• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 13/05/2014 - 12:14h
Ecos das eleições suplementares IV

“Rosalbismo” vive período de trevas e com futuro incerto

Grupo de Rosalba e ex-deputado Carlos Augusto Rosado, mesmo assim, ainda têm bom capital político

“Aluízio morreu! Aluízio morreu!!” Esse brado de meninos levados e irrequietos, sitiando uma esmoleira insana pelas ruas de Mossoró, anos 70, parecia atestar não apenas o falecimento político do líder popular e populista Aluízio Alves, mas a orfandade patológica da “gentinha”, sua massa de seguidores.

Carlos e Rosalba: tarefa hercúlea para repetir o passado no futuro (Foto: Governo do Estado)

A molecagem que impulsionava a louca a vomitar palavrões às mães dos endiabrados meninos,  além de arremessar pedras contra eles, o tempo tratou de sepultar. E, esse mesmo tempo, provou que a meninada errante exagerava: Aluízio não morrera.

Sua cassação política no final dos anos 60, pelo regime militar que apoiara, o deixou por dez anos fora de cena. Parecia morto e sepultado.

Retornou às ruas e a uma disputa ao governo estadual em 1982, sofrendo fragorosa derrota por mais de 107 mil votos de maioria para o engenheiro e ex-prefeito biônico de Natal – José Agripino Maia (PDS). Nos anos seguintes, sua liderança fez crescer seu grupo, colecionando vitórias e expandindo influência.

“Mas Aluízio era Aluízio”,  poderia afirmar qualquer estudioso da política potiguar do século passado e deste. Gênio político. Fenômeno. Outra pessoa teria fôlego para tamanha recuperação e saída do desterro obrigatório?

A ex-prefeita mossoroense por três vezes, Rosalba Ciarlini (DEM), caminha para ser cobrada quanto a essa capacidade quase mitológica, de renascer das cinzas.

Governadora do Rio Grande do Norte, com passagem pelo Senado, e “divindade” mercadológica do que se denominou de “rosalbismo”, neologismo que deriva do seu nome, Rosalba está na coxia dos acontecimentos políticos, esse teatro de guerra. Mesmo sendo governadora, está alheia e excluída do próprio processo sucessório.

Eleição ao Senado em Mossoró (2006)

– Rosalba Ciarlini (PFL) – 90.660 (83,33%)
– Fernando Bezerra (PTB) – 14.049 (12,91%)
– Votos Apurados – 129.082

Eleição ao Governo do Estado em Mossoró (2010)

– Rosalba Ciarlini (PFL) – 98.964 (84,86%)
– Iberê Ferreira (PSB) – 16.043 (13,76%)
– Votos Apurados –  158.920

É pouco provável que sequer seja candidata à reeleição, por força de decisão judicial que a torna inelegível ou por imposição de comando partidário, o DEM, que não a deseja candidata. Ela é um peso, um estorvo para o Democratas.

Entretanto o maior sinalizador desse período de trevas foi a recente campanha municipal suplementar de Mossoró, seu berço político e até bem pouco tempo espécie de possessão. Sequer teve candidatura própria a comandar e apoiar.

Viu-se no papel de figura distanciada do pleito. Obrigou-se a anunciar numa entrevista que estaria cumprindo postura de “neutralidade”, poucas horas antes do dia da eleição.

Abdicou de ser proativa e pontificar onde era seu próprio “reino”.

Para quem se habituou a afirmar em círculos fechados com apaniguados e xeleléus, que “quem manda em Mossoró é Rosalba”, ficar longe das ruas e das urnas foi um choque para a mãe do rosalbismo. Ela até tentou construir uma candidatura, mas pesquisas encomendadas revelaram rejeição assombrosa da quase-ungida Kátia Pinto, sua secretária de Infraestrutura do Estado. Reflexo de sua própria imagem desgastada como governante, que chegou a Mossoró.

Teve que aceitar goela abaixo a imposição de Cláudia Regina (DEM), que não aceitou retirada de postulação, mesmo sendo prefeita cassada, afastada e inelegível para o pleito especial. A “Rosa” terminou sem Cláudia ou qualquer outra candidatura.

Estava entre a cruz e a espada: apoiar a deputada estadual Larissa Rosado (PSB), filha da prima e adversária – deputada federal Sandra Rosado (PSB); apoiar o prefeito provisório e ex-aliado Francisco José Júnior (PSD), que assentado na ‘Prefeitura de Rosalba’ resolveu enfrentar quase 70 anos da força oligarca dos Rosado. Acabou optando por sair de cena. Nenhum nem outro.

