• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 27/08/2014 - 20:36h
Complexo Viário da Abolição

Reunião é cancelada; ninguém assume obra inacabada

A reunião entre os responsáveis pelas obras do Complexo Viário da Abolição, que deveria acontecer na tarde desta quarta-feira (27), na sala da Presidência da Câmara de Mossoró, foi cancelada. Faltou a maioria dos convidados.

Francisco Carlos, sentado, espera representantes (Foto: CMM)

Não foi realizada devido à ausência de representantes do Governo do Estado, do Dnit e das construtoras CLC e EIT. Apenas o secretário municipal do Desenvolvimento Urbano, engenheiro José Couto, atendeu à convocação.

A obra que já consumiu mais de R$ 72 milhões e se arrasta há mais de quatro anos, com 17 quilômetros de extensão e cinco viadutos, é um monumento à incompetência, ao cinismo, à falta de fiscalização e ao desperdício do dinheiro púbico. Mesmo antes de ser concluída, todos os seus cinco viadutos apresentaram problemas.

O DNIT – autarquia federal, já havia justificado ausência, devido a compromissos agendados anteriormente.

A EIT também havia se pronunciado, afirmando que não teria mais vínculos com a referida obra. Aqui merece um capítulo à parte a posição da empresa.

No último dia 14, a EIT utilizou Assessoria de Imprensa para divulgar nota oficial (veja AQUI e no boxe abaixo), atestando que se responsabilizaria pelo custo de recuperação de um dos viadutos (o II, localizado entre os conjuntos Abolição II e III), que começou a “afundar”.

NOTA DA EIT (14 de Agosto de 2014)

A Empresa Industrial Técnica S/A (EIT) informa que está retomando os serviços do Viaduto 2 do Complexo Viário da Abolição de Mossoró.

A EIT informa ainda que vai assumir todos os custos adicionais para a execução do serviço de reparação da obra, necessária por conta da ação das chuvas, ou seja, os custos serão arcados pela própria empresa, sem prejuízo ao Governo do Estado.

Agora, avisa que não tem nada com isso. A obra está parada, continua parada, apesar de uma placa falsamente indicar no local: “Homens trabalhando”.

Portanto, Mossoró e o contribuinte que se ‘f….m. E fica por isso mesmo.

Já a Secretaria Estadual de Infraestrutura chegou a confirmar, na manhã desta quarta-feira, que a secretária Kátia Pinto seria representada pelo engenheiro Yuri Tasso, diretor da Caern. Nem um nem outro.

Audiência pública

O objetivo da reunião era obter esclarecimentos sobre o projeto executivo e a própria execução da obra, que tem sido causa de preocupação para os mossoroenses. Diante da ausência dos representantes, o presidente da Casa, vereador Francisco Carlos (PV), afirmou que o tema será levado a plenário e uma audiência pública será agendada para os próximos dias, havendo a convocação dos entes públicos.

Além do presidente, estiveram presentes os vereadores Genivan Vale (PROS) e Nacízio Silva (PTN).

O professor aposentado Lindemberg Gomes tomou conhecimento da reunião e também compareceu à presidência da Câmara.

Nota do Blog – Há anos, em períodos de campanha, aparecem políticos posando em cima de máquinas, ao lado de trabalhadores, garantindo êxito da obra e assumindo “paternidade” ou “maternidade” dela. De uns tempos para cá eles sumiram.

Essa é uma chamada “obra delegada”, com recursos da ordem de 90% da União, que delegou ao Governo do Estado a sua condução.

A própria governadora Rosalba Ciarlini (DEM) já apareceu escalando uns viadutos e dando os monstrengos como inaugurados. Por onde ela passou, apareceram rachaduras, um está afundando e outros problemas técnicos surgem aqui e ali.

Mas não sejamos cruéis. A culpa não é sua, mas certamente seu Governo incompetente e desleixado deve explicações.

Faltou fiscalização? Faltou um projeto de qualidade?

Como se explicar tantas paralisações e tantos erros grosseiros, como no viaduto do Grande Alto de São Manoel, que está concluído e não pode ser usado porque ainda não arranjaram um jeito de “engatar” uma pista nele.

E chega de audiência pública, reunião que ninguém leva a sério. O caso é de Polícia, o caso é de intervenção do Ministério Público Federal.

Estamos lidando com milhões do contribuinte, montanha de dinheiro que deve em boa parte ter tomado rumo diferente, deixando para trás essa coisa.

Francamente.

Parem de roubar, pelo amor de Deus. Pare, récua imprestável!

Por favor parem de roubar só por alguns meses e permitam que Mossoró consiga sair desse buraco em que está metida com tantos ladravazes e incompetentes.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política

Comentários

  1. Carlos Andre diz:

    Com certeza Carlos Santos, não exagerou em nada.

