• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 17/07/2014 - 09:46h
Política de resultados

Robinson “confia” em Rosalba para ganhar em Mossoró

Candidato e vice-governador dissidente aposta em governadora para mudar cenário mossoroense

O alto escalão da campanha ao Governo do Estado do vice-governador dissidente, Robinson Faria (PSD), aposta numa vitória por boa margem em Mossoró. O diferencial para essa crença, parece um paradoxo – mas não é: Rosalba Ciarlini (DEM).

Robinson e Rosalba na posse (1º de janeiro de 2011): os bons tempos estão de volta

Em pesquisa divulgada no último dia 27 de junho, pela Rádio Difusora de Mossoró, a partir de trabalho realizado pelo Instituto Consult no dia 24 do mesmo mês, o Governo Rosalba foi desaprovado por 53% dos mossoroenses. Mas, 38% aprovaram-no. É o maior índice de endosso em todo o estado, algo superlativo para a realidade vivida pela governante.

Esse percentual é o “ponto xis” de estudo da campanha de Robinson, para potencializar seu nome em Mossoró.

Mesmo seu principal apoio visível e nominal, na cidade, sendo do prefeito Francisco José Júnior (PSD), que na mesma pesquisa obteve 65,17% de aprovação, Robinson sabe que Rosalba é quem poderá fazer a diferença em seu favor.

Governo Rosalba Ciarlini em Mossoró:

Aprovam – 38%
Desaprovam – 53%
Não sabe – 9%

Governo Francisco José Júnior em Mossoró:

Aprovam – 65,17%
Desaprovam – 20%
Não sabe – 14,83%.

Na campanha municipal suplementar que elegeu o prefeito “Silveira” no dia 4 de maio, Robinson participava das movimentações do seu candidato orientado pelo marketing, para “não tocar em Rosalba”. E assim fez.

Manteve-a “intacta”, contornando qualquer crítica pessoal à governadora. Foi como se ela não existisse. Poupou-a cirurgicamente.

Nas urnas, o prefeito interino consolidou sua vitória com 68.915 votos, um resultado que seria espantoso, se não houvesse o amplo conhecimento da conjuntura e contexto da campanha. Não deve ser ignorado, que como vereador, ele foi reeleito em 2012 com 2.586 votos. Apenas o sexto mais votado.

Na campanha suplementar, a “adversária” Rosalba ficou explicitamente sem uma candidatura para apoiar, mas subliminarmente tangeu seus eleitores para o candidato de Robinson. Foi uma força invisível considerável.

Para a disputa estadual, é diferente. Seu cunhado e deputado federal Betinho Rosado (PP) desembarcou às claras no palanque de Robinson, logo na convenção da Coligação Liderados pelo Povo, que abriga o candidato governista.

Betinho Rosado

Se havia alguma dúvida quanto ao apoio de Rosalba, ao vice-governador dissidente, é só acompanhar noticiário e redes sociais, em que Betinho convoca seus “amigos” (eleitores da “Rosa”) para apoio a Robinson (veja AQUI).

Rosalba, mesmo com todo o desgaste, ainda é a maior eleitora de Mossoró. É, pessoalmente, quem possui maior capital político. Está enraizado, mesmo que tenha sofrido boa erosão.

Diferente situação vive o prefeito, que desembarcou na prefeitura há poucos meses, não tendo capilaridade e consistência, ainda, para se munir do cajado de “líder”. Tem a caneta, mas ela é finita e não pode tudo.

Qualquer dúvida, é só se identificar o que aconteceu com a prefeita cassada e afastada Cláudia Regina (DEM). Tentou novamente ser candidata na campanha suplementar, mas foi barrada pela Justiça e pelo pior dos vetos: a falta de militância, aquela multidão de antes.

A própria ex-prefeita Fafá Rosado (DEM, hoje no PMDB) passou oito anos na prefeitura. Afastada e sem apoio do prefeito aos seus projetos políticos, recentemente (veja AQUI) não conseguiu aglomerar um número satisfatório de pessoas na ampla área de lazer de sua mansão, como fazia antes.

O candidato Robinson está em desvantagem nas intenções de voto no estado e em Mossoró (veja boxe abaixo). No caso específico de Mossoró, conforme o próprio Consult, Henrique Alves (PMDB) teria vantagem de 20,67%.

