• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 26/01/2018 - 19:16h
Desobediência

PT e Lula desafiam Judiciário com tudo medido e calculado

Partido e ex-presidente sabem dos riscos, mas têm antecedentes que mostram fragilização de poder

Há muita gente estupefata, Brasil afora, com a posição do Partido dos Trabalhadores (PT) e do seu líder, ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de enfrentarem a Justiça e suas decisões que contrariam os interesses políticos da legenda e dele próprio.

Renan, Lula e Renan Filho (governador de Alagoas) em desafios extremos (Foto: Marlene Bergamo/Folhapress - 22-08-2017)

Este cidadão simpático que está falando para vocês não tem nenhuma razão para respeitar a decisão de ontem — discursou Lula (veja AQUI) em São Paulo-SP. Foi um dia após ser condenado (veja AQUI) em segunda instância, em um dos processos a que responde na “Operação Lava Jato”.

De verdade, não há motivo para que alguém fique perplexo com o verbo provocativo. O ex-presidente parece esgrimir com o que conhece bem.

A postura do partido e de Lula é razoavelmente compreensível. Não se trata de algo isolado ou extraordinário, no ambiente político e judicial brasileiro.

Lições de Renan Calheiros

Vale exumar lições do senador Renan Calheiros (MDB-AL), na sua relação com a toga.

Tratou o magistrado Waldemar Carvalho da 14ª da Justiça Federal (Brasília) por “juizeco”, depois que ele o condenou à perda do mandato e suspensão de direitos políticos por oito anos, em novembro de 2016; ignorou decisão do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que no dia 5 de dezembro de 2016 determinou seu afastamento da Presidência do Senado (veja AQUI). Simplesmente, não recebeu  a notificação.

O que prevaleceu, ao final, foi sua vontade, lógico.

Renan Calheiros não foi ejetado do Senado porque carregava o trunfo de botar (ou não) em votação projeto sobre abuso de autoridade, que causava calafrios no Ministério Público e no Judiciário. Ainda gracejou depois, ao analisar que a posição do pleno do STF de mantê-lo no cargo fora uma postura “patriótica”.

No dia 8 de dezembro, ainda de 2016, o prefeito de Barreiras (BA), Antônio Henrique de Souza Moreira (PP), desafiou a Justiça baiana ao se recusar cumprir uma liminar. Arrimou seu ponto de vista no exemplo de Calheiros (veja AQUI).

No Rio Grande do Norte, no último dia de 2017, o desembargador Cláudio Santos determinou prisão de líderes de organizações sindicais de policiais que fomentassem “greve” (Desembargador manda prender quem incitar paralisação).

O que ocorreu? Nada. As lideranças dos denominados movimentos “Segurança com Segurança” e “Operação padrão” impuseram suas exigências ao Executivo e ao Judiciário.

O próprio Tribunal de Justiça do RN (TJRN) acabou arquivando a demanda referente ao episódio (veja AQUI), como se fosse regra o descumprimento de ordem judicial. Certa ou errada, era uma determinação judicial.

Política, marketing e medo

O PT e Lula sabem onde pisam. Caminham com um projeto de sobrevivência política em constante revisão e adequação. Provocar o Judiciário faz parte do enredo, que também tem muito de marketing.

Quem estranhar, que procure ativar a memória, que logo encontrará outros fatos similares.

Os petistas não fazem qualquer movimento inconsequente. Tudo é medido, milimetricamente calculado. Estão conscientes de que lidam com uma instituição bastante desgastada e com interesses que muitas vezes se fundem aos seus.

Em 4 de março de 2016, em conversa gravada com Dilma Rousseff (PT), Lula já tratava o STF com menoscabo: “Nós temos uma Suprema Corte totalmente acovardada”.

O senador alagoano, amigo e parceiro político de Lula, que o diga. Ensinou depois como lidar com esse tipo de pressão extrema: Após vitória, Renan desiste de projeto sobre abuso de autoridade.

