• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 24/05/2015 - 10:21h

Ruas e patronos de Mossoró

Por Marcos Oliveira

 

“Nesta Rua Lopes Chaves / envelheço, e envergonhado / nem sei quem foi Lopes Chaves.”

Mário de Andrade

Ruas e Patronos de Mossoró – Dicionário, de Raimundo Soares de Brito, é obra de referência na historiografia da memorialística mossoroense. Cada verbete é uma explicação simples à pergunta sobre quem foi o homem ou mulher que denomina a rua, a praça, a instituição.

Imagine um visitante, morador novo ou até mesmo um mossoroense menino passando pelas ruas Trinta de Setembro, ou Seis de Janeiro, ou, ainda, pelos bairros Doze Anos e Abolição, e perguntasse: qual o significado dessas datas e nomes?

Agora, ele passa pela Avenida Dix-Sept Rosado, ou Dix-Neuf Rosado, ou Duodécimo Rosado, ou ainda a Jerônimo Rosado. Puxa! Quanto Rosado! O que essa família significa para esta cidade?

O livro traz a informação biográfica resumida dos patronos das ruas e praças da cidade, mas também contém informações de antigos topônimos, fatos históricos, figuras populares, curiosidades, denominações de vilas, edifícios, instituições, e até auditórios.

São 300 páginas contendo 3.177 verbetes, e 08 páginas com fotografias antigas da cidade. Importante livro para estudantes, jornalistas e cidadãos, de modo em geral, que buscam conhecer e divulgar Mossoró.

Trabalho feito com a meticulosidade, tão característica de Raibrito.

Lançado inicialmente em 2003, esta segunda edição, atualizada e revista em vários aspectos, continua uma pesquisa de mais de cinquenta anos.

Raimundo, o Raibrito, nasceu em Caraúbas-RN a 23.04.1920, filho de José Soares de Brito e Raimunda Saul da Costa. Comerciante em Caraúbas, Fortaleza, Natal e Mossoró. Trabalhou como Agente de Estatística em Caraúbas, onde também ocupou o cargo de Juiz Distrital. Foi Agente Postal Telegráfico em Jucurutu e Caraúbas e Gerente Postal e Telegráfico em Mossoró e Assu. Servidor público da Prefeitura de Mossoró.

Casado com Dinorá de Oliveira Brito, dedicada companheira, são os pais de Maria do Socorro Brito de Figueiredo. Pesquisador, autor de mais de 50 títulos, dentre os quais: Caraúbas Centenária (1959); Alferes Teófilo Olegário de Brito Guerra, um memorialista esquecido (1980); Indústria e Comércio do Oeste Potiguar (1982); Legislativo e Executivo de Mossoró (1985); Nas garras de Lampião (1996); Ruas e Patronos de Mossoró (Dicionário – 2003); AMOL – seus Patronos e Acadêmicos (2008).

Raibrito integrou várias instituições culturais, dentre elas: Instituto Histórico e Geográfico do RN (Sócio Honorário); Instituto Cultural do Oeste Potiguar; Academia Mossoroense de Letras, Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, e Academia Uruguaiana de Letras (Membro Honorário). Recebeu alguns títulos honoríficos dentre eles:  Doutor Honoris Causa, pela Uern em 1995; Cidadão Mossoroense, Cidadão Natalense, em 2004.

Marcos Oliveira é escritor, professor e sobrinho do autor já falecido

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Admirável e único o trabalho meticuloso e mais que valioso tanto do ponto de vista histórico quanto literário, originário da pena do escritor e historiador Raimundo de Brito. Só que, iInfelizmente, em contrapartida, temos a falta de planejamento e omissão do poderes públicos e da sociedade mossoroense que não conseguem, nem ao menos colocar Placas e números de forma correta e equânime nas Ruas, Travessas e Avenidas, Praças e imóveis da cidade de Mossoró/RN.

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  2. Francy Granjeiro diz:

    Agora, ele passa pela Avenida Dix-Sept Rosado, ou Dix-Neuf Rosado, ou Duodécimo Rosado, ou ainda a Jerônimo Rosado. Puxa! Quanto Rosado!
    Que saco!!O Chega de tanto Rosado em ruas, praças, avenidas..Mossoró tem inúmeros figuras ilustres.

  3. fernando diz:

    Em se tratando de Mossoró, tudo pertence a família numerada.

  4. ANA MARIA NOGUEIRA SIQUEIRA diz:

    Quem sabe informar em que ano a Rua Rosemiro Fontes Carneiro mudou para Av. Senador Duarte Filho?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.