Após 26 anos participando diretamente de eleições municipais mossoroenses, o rosalbismo ficou fora. Foi um coadjuvante oculto.

Rosalba ficou alijada de um processo no qual tinha interesse direto e indissociável. Em duas eleições estaduais, Mossoró lhe ofertou votações estelares, consagradores e determinantes em sua vitória ao Senado (2006) e Governo do Estado (2010).

Pilatos

Ficar ausente do pleito, mesmo que indiretamente, lavando as mãos com um Pilatos, pode ter sido um atestado de óbito à própria carreira política.  Ou não. Enfim, é precipitado se fazer afirmação categórica nesse sentido e nesse instante.

"O Jornal de Hoje" documentou Rosalba agradecendo gestão de Wilma; depois, o racha

Rosalba, sob a liderança inconteste do marido e chefe do Gabinete Civil do Estado, ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM), já tivera outro momento em que se viu obrigada a tomar decisão delicada diante de uma bifurcação aflitiva. Estava também entre a cruz e a espada. Mas assumiu um lado.

Foi em 2002.

Àquele ano, Carlos Augusto era candidato a vice-governador na chapa do então senador Fernando Bezerra (PTB, hoje no PMDB). Sequer foi para o segundo turno. Quem chegou lá foi seu primo e adversário, deputado federal Laíre Rosado (PMDB, hoje no PSB). Era vice do governador Fernando Freire (PP).

Carlos emitiu sinais, que foram claramente entendidos pela candidata Wilma de Faria (PSB). Apoiaram-na e reforçaram seu palanque vitorioso no segundo turno, evitando uma ascensão iminente para o plano estadual, do grupo de Laíre e sua esposa Sandra Rosado.

Fizeram parte do Governo Wilma por alguns meses, exaltando sua gestão, até se incompatibilizarem com ela e seu estilo também impositivo.

Agora, mesmo equidistante e sob “neutralidade”, Rosalba não pode ser vista como um zero à esquerda, peso morto ou completamente alheia ao pleito municipal.

Sobrecarga

Seu silêncio seguiu tendência majoritária de sua militância e eleitores. Nitidamente, houve um descarrego no nome de Francisco José Júnior, ajudando-o sobremodo a alcançar o patamar de 68.915 votos válidos no pleito do último dia 4.

Rosalba e Fafá navegam em águas diferentes e separadas (Foto: Carlos Costa, em abril de 2008, bairro Ilha de Santa Luzia)

O que o futuro reserva para Rosalba e seu rosalbismo,  pós-Governo do Estado, é uma incógnita. Há uma sobrecarga de maus presságios por ações e omissões do casal Carlos-Rosalba, além de fatores alheios à sua vontade.

Seu grupo encolheu e ocorreram dispersões (caso da ex-prefeita Fafá Rosado-PMDB, ex-vereador Chico da Prefeitura-DEM). Não se renovou em quadros, até pelo excessivo culto personalista à própria Rosa e pode ter pela frente uma inelegibilidade por oito anos (a contar de 2012), punindo-a e à Cláudia Regina por todo esse período.

Aposta na reeleição do deputado federal Betinho Rosado (PP) no pleito de outubro, mas não tem nomes a estadual até aqui. A ex-deputada e ex-vice-prefeita Ruth Ciarlini, irmã da governadora, está às voltas com problemas de indiciamento por estelionato e inaptidão à própria política.

O rosalbismo não existe além da própria Rosalba e o comando centralizador de Carlos. Eles não permitem a prosperidade de qualquer outro nome, desde sua primeira vitória em 1988, vencendo a prefeitura como “zebra”, ao superar Laíre Rosado. Cláudia Regina foi um “aborto”. Tiveram que engoli-la, porque ela conseguiu se viabilizar contra a vontade do casal.

Eleições à Prefeitura de Mossoró (1988)

– Rosalba Ciarlini (PDT) – 37.307 (49,7%);
– Laíre Rosado (PMDB) – 30.226 (40,2%);
– Chagas Silva (PT) – 2.507 (3,3%);
– Brancos – 3.594 (4.8%);
– Nulos – 1.503 (2%);
– Maioria Pró-Rosalba – 7.081 (9,5%).

Esse grupo sobreviveu a solavancos noutros momentos, como a perda da prefeitura em 1992, com a chapa Luiz Pinto (PFL)-João Batista Xavier (PCB) – derrotada por Dix-huit Rosado(PDT)-Sandra Rosado (PMDB), e o próprio fracasso de Rosalba como candidata a vice-governador de Lavoisier Maia (PDT), em 1994. Contudo renasceu à prefeitura em 1996, em circunstâncias completamente favoráveis.