Pesquisa Consult/Difusora 27 de Junho de 2014:

Henrique Alves (PMDB) – 37,50%
Robinson Faria (PSD) –  16,83%

A pesquisa, feita no dia 24 de junho e divulgada no dia 27, aconteceu num momento em que a questão do apoio de Rosalba era um assunto conhecido apenas nos bastidores políticos. Não tinha chegado ao grande público ou conhecimento expressivo da massa-gente.

O apoio nítido, àquele momento da pesquisa, era do prefeito Francisco José Júnior, do próprio PT da deputada federal Fátima Bezerra e do vice-prefeito eleito Luiz Carlos Martins. Tinha os reflexos da própria campanha municipal encerrada semanas antes, em que Robinson teve presença continuada e expressiva, potencializando imagem.

Fafá, Robinson, "Silveira", Luiz Carlos e Fátima Bezerra na campanha suplementar. Rosalba oculta

Numa próxima pesquisa, a estimativa da alta cúpula da Liderados pelo Povo é que o “efeito Rosalba” já poderá ser sentido. O candidato terá uma militância aguerrida e motivada em seu favor, sem praticamente investir nada para isso.

A aposta nisso está sendo divulgada pela própria campanha do candidato, conforme notícia oficial enviada à imprensa no dia passado, que este Blog reproduziu (veja AQUI). Na matéria, que o jargão jornalístico trata como “release” (pronuncia-se ‘rilise’), é explicitado:

– “Tudo indica que (Robinson) receberá a atenção dos rosalbistas que não se conformam com a traição sofrida pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM) dentro do seu próprio partido (…).”

Enfim, os militantes da governadora já sabem: podem gritar a plenos pulmões em Mossoró nas mobilizações de Robinson; “É a Rosa! É a Rosa!”

Compartilhe:
Categoria(s): Reportagem Especial

Comentários

  1. Carlos Andre diz:

    Tem algo a mais do que rir com uma dessas?

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Raimundo HS diz:

    Como imaginei,Robson terá que pedir a benção de Rosalba porque se for depender de Francisco José Junior,só levará os 2500 votos que ele tem como vereador,ainda mais agora com esses processos da operação vulcano e os que que estão aparecendo através das denúncias do vereador Tomaz Neto.Muito triste a realidade de nossa cidade.

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    E em 2016?
    Rosalba certamente será candidata. Robinson apoiará o prefeito ou a Rosalba?
    Henrique Alves certamente lançará uma candidata. Vai ser uma CANDIDATA!
    DEIXAR DE SER CANDIDATA A ROSALBA NÃO DEIXARÁ.
    Como o Robinson vai administrar esta situação com vistas a 2018?
    Será que em 2018 Rosalba, caso se eleja prefeita de Mossoró, não irá tentar voltar ao governo?
    Aceitará o prefeito ser vice da Rosalba em 2016 com a perspectiva dela se eleger governadora em 2018 e ele assumir a prefeitura?
    Aceitará Robinson, derrotado em 2014, ser vice em 2018 na chapa da Rosalba?
    Outros fatores, ficha suja, influirão em futuras candidaturas?
    Só o tempo irá esclarecer quais os reais interesses que estão por trás destas alianças não muito católicas.
    Zé Buchudinho disse que estava ficando confuso e saiu de perto. Realmente é muito difícil entender este quadro. Zé Ruela é que não para de rir, mas mesmo assim consegue dizer que mais do que as nuvens no ceu mudam os políticos.
    QUE DEUS PROTEJA MOSSORÓ.
    ////
    OS ALUNOS BEBEM ÁGUA NÃO FILTRADA NAS ESCOLAS DE MOSSORÓ.
    FALTA UM PÃO E UM GOLE DE CAFÉ PARA OS ALUNOS QUE CHEGAM FAMINTOS ÀS ESCOLAS MUNICIPAIS.

  4. naide maria rosado de souza diz:

