• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 08/02/2020 - 21:30h
Política

PT não quer aliança com DEM e PSDB; RN pode ser exceção

A Comissão Executiva Nacional do PT, reunida no Rio de Janeiro nessa sexta-feira (7 de fevereiro), definiu que a politica de alianças para as eleições municipais exclui os partidos que sustentam a política ultraneoliberal do governo Jair Bolsonaro (DEM e PSDB) e veta composições com os partidos de extrema-direita.O PT definiu como centro estratégico eleitoral “a construção de alianças com PCdoB, PSOL, PDT, PSB, Rede, PCO e UP.”

Alianças com outros partidos podem ser feitas, onde o PT tenha candidatos a prefeito, desde que autorizadas pelo Diretório Estadual, mas não podem incluir os partidos ultraneoliberais e os de extrema-direita, diferentemente do que foi noticiado pela imprensa.

No RN

No estado do RN existe uma situação esdrúxula desde o início do Governo Fátima Bezerra (PT), que vai ao encontro das próprias diretrizes partidárias às campanhas municipais deste ano: O PSDB do ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho é o principal aliado da governante e base de sua sustentação parlamentar no âmbito da Assembleia Legislativa.

Sem a liderança do presidente estadual do PSDB e da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, o Governo Fátima Bezerra seria amplamente minoritário na Casa.

Às eleições municipais de 2020 os dois partidos já possuem linhas de entendimento à coalização em vários municípios.

Brecha

Mas o que o PT definiu, a princípio com barreira de exclusão a legendas como PSDB e DEM, também tem brecha para alterar o que está dito. É a conveniência da relação com PSDB, por exemplo, no RN.

“Nas situações em que o PT não encabeça a chapa e o candidato seja de um partido que não integre o espectro citado acima, somente serão permitidas alianças táticas e pontuais se autorizadas pelo Diretório Estadual, desde que candidato(a) tenha compromisso expresso com a oposição a Bolsonaro e suas políticas e não tenha práticas de hostilidade ao PT e aos presidentes Lula e Dilma,” afirma na mesma resolução.

Saiba mais detalhes clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Q1naide maria rosado de souza diz:

    O PT está se achando. Cheio de salamaleques. Melhor ouvir o som da música…para se orientar.

  2. João Claudio - Já é carnaval 'Olha a cabeleira do Zezé, será que ele éeee...!' diz:

    A seita faz o diabo para vencer as eleições. Se não vencer, faz o diabo para acabar com o país, estado e municípios onde não conseguiram fazer o…diabo.

    P.S – Transformaram a comemoração dos 40 anos de criação da seita maligna em um verdadeiro ritual satânico, com a presença do demônio Zé PULHA Dirceu que, mais uma vez foi carregado nos lombos dos burros encantados presentes ao fojo.

    A seita é cruel. Muito cruel. Cruelíssima.

    Mantenham distância e afastem seus filhos menores.

  3. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    ÔOOO Monarquista Naide Rosado,adoradora de Neo-nazifascistas , o PT não está se achando, jamais se achou. Mesmo porque, o Partido dos Trabalhadores, de fato, é o único partido realmente democrático e organizado do país chamado Brasil, com um ´mínimo de coerência Político Partidária e programática.

    MUITO AO CONTRÁRIO DOS DEMAIS, O PT, não igual à grande maioria que realmente se acham, pois possuem aberto e escrachado apoia da mídia tupiniquim, muito embora sejam, tão somente siglas atrás de fundo partidário e benesses do poder, sobretudo os os que Vossa insolência apoia desde sempre, ou seja, os da extrema direita….!!!

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

    • Q1naide maria rosado de souza diz:

      Dr. Fransueldo. Vou repetir o que disse em comentário recente. Não sou parte do texto. O sr., numa perseguição inexplicável, uma espécie de obsessão sinistra, me inclui em todas as matérias…em catilinárias infindáveis. Carma. Valha-me Deus. O que seria do sr. sem o 11 de setembro, dia do meu nascimento?perderia toda a sua inspiração? Deseje-me vida longa porque, quando eu partir, não escreverá mais nenhuma linha. Eis que, no outono da vida, sou musa de alguém. Inacreditável.

  4. Rocha Neto diz:

    Naide Maria e João Cláudio, disseram o óbvio.
    Discordar todos têm o livre arbítrio para pensar e agir.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.