De 2014 para frente, tudo pode ter outro rumo. A própria estada do prefeito Francisco José Júnior na prefeitura dirá muito sobre o que será o rosalbismo adiante, até mesmo com a hipótese do que parece improvável no momento: a reunificação dos Rosado.

Rosalba, que sempre revelou muita fibra, com incrível poder de recuperação e crescimento em campanhas, tem muito capital próprio ainda. Porém o tempo e atmosfera que se forma, não estão a seu favor.

A história pode ainda nos reservar surpresas e se repetir, ou apenas confirmar um adágio hindu que tem aura de uma verdade absoluta para Rosalba, para Francisco José Júnior e qualquer um de nós, pobres mortais:

– “Tudo passa!”

Veja matérias já publicadas da série “Ecos das eleições suplementares”:

– Novo prefeito ganha para dividir história ou confirmar os Rosado AQUI;
– Pleito de Mossoró causa efeitos diferentes para jogo estadual AQUI;
– Futuro já começou para Larissa Rosado após 4º insucesso AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Marc diz:

    Rapaz,eu não conheço,ninguém,absolutamente ninguém! em nenhuma cidade do RN que diz ter vontade ou que vai votar em Rosalba.Mais é ninguém mesmo!

  2. AVELINO diz:

    Em termos de “quantidade” Rosalba perde pra Larissa: Rosalba 3 vezes ex-prefeita eleita X Larissa 4 vezes derrotada pra prefeita de Mossoró… Além do mais a ausência de Rosalba nessa eleição suplementar deve-se a uma vingança: “também pra ir por terra, de carro, eu num piso nem lá”…

  3. gilneran diz:

    tudo isso comprova o total descaso que ela nos deu pobres funcionario que desde o ano de 2010 que o nosso plano de cargo carreira e salarios foi aprovado e ela nao nos paga, isso ela vai sentir o protesto nas urnas em outubro vindouro se Deus quiser.

    • ROSANA diz:

      ROSALBA ,FOI A QUE MAIS VALORIZOU O FUNCIONÁRIO PÚBLICO , VOCÊS SE LEMBRAM COMO ERA O SALÁRIO NOS GOVERNOS ANTERIORES ? MOSTRE O QUANTO A DONA VILMA DURANTE 8 ANOS DEU DE AUMENTO PARA OS FUNCIONÁRIOS ? E OS ALVES ETERNAMENTE NO PODER DERAM QUANTO ? NINGUÉM NÃO TEM VONTADE DE VOTAR EM ROSALBA MESMO ,POIS QUEM TEM É O ALGUÉM .

  4. ROSANA diz:

    CARLOS SANTOS , VOCÊ NÃO MERECE A MINHA PARTICIPAÇÃO NESTE BLOG , POIS SINTO QUE VOCÊ TAMBÉM PERSEGUE O GOVERNO ROSALBA . TODO MUNDO SABE QUE ESSA PERSEGUIÇÃO TODA , É PORQUE QUEREM O LUGAR DELA , NÃO É PORQUE OS OUTROS SEJAM “SANTINHOS ” NÃO .POR QUE NÃO PERSEGUIRAM VILMA QUE FEZ COISA INFINITAMENTE PIOR , COM O PRÓPRIO FILHO CONDENADO POR CORRUPÇÃO DENTRO DO GOVERNO , E MISTERIOSAMENTE , ELA NÃO FOI AFASTADA NEM POR UM SEGUNDO , TALVEZ ISSO SEJA CONSIDERADO NORMAL NÉ ? ESSA PERSEGUIÇÃO SÓ COM O GOVERNO ROSALBA , ME LEMBRA JESUS E BARRABÁS , O PRÓPRIO POVO ALIENADO , CONDENARAM JESUS E LIVRARAM BARRABÁS , UM LADRÃO .

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Linda, não preciso perseguir o Governo Rosalba. Ande pelo estado que verás o que não enxergas só olhando o PC. quanto à leitura do Blog, você continuará, mesmo não atendendo 100% ao que queres. Virou um vício. Obrigado pela leitura diária e sistemática. Beijos. Do seu Blogueiro Favorito.

  5. ROSANA diz:

    CARLOS SANTOS , POR QUE VOCÊ NÃO ESCANCARA O QUE FORAM OS 8 ANOS DE GOVERNO VILMA ? E MAIS UNS MUUUUUITOS ANOS DOS GOVERNOS ALVES ? ASSIM O PÚBLICO DO SEU BLOG , PODE COMPARAR E FAZER O PRÓPRIO JULGAMENTO .PARECE QUE VOCÊ PREFERE SEMPRE MOSTRAR , O LADO INÚTIL DA NOTÍCIA .

