• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 15/12/2012 - 10:25h
Mossoró

Projeto ‘avisa’ que Cláudia será prefeita de fato e de direito

Reforma administrativa dá poderes centralizadores à prefeita eleita e condições para administrar

O projeto de reforma administrativa que a prefeita de direito de Mossoró, Fátima Rosado (DEM), “Fafá”, entregou ontem aos vereadores governista, é o “cartão de apresentação” do próximo governo. Será parte da identidade político-gerencial da prefeita eleita Cláudia Regina (DEM).

Rosalba, Cláudia e Fafá: Finalmente alguém para ser prefeita de verdade...

O projeto é anunciado como resultado de um trabalho da “equipe de transição municipal e pelos profissionais da Falconi Consultoria e Planejamento”, empresa que Cláudia atraiu para esse fim e outras ações de consultoria – como este Blog já anunciara.

“O novo organograma administrativo torna a máquina administrativa mais ‘enxuta’ e eficiente e dá mais autonomia a áreas importantes da Prefeitura Municipal de Mossoró. O número de secretarias, por exemplo, cai de 11 para 10. Mas a maior redução acontece nas gerências (16), que agora passam a ser sub-secretarias (06)”, informa a Assessoria de Imprensa de Cláudia.

Acrescenta, que “no novo formato administrativo, gerências com as de Saúde, Educação, Comunicação Social e Cultura passam a ser secretarias, vinculadas diretamente à prefeita. A transformação promove maior autonomia das pastas e melhor acompanhamento pela prefeita dos serviços executados.”

Com essa reforma, o poder de gestão da Prefeitura de Mossoró deverá voltar na prática e por direito, ao gabinete do prefeito (a), como não ocorre há anos. O atual modelo, implantado ainda na era Rosalba Ciarlini (DEM), há cerca de 12 anos, criou a figura do supersecretário. O de Cidadania, por exemplo, controla cerca de 75% do orçamento municipal.

Com a reforma, fica mais do que claro que Cláudia Regina não deseja delegar a nada e a ninguém tantos poderes. Ao mesmo tempo, cria uma necessária e lógica isonomia entre os secretários, extinguindo as gerências que na verdade são secretarias com outra nomenclatura.

Papel cosmético

No período de Fafá Rosado, que chega ao oitavo ano consecutivo (dois mandatos), ela praticamente foi refém do seu irmão e prefeito de fato – Gustavo Rosado (PV), chefe de Gabinete. Esse transformou o professor Chico Carlos (PV) em seu lugar-tenente e “guru”, lhe conferindo superpoderes na pasta da Cidadania.

A Fafá coube papel cosmético e de fachada, para justificar seu dever-direito como prefeita.

De fato, nunca administrou patavina. Continuou como antes: uma socialite, mas na cadeira de prefeito.

Com Cláudia, política de perfil autônomo e proativo, os tempos de faz-de-conta parecem contados.

Mossoró tende a sentir uma mudança substancial na quebra da mitologia de “ascensão” da mulher, que em verdade não ocorreu na política paroquial. Tem sido uma continuada farsa.

A submissão foi camuflada por uma engenharia política que teve o consentimento do próprio povo despolitizado.

Pelo visto, Mossoró finalmente terá um prefeito (a) eleito que aparece na foto e realmente manda.

Carlos Augusto

Bem diferente de Fafá e da própria Rosalba, que também nunca governou coisa alguma. Apenas assinava processos, protocolos e projetos – muitas vezes sem sequer ler. Eram comuns situações em que a prefeita Rosalba tinha direito de apenas assinar documentos, previamente marcados com “x”, nos espaços em que caberiam sua rubrica.

O marido e prefeito de verdade, ex-deputado Carlos Augusto Rosado (DEM), fazia tudo por ela. “Não precisa ler nada não, ‘mãinha’ (forma afetiva como ele a trata reservadamente). Eu já vi tudo. Pode assinar” – era uma manifestação regular do marido-prefeito de fato.

Carlos Augusto Rosado chegou a ter uma sala contígua ao gabinete da prefeita, local em que fazia os principais despachos com secretários, outros auxiliares, políticos e eventuais representantes de empresas prestadoras de serviços e fornecedoras da municipalidade.

A experiência de Fafá com Gustavo, seu mano menor, é ainda mais patética e traumática. Fafá era impedida de receber determinadas pessoas interessadas em conversar diretamente com ela. Houve incidentes até mesmo com parentes próximos, barrados por Gustavo.

Mulher de grande carisma, acostumada ao trânsito social e ao contato com o povo, Fafá foi “aprisionada” em seu gabinete e em incontáveis ocasiões ficava em sua mansão, local em que recebia representantes do “prefeito de fato” – ou o próprio – para assinar documentos oficiais.