Leia também: O “puxadinho” bancado pelo STF para proteger um réu.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Podem, ainda, se acharem poderosos. Calcularam, mediram,
    etc e tal. Mas não contavam com a presença maciça, poderosa e inigualável força da INDIFERENÇA.

  2. João Claudio diz:

    O STF caiu no ridículo porque, enquanto as cortes supremas de países sérios só julgam processos que envolvam o país e a nação, a corte do pais tupiniquim julga até briga de vizinhos e com quem deve ficar o cachorro em casos envolvendo separação de casais.

    É muito estranho, tudo anda a passos de tartaruga com câimbra, é extremamente ridículo e imoral, mas é verdade.

    Depois da instalação de câmeras ‘pegando’ os pavões feiosos, a coisa se tornou mais ridícula ainda. Um porre/ressaca de Vinho Sangue de Boi ‘ao Gelo’, se assim preferirem.

    Repito: o brasil está errado de A a Z na visão dos destros, e de Z a A na visão dos canhotos.

    E vai piorar.

    Anotem.

    mas é verdade.

  3. João Claudio diz:

    Conheça o nome das NOVE PEDRAS no caminho do povo brasileiro que clama por justiça, e por que essas PEDRAS vão impedir que o condenado seja preso.

    1 – Enrique Ricardo Lewandowski ☛ porque foi indicado pelo condenado.

    2 – Cármen LúciaAntunes Rocha ☛ porque foi indicada pelo condenado.

    3 – José Antonio Dias Toffoli ☛ porque indicado pelo condenado.

    4 – Luiz Fux ☛ porque foi indicado pelo Poste.

    5 – Rosa Maria Weber Candiota da Rosa ☛ porque foi indicada pelo Poste.

    6 – Luís Roberto Barroso ☛ porque foi indicado pelo Poste.

    7 – Luiz Edson Fachin ☛ porque foi indicado pelo Poste.

    8 – Gilmar Mendes, não foi indicado por nenhum dos dois, mas é um fervoroso simpatizante do condenado e do Poste sem Luz. Adora ver celas vazias, quanto os condenados são ricos, famosos ou políticos. Fato, fato e fato.

    9 – Marco Aurélio. Não foi indicado por nenhum dos dois, mas, aff! ‘na surdina’, Morre de amores… Pelos dois.

    Entendeu, ou quer que eu desenhe?

    É por isso, Senhoras e Senhores, que Lula canta vitória antecipadamente, ri do judiciário e das leis, dá bananas para todos, continua gastando o dinheiro do roubo e peida aos Deus dará do alto da varando do seu AP em São ‘Beirnaido’ do Campo-SP.

    Tradução:

    Lula tá se lixando para ‘juizecos’ de 1ª e 2ª instância.

    Tradução 2:

    Há tempos o ‘circo’ foi armado e a orquestra aguarda tão somente a ordem da pavoa mor para começar a tocar para a maioria dos pavões, condenado & Cia dançarem mais um ☛ Baile da Vergonha ☛ , enquanto o povo honesto ó, vai assistir tudo pela TV com os olhos arregalados e… Chupando o dedo maior de todos para depois enfiar no dele mesmo.

    O stf é assim e assim será. Subserviente e capacho do executivo e legislativo. Autoritário apenas para os PPP’s.

  4. João Claudio diz:

    Vivas e parabéns aos juízes de 1ª e 2ª instância.

  5. Marcos Pinto. diz:

    Realmente, faço coro em uníssono às suas sucintas observações, não sem antes fazer a devida observação de que a MEDIDA é exata tamanho da popularidade imensurável do Cara Lula Brasil, e o CÁLCULO é, também, exato na retumbante maioria que terá como Presidente da República eleito, mesmo sob a rubrica de candidato SUB-JUDICE. Aguardemos, pois, o desenrolar das peças do xadrez já posto no tabuleiro do STF.