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Eu estranho é você, diariamente, abrir várias vezes está página, sabendo que só tem coisas inúteis. Estranho. Mesmo assim, obrigado.

  6. Gilvandro Alves da Silva diz:

    Rosa + Ana = Rosana.
    Será que o nome tem alguma relação com a paixão que ela sente por Rosalba, conhecida também por Rosa?
    Qual a razão para se defender uma política com tanta veemência, mesmo sabendo que a rejeição da governadora pela população é de mais de 80%.
    MISTÉRIO!

    • ROSANA diz:

      SABE O QUE É MISTÉRIO MESMO , O POVO ALIENADO QUE CONDENOU JESUS E LIVROU BARRABÁS , UM LADRÃO .SE VILMA COLOCOU UM FILHO NO GOVERNO ,NEPOTISMO , E ESSE FILHO FOI CONDENADO POR CORRUPÇÃO , E MESMO ASSIM ALGUNS GRITAM “VOLTA VILMA “, ENQUANTO O GOVERNO ROSALBA MOSTRA GERAÇÃO DE EMPREGOS , VILMA VAI PARA A TV FALAR DO FIM DO PROGRAMA DO LEITE , AQUELE QUE GERA MUITOS VOTOS .COM OS ALVES DO MESMO JEITO , USANDO OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO PARA ALIENAR , COBRANDO SOLUÇÃO PARA PROBLEMAS QUE NEM ELES RESOLVERAM . É ESTRANHO O POVO CONCORDAR COM TUDO ISSO . SERÁ QUE MAIS DE 80% DA POPULAÇÃO TAMBÉM REJEITARAM JESUS ? A HISTÓRIA EXPLICA ESSE MISTÉRIO !

  7. eduardo mourão diz:

    Quem tem um chefe de gabinete da estirpe do Ravengar (Carlos Augusto Rosado) não precisa de adversário. Ravengar tá pagando o velho, o novo e o futuro . Asqueiroso, perigoso, inimigo dos ex-amigos, quanto mal esse famigerado fez a ex- amigos fieis. Estás pagando Ravengar. O seu reinado de perseguição principalmente aos seus ex- amigos, está terminando, já terminou. Só ti resta uma saida ? Ser candidato a vereador em Mossoró, e com certeza seras o menos votado. Quem planta vento, colhe tempestade. O recado é direto pra vc mesmo , PREPOTENTE – CARLOS AUGUSTO DE SOUZA ROSADO. O GÊNIO DO MALLLLLLLLLLLL !!!

  8. odair josé diz:

    TUDO QUE TEM COMEÇO TEM FIM UM DIA ISSO É A REGRA, O FATO DE UMA CARREIRA POLÍTICA CHEGAR AO FIM NÃO É UMA DESONRA TRATA-SE APENAS DO CURSO DA VIDA DA HISTÓRIA E REVIRAVOLTAS VEM COM O TEMPO, LEMBRAM COMO CARLOS EDUARDO SAIO DA PREFEITURA DE NATAL, VAIADO, MORAL LÁ EM BAIXO, PARA ALGUNS ANIQUILADO POLITICAMENTE POREM LEMBREM-SE COMO ELE VOLTOU.

  9. Amauri Araújo de Moura diz:

    Carlos não sei como alguém ainda tem a capacidade de vir a este espaço, defender uma pessoa que conta com mais de 80% de rejeição e não foi você que provocou isso não, são as pesquisas que apontam. Essa Rosana, não a conheço, mas com certeza deve está com medo de perder alguma boquinha. Temos ainda que ficar espertos, pois, o derrame de dinheiro vai ser e já tá sendo grande para tentar reverter este quadro que durante 3 anos e 6 meses foi um desastre para todo o Estado. Ainda temos alguns bestas, querendo defender e mostrar feitos de Rosalba, principalmente obras Federais, com um discurso de moralidade, onde? que só no Hospital da mulher foi desviado mais de 8 milhões e a fraude de sua irmã Ruth no Hospital Tarciso Maia, será que ela também não sabia, fora a infinidade de escolas fechadas e Hospitais sucateados, uma verdadeira lástima.

    • ROSANA diz:

      FRAUDE NO HOSPITAL DA MULHER ? ISSO FOI PROVADO ?COMO FOI PROVADO A CORRUPÇÃO NO GOVERNO VILMA , COM O PRÓPRIO FILHO FORMANDO QUADRILHA ? ESSE PAPINHO DE “BOQUINHA” , É PARA GENTE DO SEU NÍVEL QUE DEVE DESCONHECER A REAL JUSTIÇA , POIS SE O GOVERNO ROSALBA TEVE PROBLEMAS , OS ANTERIORES FORAM INFINITAMENTE PIORES , POR QUE IGNORAR ESSE FATO ?

