. Em apenas seis meses de mandato, tenho resultados para apresentar. Já encaminhei, por exemplo, mais de 50 requerimentos ao governo do Estado, solicitando melhorias especialmente na área de infraestrutura. Estou trabalhando para levar desenvolvimento para o Estado como um todo, por meio de requerimentos, de Projetos de Lei e de minha atuação como presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa.

BCS – O senhor foi escalado para comandar organização e programa de expansão – ou reocupação de espaço – do PMDB no Alto Oeste. Quais as perspectivas de crescimento, nessa área tão estratégica, do ponto de vista geopolítico estadual?

Gustavo Fernandes – As perspectivas são muito positivas. Vamos lançar candidatos a prefeito, vice e vereadores em quase todos os municípios da região. Além disso, 100% dos diretórios serão renovados ou mantidos. O Encontro Regional do PMDB, no próximo dia 17 de setembro, em Pau dos Ferros, também deve registrar diversas novas filiações ao partido.

BCS – Vamos a Pau dos Ferros: a saída do PMDB da ex-vice-prefeita Maria Rego e do seu filho, atual vice-prefeito Fabrício Torquato, torna o partido homogêneo no município, para formalizar alianças e tomar rumos, sem rachas como ocorridos anteriormente?

Gustavo Fernandes – O PMDB já está conversando com a oposição em Pau dos Ferros e, até o final do ano, conseguirá unidade para lançar uma candidatura forte e coesa, com o máximo de lideranças da oposição participando desse projeto.

BCS – Em Pau dos Ferros, o seu partido já se mobiliza com nomes como o ex-prefeito Nilton Figueiredo ou seu filho, médico Bráulio, à sucessão do prefeito Leonardo Rego (DEM).  Que critério será adotado para política de alianças e indicação do vice?

Gustavo Fernandes – O critério será ouvir as pessoas e as lideranças que fazem a oposição para se chegar a um consenso. Os nomes serão discutidos e decididos democraticamente.

BCS – A gestão Leonardo Rego tem sido bem-avaliada e marca um período de continuidade administrativa, ao longo de dois mandatos. O que o PMDB tem a oferecer à sociedade local em contraponto, que possa ser visto como diferencial e de dimensão superior ao apresentado pelo grupo do prefeito?

Gustavo Fernandes – Avalio a atual administração municipal como um governo que trata de maquiar as principais ruas da cidade e se esquece da periferia e dos mais carentes, que precisam de um olhar mais atencioso do poder público. A Saúde e diversas áreas essenciais estão precisando de investimento e de um trabalho administrativo sério que não está acontecendo. As grandes obras que vieram para a região são somente por parte do governo federal. Portanto, há muito o que se melhorar na gestão de Pau dos Ferros. Com base nessa constatação, vamos propor uma chapa que tenha força no âmbito federal, com Henrique e Garibaldi, e também no estadual, com minha participação na Assembleia, para mudar esta realidade e fazer a cidade voltar a se desenvolver.

Compartilhe:
Categoria(s): Conversando com... / Entrevista/Conversando com...

Comentários

  1. Roberto de Freitas diz:

    Prezado Carlos,

    Com toda educação do mundo, tem de saber entender e escutar as pessoas independente de seu posicionamento social, político, econômico etc…

    Mais, das entrevistas que postasse em Vosso conceituado Blog esta foi a mais “fula” que já li. Já tive oportunidade de escutar e assisitir o discuso do Dep. Gustavo Fernandes e senti o quanto o mesmo é despreparado para tomar qualquer rumo admnistrativo e principalmente político.

    Das respostas cedidas a esta entrevista tomara que tenham saído automaticamente do próprio Deputado, pois realmente nos perece muito ensaidado.

  2. Toinho Dutra diz:

    Se o PMDB se unir ao DEM aqui em Pau dos Ferros,vai passar a maior vergonha da história ,os cabeças podem até aceitarem, mas o povo , repudia,quem é Nilton Figueiredo detesta essas falcatruas explícitas e se Dr. Nilton aceitar,que fique só ,porque na onda desse Gari,ninguem vai .E o mais certo:já tem gente de olho nesse desastre.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.