• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 13/05/2021 - 17:06h
Impessoalidade (?)

Rosalba é denunciada mais uma vez por improbidade administrativa

Ex-prefeita utilizou endereços virtuais da prefeitura para se promover, mesmo ciente do abuso
Dezenas de postagens, em poucos dias, com a "Rosa" sempre divulgando a própria imagem em espaço público (Fotomontagem BCS)

Dezenas de postagens, em poucos dias, com a “Rosa” divulgando a própria imagem em espaço público (Fotomontagem BCS)

A ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP) vai responder a mais uma demanda judicial por improbidade administrativa. O Ministério Público do RN (MPRN) protocolou Ação Civil Pública (ACP) sob o número  0804752-26.2021.8.20.5106, em que pede sua condenação.

A petição inicial deu entrada às 15h55 do dia 13 de março último. O titular da 7ª Promotoria de Mossoró, promotor público Fábio de Weimar Thé, denuncia que Rosalba em “reiteradas postagens na rede social Instagram, ao longo de toda a sua gestão, especialmente em dezembro/2020, após Recomendação do Ministério Público, promoveu em favor de si promoção pessoal na divulgação de propaganda institucional, a custo do erário público (…)”.

Em face da violação de princípios administrativos, em que a máquina pública lhe servira como se fosse um bem particular, o MPRN pede perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, além de pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente. Também pleiteia proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos, com base no art. 12, inciso III, da Lei n.º 8.429/92 , lei de Improbidade administrativa.

Dinheiro público e promoção pessoal

Segundo narra a ACP, “diversos vídeos de divulgações de obras – em execução – e de aumento salarial, produzidos sob o pretenso manto da publicidade institucional, utilizou a pretensa então candidata à reeleição como porta-voz das publicidades. Os mesmos vídeos, produzidos para propaganda institucional e publicados na página oficial do Município e rede social deste – facebook e instagram -, materiais publicitários realizados com verbas públicas, além de não poderem utilizar a imagem da Sra. prefeita, igualmente estão postados na rede social pessoal de Rosalba”.

A então prefeita chegou a ser provocada em “recomendações” do MP para remover as postagens, flagrantemente ilegais, mas mesmo assim as ignorou.

“Em verdade, a postura adotada por Rosalba Ciarlini foi diametralmente oposta, consoante é possível inferir das postagens contidas no Instagram da Prefeitura Municipal de Mossoró (@prefeiturademossoro) e que estão colacionadas no doc. n. 1202215. Registre-se que as postagens listadas se referem apenas ao mês de dezembro/2020 e totalizam 64 (sessenta e quatro) publicações contendo a imagem da então Prefeita Rosalba Ciarlini Rosado. Um número que ultrapassa a razoabilidade e que demonstra, sem qualquer dúvida, o intento de vincular as obras realizadas à sua pessoa, além de ressaltar o interesse espúrio de se autopromover e destacar sua imagem pessoal, a custa do erário público, violando frontalmente os princípios constitucionais da administração pública”, descreve a promotoria.

“Válido ressaltar que a REQUERIDA ROSALBA CIARLINI JÁ É REINCIDENTE EM MATÉRIA DE VIOLAÇÃO A IMPESSOALIDADE, promoção pessoal por meio de publicidades e propagandas institucionais, uma vez que restou CONDENADA PERANTE A VARA DA FAZENDA PÚBLICA DE MOSSORÓ, NO PROCESSO Nº. 0003307-35.2002.8.20.0106 (…)”, aponta Fábio de Weimar Thé.

Em 2012, avião do Estado desembarcou quase 60 vezes em um mês na gestão de Rosalba (Foto: Web)

Em 2012, avião do Estado desembarcou quase 60 vezes em um mês na gestão de Rosalba (Foto: Web)

Histórico pesado

O histórico da ex-prefeita mistura segurança na impunidade com desfaçatez. Tem motivos de sobra para considerar que sairá mais uma vez sem problemas que possam comprometer sua marcha política.

Como prefeita, em administração passada, ela banhou piso de prédios públicos e de praças com logo de sua  campanha eleitoral (uma rosa). Nem o Palácio da Resistência (veja AQUI), imóvel histórico, escapou de sua mão personalista, hábeis manoplas que misturam o público com o privado com bastante destreza.

Governadora do RN, em 2012, ela utilizou aeronave pública para pousar quase 60 vezes em Mossoró (veja AQUI), num espaço de 30 dias, na campanha municipal local – considerada a mais corrupta de todos os tempos.

Esse mesmo avião Bandeirante de prefixo E 110 P1 (prefixo PP-ERN) esteve 98 vezes no Aeroporto Dix-sept Rosado durante todo o ano de 2011.

Ainda tem, de lambuja, processos relativos ao estádio multiuso Arena das Dunas (veja AQUI) e o escandaloso Hospital da Mulher Parteira Maria Correia (veja AQUI) onde aparece como ré.

No acesso à escadaria do Palácio da Resistência, o circunstante-passante se depara com esse abuso (Foto: cedida)

No acesso à escadaria do Palácio da Resistência, o circunstante-passante se depara com esse abuso (Foto: cedida)

Nota do Blog – Particularmente, acho que a ex-prefeita não tem com o que se preocupar. Prioridade é ser eleita deputada estadual (veja AQUI) o próximo ano, para ganhar outra vez a couraça do “foro privilegiado” e empurrar qualquer processo para posição inercial.