  10. Mauro diz:

    Cuidado Rosana pois seu contra cheque estar chegando ao fim Rosalba deve ter te dado algum cargo comissionado. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • ROSANA diz:

      NÃO TENHO NENHUM PARENTE EM CARGO COMISSIONADO . ALIÁS , ME PARECE QUE É VOCÊ QUE ENTENDE BEM DESSE ASSUNTO , ISSO SIGNIFICA , QUE QUANDO ROSALBA ENTROU NO GOVERNO , VOCÊ FICOU DESEMPREGADO CERTO ? KKKK

  11. luis carlos diz:

    essa Rosana deve esta delirando . A governdora ros dela levou todo rn ao maior caos, sem que o cidadão possa mais sair de casa, onde até a policia está sendo vitima da bandidagem.
    Alõ sr.a Rosana, o jornalista Carlos Santos sim poderia ser chamado de o perseguido pela sua governadora. voç~e inverteu aí.
    o jornalista Carlos Santos é o jornalista que sofre mais de 30 processos por parte de sua governadora . quer mais? só por ele usar de democracia e dizer a verdade;

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – LUis bom dia. Um reparo: não tenho processo direto algum movido pela governadora. Abraçãoi

    • ROSANA diz:

      É VERDADE , ANTES DE ROSALBA NÃO TINHA NENHUM PROBLEMA NO ESTADO , VIOLÊNCIA NÃO EXISTIA , MORRER SÓ DE VELHICE NÉ ? ISSO É COISA DE QUEM NUNCA REPAROU NA SITUAÇÃO DO RN , PENSA QUE SÓ AGORA TEM VIOLÊNCIA , NÃO SE LEMBRA QUE GOVERNOS ANTERIORES NADA FIZERAM PELA SEGURANÇA .ACORDE DESSE SEU COMA DE ALIENAÇÃO .

  12. ROSANA diz:

    CARLOS SANTOS , UM ÚLTIMO COMENTÁRIO. INFELIZMENTE , DE TODAS AS MINHAS TENTATIVAS BUSCANDO JUSTIÇA , VOCÊ NÃO ENTENDEU NADA , ACHOU QUE ERA ALGO PESSOAL , POIS ALGUÉM SE PREOCUPAR COM A JUSTIÇA NÃO EXISTE , NÃO É ? EU FUI MUITO CLARA , DISSE PARA VOCÊ MOSTRAR O QUE FOI O GOVERNO VILMA E O GOVERNO ALVES , MAS VOCÊ , COM TODO RESPEITO , PREFERIU COLOCAR O FOCO DO MEU COMENTÁRIO , NA SUA FIGURA , O MEU BLOGUEIRO FAVORITO ? RSRS . ACHO QUE VOCÊ AINDA PODE CORRIGIR ISSO , FAÇA UMA MATÉRIA MOSTRANDO COMO ERA A EDUCAÇÃO , SAÚDE , AUMENTO DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO , ETC … , EM GOVERNOS ANTERIORES . TENHO PESSOAS NA MINHA FAMÍLIA QUE PENARAM PARA TER UM AUMENTO DE SALÁRIO , MAS NEM DONA VILMA E NEM OS ALVES DERAM . SÓ AGORA NO GOVERNO ROSALBA , É QUE ELES PODEM USUFRUIR DE UM SALÁRIO MAIS DECENTE , ISSO É ROSALBISMO ? EU CHAMO DE RECONHECIMENTO . SE VOCÊ QUER SER INJUSTO COM ELA , EU NÃO QUERO COM NINGUÉM .VEJO MUITOS FALANDO MAL DELA , MAS NÃO CONSEGUEM MOSTRAR NO QUE OS ANTERIORES FORAM MELHORES , ESSES MESMOS QUE QUEREM RETORNAR AO PODER , TIVERAM MUITO MAIS TEMPO E NADA FIZERAM , AGORA POSAM DE SALVADORES DA PÁTRIA .SEMPRE O FOCO DOS MEUS COMENTÁRIOS FOI A JUSTIÇA , AQUI NESTE BLOG NÃO FOI DIFERENTE , SE NÃO SURTIU EFEITO , POIS VOCÊ IGNOROU A PRINCIPAL MENSAGEM DELES , PACIÊNCIA ! EU TENTEI . ABRAÇOS .

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Rosana, bom dia. Vá em Busca do Blog e pesquise o que este Blog já escreveu sobre os personagens que voc~e cita. Lá tem tudo que você quer. Abração. Vá com Deus

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.