quarta-feira - 30/07/2014 - 20:16h
Constatação e futuro

Rosalba não está só nas responsabilidades pelo caos


Sejamos justos: Rosalba Ciarlini (DEM) não enterrou sozinha o Rio Grande do Norte nesse caos. Olhe as fotos dos governos passados. Veja os rostos. Sacou? Estão sempre sorrindo, em qualquer governo, porque costumam estar em todos.

Rosalba chora em sua posse em 01-01-11. O RN chora muito mais de lá até aqui (Foto: Canindé Soares)

Rosalba completou o serviço, porque ela e o “governador de fato”, Carlos Augusto Rosado (DEM), não estavam preparados para gerir o que pegaram. Incompetentes.

Mesmo antes que eles assumissem, eu escrevi várias vezes: “O RN não é Mossoró e o Estado não é a Prefeitura de Mossoró“. Simples assim.

Levaram para o Governo do Estado uma mentalidade centralizadora, paroquial e coronelista, com visão primitiva de gestão pública. Deu errado. Mas é o jeito deles, a natureza deles. Sempre foi assim. Por que iriam mudar agora?

Carlos e Rosalba estavam acostumados à gestão de um Fusca. Caíram na boleia de um caminhão Volvo e até agora não engataram a primeira marcha. Nem há mais tempo para arrancar. Estão atolados até o eixo.

Em Mossoró, não tinham sindicato funcional, mídia, judiciário, MP ou Câmara contra. Nem oposição existia. Venderam imagem surreal de êxito, que na verdade nunca passou de maquiagem feita com densa propaganda e obras de visibilidade.

A Prefeitura de Mossoró é um atraso como máquina pública, ninho de rato (literalmente). Não há projeto de desenvolvimento algum. Nunca houve. Só improviso. O último prefeito a pensar Mossoró grande e para bem adiante, foi Dix-huit Rosado.

Verdadeiramente, lamento o fracasso. Esperava pelo menos um governo convencional, de “obras estruturantes”. Nem isso. Nem propaganda salva.

O casal está sendo “devolvido” a Mossoró, seu rincão. Casa Grande e Senzala. Poderiam fazer mais se ouvissem. Mas não conseguem.

O próximo governador tem que assumir parte do legado que ajudou a construir. Henrique Alves (PMDB) e Robinson Faria (PSD), principais concorrentes à cadeira dividida nessa diarquia por Carlos e Rosalba, não são inocentes nesse enredo.

Precisam beber em fontes que ousaram mudar por ousarem ser ousados: Aluízio Alves e Cortez Pereira. Terão que juntar cacos e aplacar ódios. Vão ter que parar de beneficiar a parentada e os compadres, ofertando a força do Estado àqueles que mais precisam do Estado.

O Estado do RN deve ser um Estado provedor. Fomentador de oportunidades e ombro àqueles que precisam se erguer ou serem soerguidos. Um estado de oportunidades a nativos e aos que quiserem investir nele.

Os candidatos a governador que despontam, não são simpáticos e populares. Isso todos nós sabemos. Nem precisam ser. Longe disso.

Precisamos de gente capaz, ousada, perspicaz, articulada, com capacidade de juntar contrários e trabalhar com visão de futuro para o RN.

Não acredito em quem vai estudar, ainda vai planejar ou ouvir. Tem que chegar fazendo.

Nossos problemas estão aí há tempos. São os mesmos. Chega de “enrolation“.

Sou capiau dos arrabaldes da Capela de São Vicente, minha “República” imaginária. Sou do sertão e não quero parar de contribuir pro meu lugar, mesmo que pareça pouco aos olhos da maioria.

O RN precisa ser um todo. Não pode “morrer” na Reta Tabajara. Não podemos aceitar dois RNs numa coexistência desigual: um rico e outro pobre, ignorado de lá para cá.

Falta-nos uma Política de Estado; missão para mais de um mandato, com planejamento, renovação de costumes e envolvimento da sociedade civil organizada.

Isso é possível? Claro.

O RN que não funciona só é interessante para uma minoria que precisa mantê-lo desse jeito, num butim infindável.

Desse jeito, não nos serve.

Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “Em Mossoró, não tinham sindicato funcional, mídia, judiciário, MP ou Câmara contra. Nem oposição existia. ”
    Alguma coisa mudou? Oposição existe? Mídia existe?
    O restante o leitor mesmo se pergunte.
    “A Prefeitura de Mossoró é um atraso como máquina pública, ninho de rato (literalmente). Não há projeto de desenvolvimento algum. Nunca houve. Só improviso.”
    Perfeita esta sua colocação. Hoje muito mais do que ontem. Mossoró tem na prefeitura um INDICIADO EM VÁRIOS ARTIGOS DO CÓDIGO PENAL em inquérito na Polícia Federal. Difícil se imaginar uma prefeitura entregue a um INDICIADO em inquérito na Polícia Federal, mas as nossas leis permitem. Mesmas leis que não permitem que um aprovado em concurso para serventuário da justiça assuma o cargo estando indiciado em algum inquérito. Quem em sã consciência entrega um carrinho de vender picolé a um INDICIADO em artigos do Código Penal inquérito na Polícia Federal? Nem de vender pipocas entrega.
    “Falta-nos uma Política de Estado; missão para mais de um mandato, com planejamento, renovação de costumes e envolvimento da sociedade.”
    Só no RN é que falta? Não será em todos os Estados da Federação que isto acontece? Se analisarmos com cuidado os candidatos a Presidente da República encontraremos apenas arremedos de estadistas. Todos imediatistas e sem uma política para o futuro.
    É preciso fazer uma reforma política no Brasil. É preciso repensar o sistema educacional brasileiro.
    É preciso o brasileiro criar vergonha na cara.
    ////
    TOMAZ NETO, CADÊ A CÓPIA DO RELATÓRIO DA AUDITORIA REALIZADA NA PREFEITURA?
    QUANDO OS RECURSOS DO SAL GROSSO SERÃO JULGADOS?

  2. João Claudio diz:

    “Precisamos de gente capaz, ousada, perspicaz, articulada, com capacidade de juntar contrários e trabalhar com visão de futuro para o RN.”

    A coisa se complica aí. Não existe no RN e no Brasil, políticos com esses perfis. Neste caso, importar alguém de um país serio seria a solução. Como isso é impossível, estamos fadados a ficar sempre no atoleiro.

    Concordo com você, ao testemunhar que Aluízio Alves e Cortez Pereira foram os únicos governadores a fazerem jus ao cargo. Os posteriores (pífios), não merecem comentários. Os futuros, mesmo antes de assumirem, idem, haja vista que nenhum deles possui, nem de longe, os perfis acima. Portanto, a cantiga da Perua vai continuar tocando em todos os rádios do RN. Cada vez mais afinada e em alto e bom som. Até quando? Infelizmente a Mãe Dinah não está mais entre nós. Mas o Pai Ambrósio está. Vale a pena perguntar?

  3. Emerso Rallison diz:

    E quem foi o governador melhor para mossoró do que Rosalba ? só a duplicação da RN-013 supera todos os investimentos que os outros governadores fizeram em 8 anos de mandatos para Mossoro. A adutora de Santa cruz, a subistituiçao do sistema de abastecimento, a reforma do Rafael Fernandes, reformas em escolas, a compra do acelerador linear mais de 2 milhoes, alem de repassar mais de 400 mil para construçao do Hospital da Solidariedade, ginasio do Abel coelho, 12 batalhao de policia, delegacia de homicidios que a cidade nao tinha, o governo que concedeu o maior aumento aos policiais, novas viaturas e outras que deverao chegar ate o final do ano, o acesso ao distrito industrial, o incentico as industrias e a A&C, o centro integrado que incluir tres obras ( Detran, rodoviária e a tao sonhada Central do cidadão que esta com atendimento saturado e foi tao prometida pelos governos passados, o inicio da ampliação de leitos do Tarcísio Maia a maior obra depois da sua construção na década de 80, a Escola Técnica profissionalizante sera um tipo o IF estadual , grande obra não só por fora mais dentro quando vier a funcionar, o maior aumento aos professores de todos os tempos, mais de 90 % em 4 anos, professores agora não tem vergonha de mostrar seu contra-cheque, o complexo do Abolição aonde só começou pra valer depois que a governadora repassou a contrapartida do estado avaliada em mais de 7 milhões, estava parada no governo passado, e as crianças vão ficar a ficar no programa do leite ate os 7 anos de idade, e o maior legado da ROSA pra mossoró e região,o “Hospital da MULHER”, mães que iam para Russas ter filhos agora dispõem de uma maternidade digna que ganha elogios ate para Hospitais particulares, todos que são atendidos dizem que é melhor do que os particulares, já esta incluído no RN sustentável a construção da sua sede na Universidade, o que lamento é que a ROSA não vai poder inaugura-la como governadora, pois era seu sonho, mais ficara no reconhecimento da população por esse grande legado, onde nenhum outro governo fez tanto por mossoró seja na saúde, educação, segurança, infra-estrutura e geração de empregos do que Rosalba, me mostre quem foi pois TA PRA NASCER !

