• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 30/08/2009 - 19:42h

Sarneyando

Todo mundo, uma hora ou outra, leva a vida sarneyando. Há quem prefira viver a vida toda nessa onda, mas há também, é preciso admitir, aqueles que só o fazem de vez em quando.

A sarneyação é um estilo de vida para uns, e opção do momento para outros.

O bom sarneyador, sabe o que faz, tem consciência do que faz, e assume a postura abertamente: sou adepto da sarneyação. 

O leitor deve estar a se perguntar: mas que raios há de ser esse tal “sarneyando?”

Ah, leitor amigo, você também, sarneya sempre que possível e finge que não tem nada com isso? “Eu?!”- dirá o leitor, “que tenho eu a ver com isso?”, e basta essa reação para ser possível dizer que todo mundo leva a vida sarneyando.

O sarneyador pensa na sua família sempre, em primeiro lugar: a família é o alfa e o ômega, a base e o restante também.

“Mas valorizar a família não quer dizer nada demais!” – Retrucará o leitor sentindo que estão a falar algo dele e, pelo tom, não deve ser coisa boa.

O bom sarneyador se mostra sempre solícito, pronto para atender aos seus, e aos amigos dos seus, afinal, aos amigos deve-se conceder tudo, e aos inimigos, apenas os rigores da lei.Sarneyar pode trazer coisas boas para vida.

É claro que tudo tem seus riscos e mesmo aquele mestre na arte da sarneyação, uma hora ou outra se vê envolvido em alguma atitude suspeita. Mas é preciso sarneyar sempre, afinal, como diria Sêneca: "As grandes injustiças só podem ser combatidas com três coisas: silêncio, paciência e tempo".

O sarneyador crê em Deus. Acredita e confia nele. Seus filhos sabem bem disso, sua família aprendeu, desde cedo, a valorizar coisas importantes e, principalmente, valorizar as coisas importantes da família. Se vai falar com seu pai, peça à benção, respeite-o e pode esperar que ele vai ajudar. Sempre.

É sarneyando que se vai ao longe. Afinal, se quem tem boca vai à Roma, quem sarneya não conhece fronteiras. A sarneyação é uma arte, e das mais valorizadas. Sarneyando se conquista amigos, súditos, admiradores, ajuda para todos os momentos, sejam coisas públicas ou secretas.

Sarneyar revela poder, capacidade, digam o que disserem, sustente seu tom, confie em você, aprenda que o sarneyador não conhece derrotas, só vitórias. Quando não for possível vencer a batalha, saiba que o bom sarneyador prevê isso antes, e ao invés de se desgastar com a derrota, simplesmente muda a luta, vai para um lugar onde a vitória seja certa. Aqui ou no Amapá, seja onde for. 

Mas o mundo anda cheio de maldades. Olho grande. Pessoas inescrupulosas, tão maliciosas que mesmo sem se dizer nada de mal do que seja sarneyar, continuam a pensar que há algo de muito mal nisso.

Por que será?

Não se preocupe, bom sarneyador, finja que não é com você e siga adiante. Nada de renúncias ou derrotas para quem só faz coisas boas na vida.

Ítalo José Rebouças é advogado e professor – italoreboucas@hotmail.com

Compartilhe:
Categoria(s): Fred Mercury

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.