  6. anderson diz:

    Viva os juízes de 1ª e 2ª instância que recebem, quase sem exceções, salários inescrupulosos. Verdadeiros sangue-sugas do erário, parasitas! Como levar a sério os que aplicam as leis se os próprios não respeitam a carta magna? Muita ingenuidade achar que o judiciário não é tão podre como os demais poderes. Enquanto isso, nas camadas inferiores, sofremos com reajustes abusivos de combustíveis, cortes de orçamento em áreas vitais, mas tudo bem desde que levem à prisão todos os petistas, vai entender.

  7. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “Muita ingenuidade achar que o judiciário não é tão podre como os demais poderes. ”
    Pode ser o Judiciário tão podre como os demais poderes.
    Mas nunca um poder foi tão podre como o executivo quando este sob a tutela do PT.
    A verdade é que perderam a noção da realidade.
    Achavam-se acima de tudo e de todos. A lei para eles não passava de uma letra morta num papel que poderia ter outra serventia.
    Deu no que deu.
    PARA TUDO EXISTE UM LIMITE. ATÉ MESMO PARA A CANALHICE.
    ///
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS ESTE ANO. E MAIS NÃO DIGO.
    A LISTA DO FACHIN VAI COMEÇAR A ANDAR NEM QUE CARROSSEL PARE DE RODAR?
    AS DENÚNCIAS DO EX-PROCURADOR DA CMM SERÃO APURADAS NESTE SEMESTRE?
    O ARRASTÃO ACONTECIDO NA CASA DA PRESIDENTE DA CMM NUNCA VAI SER ELUCIDADO?

  8. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Meu Caro Anderson, o fato nada tem de ingenuidade….É alienação mesmo, alienação essa produzida e disseminada 24 horas por dia pela majoritária mídia em nosso brasil (A QUE SE DIZ IMPRENSA E MENOS INFORMA E MAIS FAZ PROPAGANDA DOS SEUS PATROCINADORES) juntamente com seus conhecidos satélites daqui e de alhures…!!!

    Melhor traduzindo, um povo que não ler, inclusive àqueles a quem foi dada a oportunidade, está irremediavelmente destinado a repetir a sua própria história em seus aspectos mais nocivos e que lhes tragam maior atraso no campo político e social.

    O que no Brasil chamam de imprensa, não só malversa, manipula, distorce , mais ainda se omite em noticiar fatos relevantes à população como um todo, o que deveras cria um verdadeiro e abissal fosso entre a realidade que deveria sr objeto de percepção e a que realmente é disponibilizada junto ao conjunto da dispersa, alienada e negligente sociedade brasileira.

    O maior monopólio e grupo de comunicação dita social do país(COM ORIGEM EM FINANCIAMENTO ILEGAL MADE USA), não nos deixa mentir através do seu principal mentor já falecido, Sr. ROBERTO MARINHO, este sempre alardeava aos quatro cantos:

    “A GLOBO É O QUE É, MENOS PELO QUE FALA E ESCREVE, E MAIS PELO QUE OMITE”

    Pra que tenhamos um mínimo de compreensão de como realmente funciona a dita imprensa em nosso País, oportuno se faz a leitura do livro O QUARTO PODER do jornalista Paulo Henrique Amorim, neste livro o leitor pode contar com informações de quem la´vivenciou fatos no Brasil e no Mundo como correspondente internacional, conhecendo portanto, as entranhas do jornalismo de propaganda e, se necessário de guerra, praticado pela maior rede de desinformação social, ainda operante me nosso país.

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  9. Marcos Pinto. diz:

    Nunca o Judiciário brasileiro foi tão maculado por uma súcia golpista e divorciada das normas legais atinente à espécie. Não existe sentença sem prova cabal que a tutele. Essa porcaria que denominam de SENTENÇA é um lodaçal só, em cuja sarjeta chafurdam os suínos-sacripantas do Judiciário, que estão à serviço do golpismo desenfreado e repleto do mais completo mau caratismo, aliado à desfaçatez e à hipocria. Uma lástima, pois.