Com Cláudia Regina, há possibilidade crescente de que o mito da mulher emancipada, politizada e voltada para o poder, finalmente se realize em Mossoró como verdade. Até aqui, não passa de um enredo que ridiculariza a realidade, tão real quanto às lendas da Mula-sem-cabeça e Saci-Pererê.

Coisa que a imprensa amestrada repete e muitos incautos acreditam. Por isso está se perpetuando, numa mutilação da própria história.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Reportagem Especial

Comentários

  1. Johnnatas Lopes diz:

    Caramba……… que reportagem!!!! Isso acabando jogando grande responsabilidade à administração de Cláudia Regina. Gostaria de ler algo sobre como vai ficar a representatividade do ex-deputado Carlos Augusto nesta nova gestão. Ou ele vai dá lugar ao senador José Agripino? Poderemos ver nascer uma nova força política? Ou Cláudia durará apenas um gestão, esquentando a cadeira, com a volta da futura ex-governadora Rosalba já em 2016?

  2. ROSANA diz:

    Caro Carlos Santos, boa tarde!
    Desejo que realmente acontece uma administração de fato e de direito com a nova prefeita; mas não espero. penso que ela vai ser subordinada ao Sr. Senador JA e ao resto do DEM; ele não iria investir em um candidato que ele não pudesse manobrar. Cadê o relatório da equipe de transição? Ninguém viu, ninguém saber o que esta contido lá. E o “novo” projeto é do interesse do nosso povo? Tomara que eu esteja enganada por quem sofre as consequencias é o povão. Sinceramente? Eu ainda NÃO ACREDITO!

  3. Francy Granjeiro diz:

    Amém!!!

  4. Francy Granjeiro diz:

    Cadê que imprensa do pig tcm, gazeta do oeste jornal de fato que apóia a prefeita a governadora,publicou esse descalabro? Escondeu engavetou esse absurdo direitinho. Escondidinho e envergonhada é missão impossível, achar uma notícia ruim desses demotucalhas…seus tentáculos com a gROBO CORRUPÇÕES LTDA NÃO CONSEGUIU DAR A NOTÍCIA DE QUE DILMA TEM 93% DE APROVAÇÃO, FEZ UMA SALADA DE NÚMEROS.E a corrupta mossoroense chora lágrimas de sangue.O inimigo se rsaga de tanta raiva…

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Francy Guerreiro
      Um problema que está passando despercebido por todos.
      Até hoje a prefeita eleita Cláudia Regina não deu a conhecer quanto o POVO está para por uma empresa de consultoria que ninguém sabe porque foi contratada.
      Na campanha a candidata Cláudia Regina dizia que conhecia todos os problemas de Mossoró.
      Na campanha distribuiu um programa de governo.
      O que vai prevalecer?
      O programa de governo distribuído aos eleitores, com promessa de 18 mil NOVOS empregos, ou o que esta consultoria contratada a peso de ouro sugerir?
      Afinal, quanto está sendo pago a esta consultoria?
      Transparência mandou lembranças.

      • Inácio Augusto de Almeida diz:

        Caro Carlos Santos
        Quando eu cobro a divulgação do valor que está sendo pago a esta consultoria o comentário não é liberado.
        O que impede a divulgação do comentário?
        O que não permite que a Cláudia Regina divulgue estes valores?
        Afinal, quanto está sendo pago a esta consultoria para realizar um trabalho que é da obrigação da Cláudia Regina?

        • Carlos Santos diz:

          NOTA DO BLOG – Caro Inácio, boa madrugada. Como já expliquei incontáveis vezes, infelizmente não tenho como dar plantão 24 horas por dia no Blog, lendo todos os comentários, escrevendo etc. Após mais de 13 horas, sendo parte delas na estrada – dirigindo – só agora posso liberar diversos comentários. Abraços.

          • Inácio Augusto de Almeida diz:

            Entendo e apresento as minhas desculpas. Reclamei por ter percebido que outro comentário postado depois já tinha sido liberado.
            Mas tudo bem.
            Quanto a madrugada é a melhor hora que encontro para escrever. É quando as duas filhas, de 8 e 9 anos me dão um pouco de sossego, sossego que eu aproveito para cumprir obrigações outras além desta de participar do seu blog. Ambas do meu agrado.
            KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
            Um forte abraço e fique com a certeza de sempre contar com os meus comentários. Mesmo que eu volte a fazer rádio. Escrevo rápido e isto me toma pouco tempo.
            Não acredito que nenhum responsável por uma emissora de rádio nunca tenha lido algum comentário meu. E fico sem entender.
            Mas a vida é assim mesmo. E talvez nisto esteja a graça da vida.
            O surreal é o sal da vida.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Francy Granjeiro
      Você afirmou que DILMA TEM 93% DE APROVAÇÃO.
      Não li isto em lugar nenhum.
      Mas acredito e acho pouco este índice.
      Pelas atitudes tomadas ela merecia era estar com 99% de aprovação. Não digo 100% porque sempre existe um encardido, destes capazes de acreditar que o Lula não sabia de nada e para se mostrar inteligente discorda da Presidenta com mais determinação que este país já teve em toda a sua história.
      Já circulam rumores de que a Presidenta está com um pé dentro do PDT. O seu ex-marido, com o qual mantém um excelente relacionamento, já se filiou ao PDT. E Brizola era o ídolo da Presidenta Dilma.
      Enganam-se os que acham ser Lula o ídolo da Presidenta.
      Pelo balanço da carruagem, breve teremos muitas mudanças no quadro político nacional.
      Este país está mudando.
      E mudando para melhor.