É o que se chama no jargão judicial por “embargos de gaveta”. Não existe no ordenamento jurídico, mas é comum na prática.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Reportagem Especial

Comentários

  1. Q1naide maria rosado de souza diz:

    A verdade é que parece necessário que o candidato à reeleição torne-se invisível. Missão para as fadas. Existe uma no grupo.

  2. Wendell Stewart da Costa Silva diz:

    Eu nunca votei e nem votarei nela, graças a Deus eu nunca caí no conto do vigário dela, e hoje existe a internet para lembrar as peripécias daquela que foi considerada a pior governadora do Estado do Rio Grande do Norte e do Brasil, o voto é livre, o povo crie vergonha na cara e não vote nela e nem no sobrinho do marido dela, simples assim!

  3. Fernando diz:

    A varinha de condão falhou na elevação passada.

  4. Wendell Stewart da Costa Silva diz:

    A derrota doi na oligarquia, que nunca mais pegará a prefeitura, e vivem longe pensando nos malditos mausoléus.

  5. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Wendell…você não consegue realizar seu grande sonho: ser
    Wendell Stewart Rosado.

  6. Wendell Stewart da Costa Silva diz:

    A derrota em 2022 será maior, até mesmo para pessoas esquecidas a quase 30 anos e que não influencia em nenhum voto na cidade, muito menos no Estado .

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      No meu voto e no voto da mulher e filhas a Sra. NAIDE ROSADO influencia.
      Ela não DETERMINA os nossos votos, mas tudo o que diz é pesado e medido por todos aqui em casa.
      Como somosdotados de senso crítico, cada qual vota em quem achar melhor.
      Uma coisa é certa.
      A opinião da Sra. NAIDE ROSADO é escutada com muita atenção. Pelo equilíbrio e grande amor que tem por Mossoró, pelo Rio Grande do Norte e pelo Brasil.
      Esta senhora é dotada de uma inteligência fulgurante e Mossoró muito perde por ela viver no Rio de Janeiro.
      Naide Rosado prefeita ou vereadora, Mossoró daria um salto em termos de moralidade política e desenvolvimento.
      Uma pena que de política ela só queira distância. Uma pena.

      • Q1naide maria rosado de souza diz:

        Obrigada, Sr.Inácio, ao senhor e à sua família , pela confiança demonstrada. De fato, a política jamais me atraiu. Cuido de minha família, investi na educação de meus filhos, e que retorno maravilhoso recebi. Agora, atenta aos netos para que,como os pais, sejam cidadãos preparados e produtivos. Educo, ensino, acompanho na direção dos concursos. Inclusive os agregados. Todos fazem as suas escolhas e contribuo ensinando tudo o que sei. O estudo foi minha escolha, colho frutos. Um abraço de gratidão por suas palavras.

  7. Wendell Stewart da Costa Silva diz:

    Tudo é relativo na política, nada é absoluto ,apenas o Universo, e quem esta esquecido, permanecerá esquecido nas penumbras da vida, pois quem não é visto não é lembrado, imagine quem esta distante a quase 3 décadas! Em Mossoró o eleitorado maior não fica esperando retorno de quem não retornará.

  8. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Quem lhe disse, Wendell Stewart Rosado, que não retornarei?

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      “QUEM LHE DISSE QUE NÃO RETORNAREI?”.
      Com esta afirmação a Sra. Naide Rosado ACENDE UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL.
      Com Naide na prefeitura Josivan Barbosa, independente de coloração partidária, teria suas propostas aproveitadas. Naide adotaria o estilo de governar de José Américo de Almeida. Nomear os mais competentes, independente da filiação partidária, e não tolerar nenhum tipo de corrupção. Até porque, mais cottupto do que o que furta é o que deixa furtar.
      Mossoró saltaria a fase dos conchavos políticos e das nomeações de incompetentes indicados por vereadores para direção de SECRETARIAS etc. Com Naide eu duvido alguém suprimir o atendimento aos idosos por Agente de Saúde e deixar ruas e mais ruas de bairros periféricos sem o Programa Saúde da Família.
      Com Naide Rosado prefeita o mossoroense vai saber o que é TRANSPARÊNCIA.
      Sonhar é bom.
      Daí eu estar sonhando com Naide Rosado prefeita de Mossoró.

      • Wendell Stewart da Costa Silva diz:

        Sonhar não custa nada a nenhuma pessoa, mas realizar o sonho são outros quinhentos muito caros, caríssimos.

  9. Wendell Stewart da Costa Silva diz:

    Meu Deus! Os tempos de 30 anos atrás não retornarão jamais ! É remar contra a maré, o eleitorado de quem foi derrotada por quase 7.000 votos de diferença esta morrendo, imaginem daqui a 3 anos e 5 meses ? As oligarquias não aprendem nem com a mortalidade dos Faraós do Antigo Egito, quanto mais com o resultado das urnas eletrônicas.

  10. Inácio Augusto de Almeida diz:

    NAIDE ROSADO VEM AÍ!
    O primeiro ato da administração Naide Rosado, disso fui informado por fonte fidedigna, será a criação do caminhão dos corruptos.
    Breve ouviremos:
    OLHA O CAMINHÃO DOS CORRUPTOS PASSANDO NA SUA RUA.
    O que vai ter de corrupto sem colocar os pés na calçada…

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.