• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 07/05/2018 - 06:38h
Tesouro Nacional

RN está entre estados que menos gastam com folha

Do G1

Quase a totalidade dos estados brasileiros gastou em 2017 mais da metade de sua arrecadação líquida com servidores públicos na ativa, aposentados e pensionistas, segundo dados fornecidos pelos governos estaduais e disponibilizados recentemente pela Secretaria do Tesouro Nacional.

O RN, por exemplo, chega a comprometer 51%. Está entre os que menos gastam com a folha de pessoal, mesmo assim está acima do que rege a legislação.

Somente três unidades da federação (Distrito Federal, Goiás e Sergipe) desembolsaram menos que 50% da receita líquida com esses servidores no ano passado. Em 2016, eram cinco: Distrito Federal, Amapá, Ceará, Mato Grosso do Sul e Sergipe.

Há casos de estados em que os gastos com os servidores ativos, inativos e pensionistas superaram a marca de 60% da receita corrente líquida em 2017, como Minas Gerais (60%), Rio de Janeiro (65%), Tocantins (66%) e Roraima (77%).

Essa conta considera os gastos com servidores de Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público dos estados. A Lei de Responsabilidade Fiscal, porém, estabelece limites individuais para cada um dos poderes.

Considerados cada um dos poderes individualmente, apenas o Executivo estadual supera o limite da LRF, que é de até 49% dos gastos com pessoal. Isso acontece nos seguintes estados: Santa Catarina, Minas Gerais, Acre, Tocantins, Rio de Janeiro e Roraima.

A receita corrente líquida, considerada para efeitos do cálculo, abate os repasses constitucionais feitos aos municípios e a contribuição dos servidores para o custeio do seu sistema previdenciário.

Saiba mais detalhes clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública

Comentários

  1. Amorim diz:

    Vcs são mesmo idiotas!
    Gasta menos; pois não paga seus servidores.
    Tô certo ou tô errado?

  2. Elves Alves diz:

    RN é um dos estados que menos gastam com a folha…
    Em compensação, é também um dos que mais esbanjam em floriculturas.

  3. João Claudio diz:

    A resposta está eeeeeeeeeeeeeeeeeeexataaaaaaaaaaa……

  4. M.D.R. diz:

    E, também, é ESTADO DO NORDESTE que atrasa e congela salários.
    Pergunte se o rapaz quer soltar o OSSO?….

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.