      • Inácio Augusto de Almeida diz:

        Carlos Santos
        Parabéns pela grande penetração deste blog.
        Mal o comentário acima foi liberado e já recebi dois telefonemas. E em todos dois a mesma acusação: INCOERÊNCIA.
        Diziam os amigos que eu criticava Lula e elogiava Dilma.
        Respondi que não sabia que Lula e Dilma eram as mesmas pessoas.
        Quando estudei o catecismo aprendi que Pai, Filho e Espírito Santo formam uma só entidade, ou pessoa. Se não foi assim que me ensinaram foi assim que aprendi e assim ficou na minha memória.
        Mas Dilma e Lula são pessoas bem diferentes.
        Basta ver quantas acusações de prática de corrupção pesam sobre o Lula. O enriquecimento do filho de forma escandalosa. O envolvimento com amantes usando o público como se privado fosse.
        E por aí vai.
        Já a Presidenta Dilma nunca dela se ouvir falar em nenhum desvio de conduta. Nem dela nem dos seus parentes mais próximos. Nunca se falou de que a sua filha tenha se beneficiado de algum favor governamental. O seu ex-marido, com quem ela mantém um excelente relacionamento, nunca dele se ouviu falar nada.
        Durante a ditadura, Dilma pegou em armas, foi torturada, enfim, sofreu na pele o que é uma ditadura.
        Já o Lula ficava apenas fazendo discursos. Esteve preso por uns dias, nunca foi exilado e nunca levou nenhum beliscão ou cascudo.
        Daí ser impossível querer juntar numa só pessoa Lula e Dilma.
        Anotem o que eu estou dizendo hoje:
        Breve a Dilma se afastará do Lula.
        Agora que as sujeiras estão aparecendo, tenho certeza de que este afastamento acontecerá.
        O temperamento da Dilma não permite uma convivência maior com um tipo como Lula.
        Anotem.
        E feliz o país que tem na Presidência uma pessoa com uma conduta tão irrepreensível como a Presidenta Dilma.
        Este país este mudando.
        E mudando para melhor.

  5. José Nildo diz:

    kkk independência… modelo DEM de governar, isso sim… muito ruim por sinal! Imagina quando tudo passa unicamente pelas mãos de um… caro, isso não é centralizar, mas sim concentrar poder, aqui, em Mossoró sempre produziu negativamente, pois causa carência no atendimento, visto que não existe autonomia na formação hierárquica… há casos que um diretor de escola terá que pedir até papel higiênico por falta de autonomia de compra, ou seja, toda a demanda na mesma fila gerando burocracia… isso só serve para fazer “fotoshop” para maquiar a realidade… Bom para Rlba!

  6. Junior diz:

    Conheço em parte tal processo, espero que assim como em MG o “choque de Gestão” tenha resultados positivos tanto para os servidores como para população em geral e que não sirva para validar questões como SUSPENÇÃO de CONCURSOS e TERCEIRIZAÇÃO NO ESTILO “MARCA” DE SER.

  7. marc fernandes diz:

    E os livros diziam que o coronelismo tinha acabado vê se pode isso!…mas 2014 vem ai!…ai a vaca vai pro brejo!!

  8. WILL NUNES diz:

    Quanto custou essa consultoria? Se fosse assim tão fácil fazer uma grande administração Rosalba estaria com a mesma popularidade da Dilma. Aqui em Minas, o então governador, hoje senador Aécio Neves fez uma mídia danada com o tal ” choque de gestão”. Hoje se sabe que tudo não passou de uma farsa, já que o estado está quebrado. Por tanto sugiro a nova prefeita de Mossoró, que pra fazer um bom governo, ela precisa apenas fazer o contrário que Micarla Fez em Natal, e seguir o caminho inverso da atual governadora. Aí, sim ela fará uma grande gestão.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Will Nunes
      Dou de prêmio uma passagem de ida e volta a Baraúnas, com direito a uma mariola e uma banana como lanche, a quem DESCOBRIR quanto está sendo pago a esta consultoria.
      Que transparência é esta, Cláudia Regina?
      Ou a senhora está pagando esta consultoria com dinheiro do seu PRÓPRIO bolso e não deve satisfações a ninguém?
      E o que está fazendo esta consultoria?
      A senhora não dizia, Prefeita Cláudia Regina, durante a campanha que CONHECIA TODOS OS PROBLEMAS de Mossoró.
      Até a criação de 18 mil NOVOS empregos a senhora prometeu.
      O povo deseja saber quanto está pagando a FALCONI CONSULTORES DE RESULTADOS.
      E o povo tem este direito.
      TRANSPARÊNCIA!

