• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 31/08/2020 - 08:28h
Ufersa

Reitora reage à pressão com ação criminal e Polícia Federal

A reitora recém-nomeada e empossada da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Ludimilla Oliveira, representou criminalmente contra a estudante de Direito Ana Flávia Lira – coordenadora do Diretório Central de Estudantes (DCE) da instituição, em Mossoró. Também pediu policiais federais à Reitoria.

Protesto hoje reforça extremos na relação da reitora com Ana Flávio e segmentos (Fotomontagem BCS)

A estudante é acusada por ela de calúnia, difamação, ameaça e possível crime de formação de quadrilha, levando a Polícia Federal a bater à sua porta ainda na quinta-feira (27).

O imbróglio decorre de movimento deflagrada pelo DCE e outros segmentos contra a reitora, acusada de “golpista” e “interventora”, em face de sua nomeação, depois de ter sido a terceira colocada na consulta (eleição interna) aos segmentos universitários.

História se repete

Nessa segunda-feira (31), o DCE e movimentos sociais começaram mobilização em frente à sede do Campus Universitário de Mossoró.

A história se repete na Ufersa, que anteriormente tinha outra nomenclatura e status no sistema educacional do país: era a Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM).

Há cerca de 29 anos, o professor Joaquim Amaro teve nomeação em situação similar, enfrentando pesada oposição.

Recentemente, no âmbito do Instituto Federal do RN (IFRN), a posse do interventor Josué Moreira provocou hostilidade contra ele, a ponto de incidente envolvendo estudantes (veja AQUI).

O deputado federal General Girão (PSL), que foi endossante da nomeação de Ludmila e do próprio Josué, propôs a convocação de tropas federais (veja AQUI) para salvaguardar patrimônio físico do IFRN e a integridade física do interventor.

Nota do Blog – A nomeação da professora Ludimilla Oliveira é absolutamente legítima do ponto de vista legal. Tratá-la por ‘interventora’ é recurso retórico dos insatisfeitos. Ela participou de uma consulta interna e ficou em terceiro lugar, sendo normatizado que qualquer um dos três mais votados poderia ser nomeado.

Suas articulações nos bastidores deixaram o primeiro colocado Rodrigo Codes para trás, numa manobra que é questionável, porém própria do ‘jogo’, haja vista que ele também se mexeu nesse sentido.

Se há algo discutível nessa ascensão é do ponto de vista ético, portanto, pessoal. Diz respeito à sua decisão de quebrar um ciclo de respeito moral à escolha dos segmentos.

Quanto à sua reação ao cerco de estudantes e outras vozes contrárias à sua nomeação-posse, é um arroubo que só amplifica o fosso entre reitora e a comunidade acadêmica.

Pobre Ufersa!

* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais

Comentários

  1. Rocha Neto diz:

    Que pena uma instituição nossa que é referência pro país se encontrar com uma situação esdrúxula infetada por uma desajustada e seguida por 4 gatos pingados (como diria minha avó), culpa do PTismo xiita de Isolda & Cia. Que Deus abençoe a nova diretoria da UFERSA, e dê sorte, pois irão precisar é muito. Mas, cada safadeza que acontecer já se sabe quem é a cabeça, Ana Flávia.

  2. Hermiro Filho diz:

    Mudou também a nomenclatura dos trajes. Em muitas ocasiões de manifestações e greves, essa gente trajavam vermelhos simbolizando o comunismo da force e o martelo.
    São outros tempos kkkkklkkkk

  3. Anderson diz:

    Usar do instrumento penal para perseguir oposição é coisa de gente autoritária mesmo. Mas o que esperar de alguém que não consegue se eleger no voto e chafurda na lama para tomar o poder? Crie vergonha, professora! A maioria disparada não te quis, respeite o voto da comunidade.

  4. Anderson diz:

    Essa nomeação também não ocorreu a troco de nada. O reitor do ifrn já colocou as garras de fora, em uma licitação vergonhosa, e o MPF brecou. Estaremos de olho em você, Ludimila. Ao primeiro sinal de fumaça, MPF e PF pra cima de vocês.

  5. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Mas não é possível…enfrentamos tantos problemas, vamos sossegar e torcer para a chegada de uma vacina. Importante termos uma mulher na UFERSA, somos berço da importância feminina!

  6. OSORIO SAMPAIO diz:

    O CERTO É FAZER OS FUNCIONÁRIOS, PROFESSORES E ALUNOS DE BESTAS, ENTÃO PARA QUE ELEIÇÕES SE NÃO TEM VALOR DE NADA. E A SOCIEDADE QUE TORCE PARA QUEM TEM VOTO QUE ASSUMA.

  7. Augusto diz:

    Se essa menina e o DCE estão tão preocupados com a escolha legal do presidente, se candidatem e mudem as leis referentes às listas tríplices. Simples e operante assim. O resto é só conversa mole. Existe legalidade. Ponto final. A esquerda que se reconstrua. Que modifique a forma como “lutam” por suas bandeiras. Ultimamente, estão bastante alinhados com o “nada”. Estão no ocaso de seu tempo. Agonizam como aquele peixe fora d’água. De quem é a culpa? Deles mesmos. Se mataram. Definharam-se, aos poucos. Hoje, estão mais desorganizados do que nunca. Não sei se isso é bom ou ruim. De toda forma, mudem as leis, caso estejam descontentes com a lista tríplice.

  8. Amorim diz:

    Longe de mim, há está altura defender o rapaz. Bolsonaro, mas queiram ou não, é um direito do presidente.
    Uma boa trouxa de roupa, seria bom.
    Ariar panelas com arreia do rio também seria de bom alvitre.

  9. Freire diz:

    espero que todos os esquerdopatas sejam banidos dessa UFERSA o mais rapido possivel.

  10. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Os Burro Narinaos(GRANDE PARTE CONSTRUÍDOS POLITICAMENTE À PARTE DAS FAK NEWS DISSEMINADAS PELO WHATZAPS, FACEBOOK E DO TWÍTER COM SEUS INIMAGINÁVEIS 94 CARACTERES), conforme se verifica, são tão sem noção e sem conhecimento da história, que, mesmo àquele supostamente preparado e educado, sendo elogiado por outro, vejam só …ele solta as mais variadas pérolas e obtusidades, para ao fim e ao cabo afirmar…NÃO SEI E É BOM OU RUIM…!!!

    OPORTUNO NÃO ESQUECERMOS SENHORES BURRO NARIANOS, ESTAMOS SUPOSTAMENTE NUMA REPÚBLICA E NUM ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, MAIS AINDA NUMA DEMOCRACIA REPRESENTATIVA.

    AFINAL À COISA QUE VOCÊS LA COLOCARAM E TANTO IDOLATRAM CEGAMENTE E QUE ATENDE POR EXCREMETNÍSSIMO JAIR MESSIAS CLOROQUINETE ATLETA MEDICO ASCO NARO, É UM DITADOR CHAPADO OU PRESIDENTE DA REPÚBLICA…!!!???

    Ôoooo sumidade Burro Nariana que atende pelo nome de AUGUSTO, já ouviste falar em casuísmo, seu significado e significante…!!!???

    Pois é meu caro, de casuísmo em casuísmo, também se chega à uma plena Ditadura.

    Um baraço
    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  11. rodolfo diz:

    a professora deveria entender que o poder é passageiro. outras coisas são eternas

  12. Rita Barbosa diz:

    Em 1991, contavamos com grande apoio da população de Mossoró. Lembro muito de Canindé Queiroz, que foi muito firme no apoio ao DIRETOR ELEITO, PROFESSOR TORRES. Joaquim Amaro penou.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.