quinta-feira - 19/07/2018 - 09:54h
Jornalismo

Reportagem mostra indústria de notícias falsas na Internet


O Profissão Repórter – programa da Rede Globo de Televisão – monitorou alguns dos maiores sites do Brasil que publicam notícias falsas sobre política. A reportagem saiu nessa quarta-feira (18).

Um dos casos é o site Imprensa Viva, que tem milhões de acessos todo mês e é administrado por anônimos. Ele está ligado a várias páginas nas redes sociais que repostam as matérias do site para milhares de seguidores.

Outros casos investigados foram os dos sites Folha Política.org e Estrela Vermelha, que tem 140 mil acessos mensais e está ligado a outra página, Esquerdão, com 70 mil acessos mensais.

Na busca pelas empresas por trás desses sites, os endereços levaram a imóveis com aspecto de abandonado, com as portas sempre fechadas, em uma vizinhança muito desconfiada da atividade dos moradores.

Boatos e perfis falsos

As pessoas que saíam dos imóveis não quiseram dar entrevista ou revelar o nome dos funcionários dos sites e se mostraram muito irritadas.

Os boatos são muitas vezes propagados com a ajuda de perfis falsos. Isso é alimentado por um comércio virtual. Para fazer a reportagem, o repórter Erik Von Poser comprou 10 mil “amigos” por R$ 250 e foi checar de onde vinham. Alguns eram claramente falsos, outros eram perfis de pessoas reais e de empresas.

Alcides Antunes coordena uma grande rede de programação de códigos para conectar pessoas que querem comprar seguidores. Ele diz que vende uma média de 2,5 milhões de seguidores por mês.

Veja matéria completa clicando AQUI.

Nota do Blog – No RN, nos últimos meses, incontáveis páginas com temática política surgiram nas redes sociais. Elas têm conseguido expandir farto material de conteúdo duvidoso ou claramente falso, cumprindo propósito de desinformar, tumultuar, promover leviandades que favoreçam interesses de seus contratantes ou financiadores.

Campanha eleitoral provoca “nascimento” de muitas páginas políticas” – postamos na Coluna do Herzog dessa última segunda-feira, 16. Veja AQUI.

Por trás dessas páginas, é bom que estejamos cientes: tutti buona gente.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.

Categoria(s): Comunicação / Política

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.