  9. WILL NUNES diz:

    Quanto custou essa consultoria? Se fosse assim tão fácil fazer uma grande administração Rosalba estaria com a mesma popularidade da Dilma. Aqui em Minas, o então governador, hoje senador Aécio Neves fez uma mídia danada com o tal ” choque de gestão”. Hoje se sabe que tudo não passou de uma farsa, já que o estado está quebrado. Por tanto sugiro a nova prefeita de Mossoró, que pra fazer um bom governo, ela precisa apenas fazer o contrário que Micarla Fez em Natal, e seguir o caminho inverso da atual governadora. Aí, sim ela fará uma grande gestão.

    • CALIBRE 50 diz:

      Will,em poucas linhas disse tudo,para a Drª Claudia mostrar o “diferente” tem que desfazer toda a RODOVIA que Micarla e Rosalba vem desconstruindo.
      1º) Mostrar liderança!
      2º) Poder de decisão e peito para dizer NÃO ao atender a pedidos clientelistas de seus apoiadores.
      3ª) Mostrar e discutir seu programa de Governo com a população,o que ainda não tivemos o prazer de ver nem na campanha,nem na mídia.
      4º) Democratizar as relações com o povo,flexibilizando o acesso a seu gabinete.
      5º) Anualmente prestar contas através de demonstração contábil das receitas e despesas de cada ano na Câmara de vereadores,no JOM e na imprensa local.
      6º) Abrir concurso para todas as áreas da administração que tenham carência,diminuindo os cargos clientelistas e de favores,os ditos comicionados.
      7º) Investir maciçamente no que já não é novidade,Educação,Saúde e Segurança.
      8º) Se a turma do DEM xiar,estando bem na fita,se tiver vontade convoque o povo,por que se é bom para o povo o resto que se lasque,com certeza estaremos ao seu lado.
      É só!
      É só!

  10. Gilvan Silva diz:

    Amigo, Você narrou toda a história politica de Mossoró até AQUI, POIS ESSA SENHORAS ROSALBA E FAFA, nunca, mais nunca mesmo form prefeitas em Mossoró

  11. Marcos diz:

    Onde anda o bebe de ROSYMERE.

  12. Carlos Antônio Lopes diz:

    Prezado Carlos,
    Sou testemunha da personalidade, da inteligência, da liderança e da grande capacidade de trabalho da Prefeita Cláudia Regina. Fomos companheiros de Lions Abolição, e eu assim como vc, tive o prazer de trabalhar com Wagner (esposo de Cláudia) no Banco do Brasil. Ninguém se engane, Cláudia Regina será uma das maiores Prefeitas de Mossoró, não tenho a menor dúvida!
    abs. Carlos Antônio Lopes

    • ROSANA diz:

      Carlos Antonio, se o que disse sobre a nova prefeita é verdade, a mesma não demonstrou como vice-prefeita e como vereadora; pelo contrário se apagou como vice-prefeita e como vereadora votou contra 21 projetos que beneficiava tanto a população urbana como rural, só para agradar os que a manobram. Analise os fatos com os olhos da razão.
      Muita Paz!

  13. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Está declaração da futura prefeita Cláudia Regina me lembra uma do Garrinha, em minha opinião, o melhor jogador de futebol de todos os tempos.
    Quando o treinador falou que a bola devia ser lançada para o Garrinha, que ele driblasse o marcador e cruzasse a bola para o Pelé e que este subisse e cabeceasse, Garrincha, com aquele seu jeito inocente/irreverente, perguntou:
    O senhor já avisou os outros?
    Os outros eram os adversários.
    Imitando o Garrincha eu pergunto à Cláudia Regina:
    A senhora já avisou os outros?

  14. Moises diz:

    Duvido que Claudia Regina Seja a prefeita de fato e de direito. Amigo, você esqueceu de quem bancou a candidatura da Claudia Regina? Ora, minhas bolas, com certeza eles irão querer uma boa fatia do bolo do poder!!

Trackbacks

  1. […] AQUI uma reportagem anterior, que lhe ajuda a entender o que tem acontecido nos […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.