    Ora, sr. Inácio…se Zé Buchudinho ficou confuso, imagine eu…aqui de longe.
    Ponto pacífico: Rosalba é a Senhora dos Votos em Mossoró.
    Ponto pacífico o governador que quiser se eleger vai precisar muitooooooooooooo de um Rosado.
    Ponto pacífico: Larissa Rosado tem uma boa estrela e ainda vai brilhar muito. Ela desabrocha a olhos vistos .É doce, aproximável e corajosa.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Sra Naide Maria Rosado de Souza
      Infelizmente a Larissa e a Rosalba não falam a mesma língua. E este desacerto está levando ao enfraquecimento a família Rosado na política do RN. Se as duas se unissem não tinha para ninguém em Mossoró. Lamentavelmente preferem praticar autofagia.
      A senhora bem que poderia atuar como bombeiro e apagar este incêndio que queima os Rosados.
      Só não entendi a senhora dizer que a Larissa é “É doce, aproximável e corajosa.”
      Durante a campanha de 2012 eu por diversas vezes tentei um contato com ela e não consegui.
      Pode ser que ela seja tudo isto que a senhora diz, mas que ninguém consegue falar com ela, consegue não.
      Recentemente procurei apoio dela na campanha pela colocação dos filtros nas escolas municipais e somente o silêncio como resposta. Isto proque eu estava pedindo que fizesse um pronunciamento a favor da colocação de filtros nas escolas municipais. Será que ela não lê os e-mails que são enviados? Será que ela não lê os blogs de Mossoró? Por que ela se deixa colocar numa redoma pelos aspones que a cercam? Ela tem medo de contato com o povo? Consiga, a senhora, que tem contato com ela, cinco minutos para que eu relate alguns problemas de Mossoró. Faça isto por Mossoró.
      Que Deus nos proteja.
      ////
      CADÊ A CEI QUE IA SER INSTALADA NA CMM?
      É PRECISO FAZER UMA AUDITORIA NA CMM.
      CADÊ O RELATORIO DA AUDITORIA QUE FOI REALIZADA NA PREFEITURA E PAGA PELO POVO?

  5. fernando diz:

    Tem muita gente do PT com essa mesma crença , que ela fará o mesmo com Fatima. Se fizer, Mossoró mostra para o mundo que ainda não saio da senzala.

  6. Leonardo leo diz:

    Acho que com a máquina na mão o prefeito consegue alguns votos para Robson Farias,mas na próxima campanha para prefeito em 2016,se ele se livrar da ficha suja,que eu acho muito difícil,acordará para a realidade quando se deparar com a Rosa.

  7. luis carlos diz:

    O futuro governador em 2018 apostem que deverá ser Carlos Eduardo ou Walter Alves, ou GARIBALDI ALVES.

    • Carlos Santos diz:

      Nota do Blog – Luís, seu e-mail foi identificado como falso. Seu nome, também? Identifique-se para continuar tendo comentários liberados. Seu IP é este: 179.190.178.227

  8. raimundo nonato sobrinho diz:

    Eu só acredito que a Dra Rosalba vai apoiar O Robson faria a governador quando eu ouvi da própria boca dela. Um cara dissidente que a abandonou o RN, fechou os olhos Mossoró fugindo de sua responsabilidade de vice governador, e agora querendo aparecer como salvador da pátria, requer o apoio da governadora. Não creio que a Dra Rosalba deixe-se levar por essas águas turvas que levam a um mar de lama. A Dra Rosalba já errou demais; não pode incorrer em mais um erro. É melhor ficar de fora de mais uma sujeira.

  9. raimundo nonato sobrinho diz:

    Os bons tempos estão de volta: Falta de vergonha também tem limites.

  10. eduardo mourão diz:

    O Prefeito atual de Mossoró dará sim, uma contribuição e tanto ao candidato Robinson, mas claro que Rosalba tem mais cacife para transferir os votos. Entretanto não se pode subestimar a caneta de um executivo. O prefeito Fco José tem que saber trabalhar com a militancia que pertenceu a Rosalba , militancia esta, que tá nas mãos do prefeito. Manda o bom senso que, sabendo angariar para si , pessoas até então rosalbistas , ou fafistas, e que tem cargos comissionados na PMM, pode ter certeza, que o páreo é duro. Manda o obvio , que o prefeito deveria ter como prioridade inicial a candidatura do seu pai, contando evidentemente com o apoio das pessoas que trabalham nos devidos cargos, 1os. 2os. 3os. 4o escalações, que tem familias numerosas que por certo sendo bem aproveitados deverão fazer o IRMÃOZINHO deputado eleito com votos de Mossoró, sem contar com outros apoios fora daqui. Mateus… primeiro, os teus. Em politica o feio é perder.

  11. AVELINO diz:

    O meu “comenter” sobre o tema chegou aí ou blog pipocou novamente???

  12. erico diz:

    Terá surpresa em relação ao desgoverno de Rosalba , os tempos mudaram , a mentalidade dos Mossoronse são outra e também depois que tudo que Rosalba fez com o estado o povo não deverá apoiar a mesma como pensa o CANDIDATO Robson.

    Aguardem que verão !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  13. Junior 100 diz:

    Prefiro não comentar… porém já sei quem vai ficar em último LUGAR.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.