• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 01/01/2021 - 18:19h
Perfil

Quem é Allyson Bezerra, novo prefeito de Mossoró?

Allyson Bezerra, 28 anos, casado, é engenheiro civil e servidor público federal licenciado da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Mossoroense, nascido em 12 de maio de 1992, filho mais velho de José Américo e Maria das Neves, Allyson agora é prefeito empossado de Mossoró – após vitória histórica (veja AQUI) no dia 15 de novembro do ano passado.

Com sua infância fincada na comunidade rural do Sítio Chafariz, a 33 quilômetros da área urbana de Mossoró, dividiu seu tempo entre estudos, o lado lúdico de uma criança pobre e tarefas colaborativas na roça, ajudando o pai.

Estudando sempre em escola pública, durante o último semestre do curso técnico em edificações no Instituto Federal do RN (IFRN), ele foi aprovado no concurso para servidor da Ufersa, aos 20 anos. Porém, antes disso, também dava aulas a colegas, exercendo a docência com espírito colaborativo.

Em 2013, na mesma universidade, conclui o bacharelado em ciência e tecnologia, sendo o primeiro da família a ter um diploma de nível superior. Em 2016, cola grau como engenheiro civil e em 2017 conclui o mestrado em Manejo de Solo e Água.

Na universidade, desenvolve pesquisas na área de engenharia civil, chegando a publicar mais de vinte artigos científicos em congressos por todo o país.

Duas eleições surpreendentes

Decide cursar direito e se torna estudante na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Aos 23 anos é eleito presidente do sindicato dos servidores da Ufersa, sendo o mais jovem a ocupar o cargo entre as 67 instituições similares no país.

Em 2017, é eleito para o Conselho Superior da Ufersa, sendo o servidor mais votado para o cargo em toda a história da instituição.

Em 2018 foi escolhido pela Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), instituição de alcance nacional, entre mais de mil inscritos, tornando-se uma das 100 lideranças emergentes no Brasil, segundo essa organização de renovação política do país.

Mesmo sem nunca ter sido filiado a um partido, aos 25 anos aceita o convite para ser pré-candidato a deputado estadual e inicia a “Rota da Mudança” por todas as regiões do estado, já inscrito no Solidariedade. Mesmo sem fazer parte das famílias tradicionais, sem maiores meios financeiros ou apoio de grupos/lideranças políticas, acabou eleito em 2018 como um dos 24 deputados estaduais do RN. Nesse poder, foca suas ações em questões delicadas como segurança pública e saúde, atuando na bancada oposicionista.

Em 2020, o maior desafio: candidatura a prefeito de Mossoró. Encarou a prefeita e candidata à reeleição Rosalba Ciarlini (PP), com toda sua trajetória de vitórias e estrutura municipal, empresarial e expertise em resolver eleição no vale tudo. O resultado final apontou maioria para Allyson de 6.263 votos, ou seja, 4,56 pontos percentuais.Venceu não apenas a ‘Rosa’ e seu grupo que domina a política local há mais de 70 anos, mas também um estranho consórcio entre outras duas adversárias, Cláudia Regina (DEM) e deputada estadual Isolda Dantas (PT), que resolveram atacá-lo, em vez de fustigarem a ‘favorita’ e ‘adversária’ Rosalba Ciarlini.

Foram hostilidades em redes sociais e nas ruas, guias eleitorais e até com militantes rosnando à porta de debates (veja AQUI) ou mesmo invadindo emissora de televisão.

Agora, enfrentará o grande desafio de pegar uma herança maldita deixada por uma antecessora raivosa, que criou todas as dificuldades possíveis para embaraçar sua gestão. Incapaz, por exemplo, de fazer a transição de governo de forma elevada e republicana, optando pela sabotagem.

*Vídeo constante nessa postagem é de do fim de setembro do ano passado, rumo à campanha a prefeito de Mossoró.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Magno diz:

    Show de reportagem, meu caro Carlos Santos!

  2. rinaldo diz:

    Excelente perfil de um jovem que apesar das dificuldades inerentes ao meio e condições financeiras/sociais, venceu todos obstáculos. Torcer pelo seu sucesso é antes de tudo querer o melhor para Mossoró, que deve ser o objetivo final de todo representante público.

  3. Amon Carlos de Oliveira diz:

    O jovem, Allysson Bezerra terá um futuro brilhante, de origem humilde tem tuda para uma feliz gestão, já que como é oriundo da zona rural conhece as necessidades do setor.Quero fazer uma correção, foi dito que rosado domina a politica de Mossoró há 70 anos, salvo engano meu conterraneo de Upanema Antonio Rodrigues de Carvalho qubrou a sequencia da familia rosado, ou não?

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Bom dia, Amon.

      Antônio Rodrigues foi um hiato curtíssimo. Inclusive, após alguns meses de assunção, acabou literalmente garroteado pelo sistema, até ignorando o apoio decisivo de Aluízio Alves para sua eleição por 98 votos de maioria, contra Vingt-un Rosado, em 1968.

      Abraços e bom fim de semana.

  4. Maria Lucia de Araújo diz:

    Parabéns! fiquei toda arrepiada com sua história, boa sorte estou aqui torcendo por vc!

  5. Ana Cristina Bezerra palácio diz:

    Eu tiro o chapéu pra esse cara,mas ele fique com o chapéu de couro na cabeça,onde representa todos os nordestinos,como eu que sou cearense e me encantei pelo trabalho dele

  6. Mario Yoshinaga diz:

    O CAU RN aponta para irregularidades em edital de concurso público para Arquitetos. Como o conselho está infiltrtrado de esquerdistas, acho muito provável que seja uma oposição só seu governo, que pelo visto é inovador e competente.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.