• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 17/03/2020 - 09:50h
À noite

Prefeitura retira comércio ambulante e causa polêmica

Municipalidade faz remoção pontual e por temor eleitoral ignora expansão incontrolável do problema

A Prefeitura Municipal de Mossoró retirou um trailer instalado à Rua Coronel Gurgel, à noite dessa segunda-feira (16), com uso de guincho e outros equipamentos.

O assunto viralizou nas redes sociais com vídeo de suposto proprietário do equipamento comercial, alegando perseguição ao trabalho informal.

Nesta manhã, a municipalidade deu versão para o caso em nota (veja em boxe abaixo):

A Prefeitura de Mossoró explica que não se trata de remoção de ambulantes. O que ocorreu foi uma situação específica de um trailer instalado em local proibido, no espaço destinado a parada de ônibus na Rua Coronel Gurgel, Centro de Mossoró. O trailer foi interditado no dia 23 de fevereiro.  Não houve contestação do proprietário, ou seja, ele não compareceu à secretaria após o procedimento. Como estava em situação irregular, o equipamento foi retirado durante a noite de ontem. O horário é escolhido pela fiscalização em função da movimentação no trecho, para não causar transtornos ao trânsito no Centro.

PMM

O Blog Carlos Santos recebeu às 22h52 o primeiro compartilhamento desse vídeo. Muitos outros chegaram, com mesmo conteúdo e nenhum esclarecimento seguro. Em face do horário, não contactamos com a municipalidade e passamos a apurar mais informações. O que a princípio era divulgado como remoção de vários trailers, não se confirmou. Pedimos até o auxílio de um taxista amigo para ir no local e averiguar o que de fato acontecia. Atuou como repórter “ad hoc” (para a ocasião): “Seu Carlos, não estão tirando tudo. É só um barraco, mas não sei bem por que só ele”.

Quiosque estava fincado num espaço de embarque e desembarque de passageiros urbanos (Foto: Web)

Às 7h34 desta terça-feira (17), a PMM enviou nota de esclarecimento.

Nota do Blog – Em 2015, o então prefeito Francisco José Júnior iniciou operação para limpar o centro de Mossoró da pulverização de barracos, quiosques e outros negócios ambulantes, que ocupam passeio público e causam vários problemas. Fez a coisa certa da forma errada, assinalamos à época. Acabou não avançando nessa tarefa.

Sem ordenamento de um espaço próprio para acomodação dos comerciantes informais, com condições de sobrevivência digna, além de respeito ao consumidor, toda retirada brusca deve ser questionada. É o que pensávamos à época e pensamos agora, pois não mudamos de opinião porque mudou o inquilino do Palácio da Resistência.

Passados quase cinco anos, tudo está muito pior, com a condescendência do Ministério Público e do próprio setor produtivo organizado, como Sindivarejo, Acim e CDL. Vai piorar, pois estamos em ano político, período em que não se fará nada mesmo. Quem deveria cobrar, não o faz. Quem tem a obrigação de mudar, não o fará porque teme prejuízos eleitorais. Mossoró é realmente um país à parte, com leis próprias.

Essa terra ainda vai cumprir seu ideal.

Acompanhe AQUI série de matérias da época até os dias atuais, que trata do assunto.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública

Comentários

  1. João Claudio - Mãos lavadas e enxaguada com água do poço. diz:

    A Foto e o Fato.

    Instalar um ponto fixo em meio a uma parada de ônibus coletivo, não se trata apenas de uma pessoa que tem merda ’em rojão’ na cabeça. Trata-se de um ser que nasceu sem cabeça para armazenar merda.

    A foto tá mentindo? Tá????

  2. Marcos Fernandes diz:

    Em que pese apoio aos mais necessitados, é preciso que se faça da maneira correta, autorizar ou ser complascente com algo irregular, não é a maneira correta de se fazer as coisas, a prefeitura nesse caso, fez certissimo.

  3. Bruno diz:

    Em todo lugar do mundo o transporte público é prioridade é aqui não deve ser diferente .

  4. Carlos diz:

    Quem chegou primeiro a parada ou o quiosque ? Emfim…
    Já que não foi removido todos o ambulantes, pela foto poderia(am) apenas ter fastado o quiosque ficando próximo ao vizinho. A partir daí, tentar encontrar uma solução viável para todos.

  5. Carlos diz:

    Digo, enfim*.

  6. Q1naide maria rosado de souza diz:

    No chão, vestígios de quem estava errado.

  7. Ney diz:

    Tudo se faz um alvoroço.nam.

  8. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Em todos os recantos da Cidade que Dizem Combateu Lampião, deveras se verifica “mavioso e objetivo” planejamento urbano, mais ainda no centro da cidade dos Monxorós, conforme nos traz inequívocas provas, fotos e vídeos acima estratificados….!!!

    É isso que dá, quando uma massa ignara juntamente com uma classe mérdia absolutamente egoísta, estúpida, cruel e alienada, adotam uma Monarquia Secular COMO FORMA ÚNICA DE GOVERNANÇA…!!!

    Um baraço
    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  9. João Claudio - Mãos lavadas e enxaguada com água do poço. diz:

    Tá revoltado porque Lula, Dilma e o PT estão fora de circulação.

    Moro é o cara e Bolsonaro, o Capitão.

    Para aliviar o ‘istresses’, tome o Chá do Aceite, fabricado por João Claudio.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.