• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 09/03/2020 - 08:34h
Abalo

Preço do petróleo despenca e tensiona economia no Brasil

Do Canal Meio

O preço do petróleo despencou entre domingo e hoje, um colapso histórico que chegou a 34%. Esta segunda-feira deve ser a pior do mercado desde 1991, durante as negociações para o fim da Guerra do Golfo.

Queda afeta economia planetária e primeiros índices na Ásia já assustam (Foto:Kazuhiro Nogi/ AFP)

A queda ocorre após o fracasso das negociações entre a OPEP e a Rússia, na sexta-feira. A organização dos grandes produtores gostaria que Moscou se juntasse para regular o volume de produção após a crise atiçada pelo coronavírus, que diminuiu a demanda internacional.

O governo Putin não quis acordo, os sauditas responderam no domingo anunciando que venderão uma quantidade maior de petróleo no próximo mês, aumentando a oferta, fazendo cair o preço bruscamente com o objetivo de ampliar sua fatia no mercado internacional.

O índice de futuros S&P 500 bateu numa queda de 5%, ainda domingo. Durante a madrugada, foram as bolsas asiáticas que caíram. O Nikkei 225, do Japão, caiu 5,1%, o Hang Seng, de Hong Kong, 4,2% e o Shanghai Composite, 3%. (CNN)

As bolsas europeias abriram com forte queda. O índice FTSE-100, de Londres, perdeu 8,52% de seu valor. Frankfurt Dax, 7,5%. (G1)

O momento já é tenso na economia brasileira. O PIB baixo e o aumento do dólar deixam incerto o futuro de Paulo Guedes como ministro.

O Planalto estaria incomodado com a falta de resultados da pasta. E a disputa do governo com o Congresso promete deixar ainda mais difícil a aprovação das reformas administrativa e tributária, defendidas por Guedes como soluções. (Congresso em Foco)

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia / Política

Comentários

  1. François Silvestre diz:

    E aí, como ficam os preços nos postos. Ou essa história de oscilação do preço da gasolina com base no preço do petróleo é só quando sobe?

  2. François Silvestre diz:

    Com a palavra os “economistas” da Casa.

  3. Amorim diz:

    O preço do petroleo caiu 50%, consequentemente, assim como no aumento, cairá 50%, correto?

  4. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    afinal, por andam os adoradores/eleitores da CAVALGADURA Mor: JAIR MESSIAS ASCO NARO, com suas supostas explicações Odientas e Terra Planistas….!!!???

    UM BARAÇO
    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  5. Carlos Andre Gomes de Araujo lima diz:

    Em tempos de fake News da grande imprensa, a petralhada e o mercado financeiro têm algo em comum, a extraordinária capacidade do oportunismo circunstancial.

    Há poucos anos atrás sofremos com a epidemia de doenças muito mais letais do que esse coronavírus e não existiu nada disso que estamos vendo agora.

    Único fato concreto é que o mercado financeiro está sabendo lucrar extraordinariamente bem com ajuda da grande Imprensa em propagar Pânico e desinformação em meio a uma população que não consegue enxergar o que acontece nos Bastidores.

    Vale frisar que o PT perdeu o discurso e agora está se utilizando da torcida negativa para tentar não cair no ostracismo e na insignificância.

  6. João Claudio diz:

    O PT só não torceu pelo fim do brasil, apenas nos 13 anos em que esteve no poder.

    O inventor da frase ‘Quanto pior melhor’ é atribuida a Lula, depois de o mesmo cair na real que, os gritos de FORA nāo eram suficientes para derrubar os presidentes da república.

    Por falar em FORA, o PT pediu o impeachiment de todos os presidentes pós Diretas Já, com exceçāo dos presidentes Lula e Dilma.

    O castigo foi tamanho, que ELA levou um baita pé na bunda e ELE foi parar na cadeia.

    Eu axeipôco.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.