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Meu caro Rallison, sua paixão incontida explica sua visão. Merece respeito. Mas ela não é capaz de alterar os fatos e os resultados de um governo que lamentavelmente é medíocre e imprestável para Mossoró. Merecíamos e precisávamos de mais. Lamentavelmente, não foi possível. Abraços

  4. Antonio Augusto de Sousa diz:

    Parabéns pelo artigo! Muito elucidativo!

  5. Nilson Gurgel Fernandes diz:

    Caro Carlos;
    Ontem, vizinho a casa do meu irmão aqui no Euzébio, onde aguardo minhas abençoadas safenas, assisti um dos maiores espetáculos cívicos de minha vida, o lançamento dos candidatos dos PROS (Cid Gomes) a governo do estado , senador, deputados e tudo mais. Neste estado de 10.000.000 de habitantes, 4 vezes maior em área que o nosso RN, com 92 % de semi árido (seca bruta), sem minérios, no caso nenhum dos 60 explorados pelo nosso R|N, inclusive, gás, petróleo e sal e, com somente um rio perene, o Jaguaribe, nós temos 4 no mínimo(Açu, Apodi, Upanema, Potengi, Mamanguape e mais a zona da mata(cana de açucar|) de quebra. Falar de crise que nada, só escutei crescimento da economia, indústrias novas que se instalaram e programadas para se instalar. O Grande líder do Eusébio Dr. Acilon, ex prefeito entusiasmado com o sucesso da saúde e educação do estado e principalmente do polo industrial que por aqui se instala. Os números e índices são de fazer inveja a qualquer economia do mundo. O Lema que pude adotar É que nada resiste ao trabalho e que competência é arranjar solução para problemas e mais, ir atrás de coisas que trazem bem estar e emprego para a população do estado que dirigimos e não, ficar botando culpa nos outros. O filósofo Nilson Gurgel sempre diz que oportunidade não se perde outro vem e ganha e no Ceara os políticos caçam permanentemente estas oportunidades por isso neste estado que não tem recurso natural nenhum praticamente é recompensado com a disposição e capacidade do seu povo, inclusive dos políticos. Infelizmente senti inveja. Mas amanhã é um outro dia e mudanças já iniciaram e Mossoró pode e deve ser o ponto de partida de uma jornada definitiva em direção ao futuro. Desculpem a falta de revisão do texto, estou sendo puxado para o médico.
    Nilson

  6. Rui Nascimento diz:

    Perfeito.
    A eleição será dia 05/10, na noite deste mesmo dia o resultado deverá sair. Portanto, definindo o candidato vencedor e para o bem do RN, é bom que o mesmo comece, no minuto seguinte, a governar, pois o “elefante” não tem a mínima condição de esperar até 1º de janeiro de 2015, uma vez que o atual (des)governo acabou sem, sequer, ter começado!
    Só esperamos que o vencedor, seja quem for, que, como você destacou em seu texto, tem grande parcela de culpa do fiasco deste governo, quando venderam que a “Rosa” iria ‘fazer acontecer”, possa fazer pelo menos o trivial, para que nosso sofrido RN possa sair do buraco sem fim em que o meteram.

  7. anderson leandro diz:

    Concordo com Rallison e discordo plenamente de Carlos, ele tem um mágoa grande.

    • Carlos Santos diz:

      Nota do Blog – Quase 80 por cento dos potiguares estão com essa mágoa, Leandro. Eu, não. Admiro Rosalba por seu espírito de luta, mas não sou míope. Abração.

  8. Emerso Rallison diz:

    Mas o tempo é o senhor da razão !

  9. EMANUEL MORAIS DE SOUZA diz:

    O QUE ELA FEZ EM 4 ANOS EM MOSSORO,SOMANDO OS TRES ULTIMOS GOVERNADORES JUNTOS NÃO FIZERAM NEM A METADE…………

  10. luis carlos diz:

    DE concreto nãoa se pode esconder. A governdora rosa j´terminou a estrada que liga a casa de veraneio dela?
    Faz poucos dias que trbalhadores se feriram com reforma de escola do governo rosa que fi a chão. Pderia ter sidl um desastre.
    Quanato a saaúde e segurança, meu DEUS, uma médica piorar O SISTEMA DE SAÚDE ONDE FAALTA TUDO NOS HOSPITAIS E A SEGURANÇA É UM VERDADEIRO PESADELO. HOJE TURISTAS FORM ASSALTADOS NO BARCO DE PASSEIO,. QUER DIZER, O POVO ESTÁ SENDO ASSALTADO EM TERRA E NO MAR. PARECE PIADA.
    NEM AS OBRAS DE IMPORTÂNCIA QUE A AEX-GOVERNDORA WILMA DEIXOU COM VERBA FOI CONCLUÍDA.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.