  10. Inácio Augusto de Almeida diz:

    QUE MEÇAM E CALCULEM MUITO BEM
    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não terá muito tempo para se refazer da derrota imposta na última quarta-feira pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. O juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, julgará no final de março a segunda ação apresentada pela força-tarefa da Lava-Jato contra o petista. No processo, ele é acusado de receber vantagens ilícitas da empreiteira Odebrecht.
    Fonte: O GLOBO
    Isto vai virar forno de padaria.
    E saindo uma sentença e já entrando outro processo para ser julgado.
    Ainda tem quem acredite que Lula vai continuar solto e chamando Moro de juizeco?
    GAME OVER.
    //////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS ESTE ANO. E MAIS NÃO DIGO.
    A LISTA DO FACHIN VAI COMEÇAR A ANDAR NEM QUE CARROSSEL PARE DE RODAR?
    AS DENÚNCIAS DO EX-PROCURADOR DA CMM SERÃO APURADAS NESTE SEMESTRE?
    O ARRASTÃO ACONTECIDO NA CASA DA PRESIDENTE DA CMM CONTINUARÁ SEM SER ELUCIDADO?

  11. João Claudio diz:

    Essa mesma imprensa foi elogiadíssima pelos PTralhas em um passado não muito distante.

    Quem não se lembra do governo Collor, onde todos os PTralha$ liam e elogiavam a revista Veja?

    Quem não se lembra dos dois governos do PT? Ninguém ouvia falar de reclamações contra a imprensa nesse período.

    As reclamações contra a imprensa se deram inicio em 2005 quando surgiu o primeiro escândalo envolvendo os bandidos PTralha$. Leia-se Mensalão do PT.

    De lá pra cá, a imprensa e a população começaram a meter o pau na quadrilha que, até então, muitos imaginavam que o partido do PT era o mais probo do planeta, e que o seu chefe era o novo enviado de Deus. Hoje, não passa de um bandido de altíssima periculosidade (fato, fato e fato) pelo fato de anunciar que vai tocar fogo no país, absurdo esse que nem bandidos do naipe de Fernandinho beira Mar, Nem e Rogério da Rocinha e o bandido da luz vermelha ousaram sequer a comentar.

    A insatisfação dos PTralha$ de um modo geral, é que eles querem que a maior quadrilha do planeta roube diuturnamente, e todos, imprensa e povo batam palmas e rasguem elogios.

    O povo não é idiota o quanto são os burros que foram encantados pelo Lula. Fato, fato e fato.

    Vou voltar ao velho mais imprescindível bordão:

    Para o bem do povo HONESTO que não compactua com OS LADRÕES DO PT e a para felicidade, crescimento e desenvolvimento geral da país ☛ FIM DO PARTIDO MAIS CORRUPTO DO PLANETA (PT) E LULA & CIA NA CADEIA, JÁ.

    Ou, vade retro, Satanás, se assim o Lula, a sua quadrilha e seus cúmplices preferirem.

  12. João Claudio diz:

    Mais: infelizmente as leis brasileiras impedem que bandidos politico do naipe do Lula & Cia, não são engaiolados em presídios comuns.

    A lei, feita pelos bandidos do congresso, é extremamente vagabunda, ridícula, absurda e imoral, haja vista que, em todos os países do planeta, todos são iguais perante a lei .

    No brasil não é. Dai, o bandido politico desfrutar de regalias e mordomias, até depois de estar preso.

    Pra frente brasil sil sil sil

  13. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Ôooo coxinha descerebelado Sr. JOÃO CLÁUDIO àquele que fala pelos cotovelos destilando ódio e intolerância acerca de fatos, sem que no entanto, demonstre efetivamente quaisquer fundamentos….Mostre uma Capa, somente uma Capa e (ou) Manchete de algum jornal e (ou) revista semanal de grande circulação do nosso país, onde o PARTIDO DOS TRABALHADORES faça elogios ao PIG….!!!!

    Como Vossa Senhoria mesmo fala tal e qual àquele que tomou água de chocalho, mostre-me a FOTO E O FATO….!!! através do qual Vossa Senhoria tenta, mais uma vez manipular e distorcer, tal e qual suas fontes de informações/deformações da nossa história política.

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.