• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 25/10/2014 - 20:03h
"Novidade"

Saiba o que é uma “tracking” na campanha eleitoral

Em meio à disputa eleitoral deste ano, uma nova palavra passou a ganhar “vida” no vocabulário das redes sociais e nas conversas interpessoais. Mas muita gente não sabe exatamente o que ela representa. O que significa.

Afinal de contas, o que é “tracking“?

Advinda do inglês, a palavra tracking significa rastreamento, trilha ou caminho.

Na verdade, é uma modalidade de pesquisa que serve ao monitoramento da própria campanha. É para “consumo interno”, como se diz.

Assim como nas pesquisas de intenção de voto convencionais que costumam ser divulgadas pela imprensa, as entrevistas do tracking são feitas pessoalmente e respeitam a divisão de setores censitários apontados pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística(IBGE).

Os levantamentos podem ser feitos mensalmente, semanalmente, diariamente ou em outros períodos até mais estreitos quanto ao tempo entre uma e outra.

A sondagem tracking ajuda na definição de estratégias dentro da campanha, eventuais mudanças ou ajustes. Também serve para monitorar comportamento de adversários e alterações no comportamento do eleitor.

É uma ferramenta de suma importância para as campanhas eleitorais, mas também utilizada fora desse contexto, no mundo empresarial etc.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. AVELINO diz:

    …pede até soltá-lo, o track, desde que esse “consumo interno” não contamine o ar dentro da sala de votação… Soltar um track é necessidade fisiológica muitas vezes inadiável, porém, soltá-lo dendro da sala de votação e ir feder lá fora é o ideal, o democrático, para um dia de votação!!! Já o contrário, soltar o track lá fora e vir feder dentro da sala de votação, NUUUUNCA, viu??? Nem você sendo um desses apoiadores do PT…

  2. Nadson diz:

    Olá…gostaria de saber quando sai a próxima pesquisa de Manaus? Obrigado!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.