    E quando a gente pensa que chegamos ao fundo do posso e só que o fundo é mais embaixo.

    Mossoró está afundando por causa da incompetência dos políticos chamado “ROSADOS”, só eles estão bem, muito bem que se diga.

    • Alexandre diz:

      isso não tem nada a ver com os politicos de mossoró, é uma obra federal meu amigo.

      • Carlos Santos diz:

        NOTA DO BLOG – Bom dia, Alexandre. Você está equivocado. Tem tudo a ver com políticos e com os cidadãos de Mossoró. É uma “obra delegada”, ou seja, que foi “delegada” ao Governo do Estado, pela União, com recursos do seu, do meu e dos nossos impostos. A obra diz respeito à nossa vida.

        Parte das obras suplementares, de acesso e de entorno da duplicação e viadutos, cabe à prefeitura. A questão da mobilidade (nome bonito) é de interesse comum.

        Você tem uma cidade inteira com seu cotidiano alterado por obras paradas, e ainda considerar que não temos nada com isso?

      • Francy Granjeiro diz:

        Henrique se elege o filho Zé Agripino Felipe Maia que Cláudia Reginha apoia, se elege Sandra Rosado com sua filha Larissa, se elege Fafá Rosado e esposo Leonardo,elege Betinho.Junte eles com os do Seridó de João Maia,…..Credooooooooo !!!!! É muita festança para HENRIQUE que apoia DILMA
        Eles vão deitarem e rolarem $$$$$$$$$$$$$$$$$$$
        Tem mais:os empresarios, a imprensa, os hospitais,as elites etc etc etc etc etc
        “RN não é para amadores”
        PENSOU NISSO MOÇO?
        Graças a Deus o Dinho no Maranhao ta chicotando os Sarneis.

      • anatana dantas diz:

        Sr. Alexandre, o interessante é que afirmas que é uma obra federal e que nada tem haver com os políticos de Mossoró, mas então porque ELES INAUGURAM, TIRAM FOTOS, AFIRMAM QUE FIZERAM ISSO, AQUILO….nos poupe…é da minha, da conta de todos os mossoroenses que estão à mercê desses bandidos. Mas enquanto existir cidadão com pensamento igual ao seu, fica fácil continuar a roubalheira, porque é sofrendo, e achando que deve favor.

  2. João Claudio diz:

    O “defeito” no sobe e desce do Alto de São Manoel, não deve ser atribuído a construtora. O papel da construtora é executar a obra que está na planta, assinada por um engenheiro projetista com larga experiencia em construções de viadutos e os locais onde devem ser construídos. Por isso, eu escrevi um comentário perguntando quem é o Pai do projeto. Acredito que tenha sido um “sinhô ingenhêru”. O nome da pérola, sinceramente e infelizmente, não sei.

  3. Lindemberg Gomes diz:

    Isso é uma VERGONHA. É um verdadeiro DESCASO para com o ERÁRIO e o PATRIMÔNIO PÚBLICO. 72 milhões foram “gastos” e a obra está MAU PROJETADA, INACABADA, COM PROBLEMAS SERÍSSIMOS, pois está AFUNDANDO. Quem sabe, até correndo risco de DESABAR. As obras que precisam ser feitas em Mossoró, não são realizadas e as que são deixam muito a desejar. Onde é que vamos parar com Gestores Políticos dessa natureza?

  4. Lindemberg Gomes diz:

    Mossoroenses vamos acordar! Já fomos por muitos anos enrolados. Basta de tanta CORRUPÇÃO! Basta de tantos DESMANDOS! O povo não quer mais continuar sofrendo em hospitais sem leitos, sem médicos, sem medicamentos, sem sem anestesiologistas, sem UTIs… Com filhos estudando em escolas públicas sem professores (faltando ha muitos e muitos anos), além do que em escolas sem equipamentos e sem qualidade. Convivendo diariamente com a violência irredutível. Que vida é essa?

    • Francy Granjeiro diz:

      Próximo ano Fafa e esposa, Sandra e filha com Henrique vai aparecer e trazerem verbas do governo federal para concluir….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      COM ELES, MAIAS ROSODAS E ALVES VAI SAIR TUDO QUE ESTAR ENGAVETADOS…KKKKKKKKKKKKKKKK

  5. Alexandre diz:

    O problema é esses jornalistas que não entendem e nem sabem de nada e escrevem o que acham. Quem disse que ja foram gastos mais de 72 milhões? A obra toda é 72 milhões, falta medir mais de 12 milhões. O grande problema é a burocracia. A obra esta dependendo de readequação de planilha, quando isso for resolvido a obra acaba, mas por lei, nenhuma empresa pode executar um serviço que não esta em planilha e nem medir um serviço que não executou. Então procure ver realmente onde esta o problema e procure estudar um pouco de lei.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – A culpa é sempre do jornalista, né? Engraçado. Lhe disseram que ocorreram liberações, adiantamentos sem medição? Lhe disseram que a fiscalização claramente não existiu? Como você explica a EIT emitir uma nota dizendo que vai fazer reparos de um viaduto e em seguida avisar que não vai à reunião por não ter mais nada com o empreendimento? Djair, ou Alexandre, defender o indefensável, atacando, é a mais velha das táticas quando não se tem argumento e o fundamental é confundir. Continue.

      • anatana dantas diz:

        Prezado Carlos Santos, gostaria de lhe pedir explicações sobre os viadutos “monstros” que foram construídos em Mossoró, uma vez que segundo o Sr. Alexandre, a cupa também é sua. Ora pois!!!!!!! Santa portaria, santo cargo comissionado, tudo podes quando és concedido. Pobre do povo se não fosse a imprensa. Àquela que serve ao povo, não a vendida. Somente um alienado político, cego ou beneficiado indiscriminadamente para afirmar que essa aberração da engenharia moderna não nos diz respeito ou então que não está certo cobrar da municipalidade uma solução. Aliás, não da do prefeito, mas tb dos vereadores, MP, empreiteiras, polícia (porque isso é um crime). Tenho dito!!!!!!

        • Carlos Santos diz:

          NOTA DO BLOG – Assumo minha culpa. Como as empresas desapareceram, Dnit não fiscaliza e o Estado também não, alguém tem que assumir esses monstrengos.

      • Alexandre diz:

        Caro Carlos Santos, se ocorreram liberações e adiantamentos sem medição eu não sei, mas o ponto que quero chegar é que voce como jornalista não pode afirmar uma coisa que não esta certo. Por exemplo, aconteceu adiantamento de medição? se sim então divulgue, mas dizer que ja foram gastos mais de 72 milhõe sem ter sido é algo eminentemente errado. Eu apoio o jornalismo desde que fale a verdade e não algo que chame atenção.

    • Gilmar diz:

      Esse Alexandre ta ganhando dos politiqueiros do RN? Para defede-los tanto. Obra inacabada, nem uma passarela no local, retornos com quilômetros de distâncias e ai vem um cidadão defender. Homem, vai … Posso dizer não, se não sou processado ou até ameaçado, mas, os vagabundos políticos todos rindo da cara da gente e sujando a cidade com aquelas fotos em todos os canteiros….

      • Alexandre diz:

        Gilmar Não estou defendendo , mas vamos para a sua tão falada passarela. Não existe no projeto e nem na planilha qualquer passarela para fazer, portanto nem a empresa e nem os politicos e nem os orgãos fiscais são responsaveis por isso. O que deve ser feito é uma nova licitação para a construção dessas passarelas, concordo que precisa e que era pra constar no projeto executivo. Quanto aos retornos, foi executado o que estava no projeto executivo.

  6. Watsandrei diz:

    Se fosse num País sério esse magote já estaria na cadeia!
    Mas nós brasileiros somos cegos surdos e mudos.
    E viva a Putaria!!!!

  7. AVELINO diz:

    Como contra-prova disso, a estrada duplicada que vai da casa de Rosalba em Mossoró até a porta da sua casa de veraneio dela na praia de Tibau, essa tem patrono, nome e sobrenome de quem fez: a própria…

  8. Francisco Ronaldo diz:

    …e diante de tanto descaso, pergunto: Onde está a atuação do Ministério Público neste caso? Assinalo que o Ministério é Público e como tal deve uma explicação junto aos cidadãos (público) da sua atuação como representante e defensor da Lei!

  9. Jorge Pacheco diz:

    Enquanto isso, a porcaria do Ministério Público, que hoje em dia não serve mais para nada, continua “moscando”, e investigando só o que é de seu interesse.

  10. Francy Granjeiro diz:

    O Estado do RN afunda na lama da incompetência!!
    Fizeram igual o caso do jatinho que matou Eduardo Campos…Ninguém assume?

  11. George Vale diz:

    Alguém sabe me informar como proceder para formalizar uma denuncia ao Ministério Público? Farei isso pessoalmente amanhã. Quem quiser me acompanhe.

  12. Francy Granjeiro diz:

    Parem de roubar, pelo amor de Deus. Pare, récua imprestável!
    Por favor parem de roubar só por alguns meses e permitam que Mossoró consiga sair desse buraco em que está metida com tantos ladravazes e incompetentes.
    Ta dificil essa corja de Maias Rosados e Alves sairem do RN….Viram as pesquisas? Eles não precisam mais fazerem maia nada, com ou sem discursos carreatas passeatas eles ganham facinho.Ta tudo ganho tudo dominado Caminhando para 2018 outros da laia deles.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.